Como usar o diminutivo?

Perguntado por: Raúl Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Como explicar o diminutivo?

Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.

Como se escreve no diminutivo?

O grau diminutivo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, livro, criança, rua, gota.
...
Formação do diminutivo
  1. -inho, -inha;
  2. -zinho, -zinha;
  3. -ino, -ina;
  4. -im;
  5. -acho, -acha;
  6. -icho, -icha;
  7. -ucho, -ucha;
  8. -ebre;

Quando usar Z no diminutivo?

É simples: o sufixo -inho, que indica o grau diminutivo, deve ser escrito com “z” em algumas situações. Assim, “pé” vira “pezinho”, “mãe” vira “mãezinha”, “café” vira “cafezinho”, “nariz” vira “narizinho”, “amor” vira “amorzinho”.

Que efeito produz o uso do diminutivo?

O sufixo diminutivo é um meio estilístico que torna a linguagem mais flexível e mais expressiva, refletindo os nossos sentimentos e intenções pelas coisas e pelas pessoas.

Português| DIMINUTIVO Como usar?

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as funções do diminutivo?

Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho.

O que o diminutivo pode expressar?

O sufixo de diminutivo serve para expressar carinho, delicadeza – os namorados que o digam, sempre a se chamarem de “amorzinho”, “benzinho” e similares –, mas também para demonstrar desdém, ironia, exasperação (jornaleco, livreco, chefete etc.).

Quando os vira Z?

Diz a regra que o s apresenta som z quando se encontra entre duas vogais.

Quando escrevo com s ou z?

síntese - sintetizar: quando o sufixo -izar forma verbo, escrevemos com Z. paralisia - paralisar: quando se acrescenta o sufixo -ar nos verbos, os mesmos devem ser escritos com S. civil - civilizar: quando o sufixo -izar forma verbo, escrevemos com Z.

Como podemos saber quando usar S ou Z nos diminutivos terminados em sinho Sinhá e Zinho Zinha?

Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.

Quais as palavras diminutivo?

Exemplos de sufixos diminutivos
  • -inho/a: casinha, lisinho, lapisinho;
  • -zinho/a: animalzinho, pezinho, xicarazinha;
  • -ino/a: pequenino, cravina;
  • -im: flautim, festim, varandim;
  • -acho/a: riacho, populacho, penacho;
  • -icho/a: barbicha, canicho;
  • -ucho/a: papelucho, gorducha;
  • -ebre: casebre;

O que significa a palavra Tinho?

substantivo masculino Certa doença cutânea.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando o homem fala no diminutivo?

As pessoas que falam muito no diminutivo, elas precisam ser observadas com muito cuidado e atenção! Ele dizia que pessoas que falam demais no diminutivo têm neuroses que são disfarçadas pelas palavras aparentemente carinhosas e despretensiosas.

Qual a importância do diminutivo na literatura infantil?

O diminutivo é também uma forma de disfarçar o nosso entusiasmo pelas grandes porções. E tem um efeito psicológico inegável.

Quando usar s ou z 3 ano fundamental?

Para saber quando usar a letra s ou a letra z , você procura a origem da palavra , se ela contiver S ou Z conservará o S ou Z; Se ela não contiver S ou Z ela será escrita com Z.

Qual a regra do S?

Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.

Quais as regras do S?

Usa-se a letra "S":
  1. 1 - Nos sufixos -osa, -oso, que formam adjetivos. ...
  2. 2 - Em derivados de outras palavras que têm S no radical. ...
  3. 3 - Nos sufixos -ês e -esa, em caso de palavras que indicam origem, nacionalidade ou título. ...
  4. 4 - Ocorrência após ditongos. ...
  5. 5 - Nos sufixos de origem grega -ese, -isa, -osa.

Quando Z tem som de S?

Palavras relacionadas: prezado, azia, batizado, catequizar, juízo, natureza, vizinho, gentileza, fortaleza, coalizão, deslize, buzina, vazio, realizar, utilização.

Porque as pessoas te chamam no diminutivo?

Ainda para denotar afeto, carinho fazemos uso do Diminutivo tanto para nomes de homens como de mulheres. Zezinho, Pedrinho, Carlinha, Aninha. Se um homem chama outro homem pelo Diminutivo do nome, provavelmente, é o pai falando com o filho, ou o avô com o neto, ou um amigo de infância.

Para que serve o aumentativo é diminutivo?

Diferença entre aumentativo e diminutivo

Se o grau aumentativo indica um tamanho maior do que a média, o grau diminutivo indica um tamanho menor do que a média. Além disso, o grau diminutivo também é usado para passar ideias de afetividade ou de desprezo, dependendo do contexto.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como se escreve o nome Tinho?

tinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Artigo anterior
O que quer dizer Cid M21?
Artigo seguinte
Qual a melhor posição para ficar de repouso na gravidez?