Como usar o pronome oblíquo?

Perguntado por: Eduardo José Branco de Torres  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?

a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.

Quais são os pronomes oblíquos exemplos?

* Os pronomes oblíquos “o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas” funcionam somente como objeto direto. Exemplos: Convidei a garota para passear. Convidei-a para passear.

Quais são os pronomes oblíquos átonos?

Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Neste verbete, veremos como conjugar um verbo com os pronomes oblíquos o, a, os, as.

Quais são os pronomes indefinidos?

algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo. Os pronomes indefinidos também aparecem na forma de locuções: cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.

Pronomes oblíquos

41 questões relacionadas encontradas

Como saber se o se vem antes ou depois do verbo?

2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

E a colocação do pronome oblíquo átono antes do verbo?

Na colocação pronominal os pronomes oblíquos átonos podem ocupar três posições: antes do verbo, no meio do verbo e depois do verbo. Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo.

Quando usar pronome oblíquo Atono?

Colocação de pronomes oblíquos átonos

É usada quando a oração contém: palavras que expressam negação (não, ninguém), pronomes relativos (que, quem), indefinidos (alguém, tudo) e demonstrativos (este, essa), advérbios (muito, ali), conjunções subordinativas (embora, conforme).

Quando usar pronome oblíquo Atono e Tonico?

Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.
...
→ Elementos que atraem os pronomes oblíquos átonos:
  1. Palavras negativas: nem, não, nunca, jamais etc. ...
  2. Advérbios: Acolá, aí, aqui, lá, já etc. ...
  3. Pronomes relativos: que, o qual, os quais.

Quais as três aplicações possíveis do pronome átono oblíquo em relação ao verbo?

Coloca-se o pronome no meio do verbo: (a) quando o verbo estiver no futuro; (b) quando iniciar a frase; e (c) quando antes dele não houver palavra atrativa: "Dir-lhe-ei tudo o que penso".

Qual a diferença do uso do pronome oblíquo átono entre Brasil e Portugal?

A colocação pronominal em pronomes oblíquos átonos é um dos complicadores da Língua Portuguesa: enquanto os portugueses preferem a ênclise, os brasileiros só usam a próclise, até mesmo no início da frase, contrariando a norma padrão.

Quanto à colocação de pronomes Atonos?

Isso ocorre porque os pronomes átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as) podem assumir três posições diferentes numa oração: antes do verbo, depois do verbo e no interior do verbo. Essas três colocações chamam-se, respectivamente: próclise, ênclise e mesóclise.

O que é colocação do pronome átono?

A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo. A colocação pronominal faz referência à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos, vos.

Quando ocorre a próclise?

Próclise é quando o Pronome Oblíquo Átono é posicionado antes do Verbo. O uso de Próclise é recomendado: ... Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: Ele está me ajudando muito.

O que vem depois de um verbo?

Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se. Mesóclise (no meio do verbo): A pessoa ferir-se-á. Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. Com isso, a próclise é proibida, será feito uso da mesóclise ou da ênclise.

Quando se usa o se?

Funções do pronome “se” Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

Quando puxa o se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. ... Como sempre repetimos, a nossa tendência natural vem sendo a próclise – não só na presença dos seus “fatores” mas também na sua ausência.

O que são pronomes átonos em espanhol?

Os pronomes átonos em espanhol são os pronomes pessoais que têm a função de complemento direto e complemento indireto.

Como colocar os pronomes no Instagram?

Como adicionar pronomes à sua biografia do Instagram no iPhone e Android
  1. Abra o Instagram e toque na guia perfil na parte inferior da tela.
  2. Em seguida, toque em “ Editar Perfil.
  3. Selecione a opção “ Pronomes ”.
  4. No campo “ Adicione seus pronomes ”, digite seus pronomes preferidos e escolha uma das sugestões.

Quanto à colocação de pronomes átonos está conforme a norma da língua escrita o período?

(UFPB) – Quanto à colocação de pronomes átonos, está conforme a norma da língua escrita o período: a) ... ninguém me venha dizer que a imaginação não é outra rea li - dade. (A. Nery) b) Foi o Araguaia que facilitou-lhe a viagem.

Quais são as regras de colocação pronominal?

Agora, a colocação pronominal pode ser feita das seguintes formas:
  • Em próclise: quando o pronome é colocado antes do verbo; Exemplo: Não nos deram o décimo terceiro ano passado.
  • Em mesóclise: quando o pronome é posicionado no meio do verbo; ...
  • Em ênclise: quando pronome é colocado depois do verbo.

Quantos disseram te a mesma coisa?

d) Quantos disseram-te a mesma coisa? Correção: Quantos te disseram a mesma coisa? A próclise (colocação do pronome antes do verbo) deve ser usada nas orações que iniciem com palavras interrogativas; neste caso, "quantos". e) Queria lhe dizer que não posso ir à reunião de amanhã.

Qual a diferença entre a colocação pronominal brasileira e a portuguesa?

A colocação do pronome oblíquo átono é um dos xibolês da lusofonia: enquanto os portugueses vivem usando a ênclise (para eles, os casos de próclise precisam ser motivados objetivamente), os brasileiros só usam a próclise, até mesmo no início da frase – o que exige aquela regrinha indispensável para quem ensina escrita ...

Qual seria o uso mais frequente dos pronomes oblíquos no português do Brasil?

Classificação de pronomes que podem ser átonos e tônicos

Pronomes oblíquos é uma classificação da gramática que majoritariamente assume a função de objeto direto, indireto ou complemento nominal. Mas também podem assumir a função de adjunto adverbial e agente da passiva.

Artigo anterior
O que aconteceu no ano 1200?
Artigo seguinte
Qual a ação penal do crime de calúnia?