Como usar o crédito após ser contemplado?

Perguntado por: Joel César Pacheco Guerreiro Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

Confira! 1) O que posso comprar com o meu crédito contemplado? Assim que for contemplado por sorteio ou lance no consórcio, você pode usar o crédito contemplado para comprar qualquer bem ou contratar qualquer serviço pertencente à categoria de seu grupo de consórcio.

Como funciona consórcio Depois de contemplado?

Em resumo, caso seja contemplado, após análise da administradora e liberação da Carta de Crédito, o consorciado escolhe o bem. Em seguida, apresenta as garantias exigidas à administradora e, após aprovação, terá a liberação do pagamento.

Quanto tempo leva para o banco liberar a carta de crédito?

Após a análise da documentação exigida, a administradora entrará em contato com o cliente para informá-lo da aprovação da compra do bem. O prazo mínimo, geralmente, é de três dias úteis após a data contemplação do consorcio que acontece por lance ou sorteio.

Como receber o dinheiro da carta de crédito?

Receber carta de crédito em dinheiro está assegurado em duas situações: - Quando o consorciado está com suas obrigações financeiras para com o consórcio completamente quitadas; - No final do grupo, após a contemplação de todos os participantes.

Quanto tempo tenho para usar uma carta de crédito contemplada?

Se acontecer do contemplado não adquirir nenhum bem, o mesmo deve esperar 180 dias após a contemplação da cota para sacar o montante em espécie, mediante quitação de suas obrigações com o grupo de consórcio, se ainda estiver em andamento. Ao encerrar o grupo, o crédito contemplado é liberado imediatamente.

Conheça os Procedimentos Pós Contemplação do Consórcio

17 questões relacionadas encontradas

É crime vender carta contemplada?

Comprar uma cota contemplada é legal? O maior questionamento dos interessados em comprar ou vender uma cota contemplada é se eles estão infringindo alguma lei. A resposta é não.

Qual o risco de comprar uma carta de crédito contemplada?

A compra de uma carta de crédito contemplada é um negócio entre duas pessoas físicas e não está, portanto, protegida pelo Código de Defesa do Consumidor. Veja um tipo de problema que você pode ter por isso. Imagine que a pessoa que está vendendo a carta tenha más intenções e esteja querendo aplicar um golpe.

Como receber dinheiro do consórcio?

o consorciado pode receber os valores restantes em seu saldo, conforme o determinado no contrato; o consorciado tem direito as cópias de todos os documentos que foram assinados por ele; em caso de rescisão contratual, o consorciado pode ter de volta o valor pago por meio da contemplação da cota cancelada.

É possível pegar o dinheiro do consórcio?

Você pode solicitar o valor do crédito em dinheiro se já teve a sua conta contemplada ou se for contemplado até 31 de dezembro de 2020. Mas olha, também é preciso ter pago certinho as cotas de consórcio e ter cumprido todas as obrigações com o grupo e com a administradora do consórcio, senão não rola!

Como trocar a carta de crédito por dinheiro?

Receber carta de crédito em dinheiro, de acordo com o Bacen, está assegurado em duas situações: Quando o consorciado está com as obrigações financeiras para com o consórcio completamente quitadas; No final do grupo, após a contemplação de todos os participantes.

Quanto tempo leva para o banco pagar à concessionária?

A resposta é objetiva: de 1 minuto a 3 horas.

Como funciona pagamento com carta de crédito?

Entenda que a carta de crédito é um documento na qual uma instituição financeira diz que tem o dinheiro para pagar pelo bem que o contemplado irá comprar. Ela é dada ao participante de um consórcio que é sorteado ou que conquista a carta de crédito por meio de um lance.

Quantas pessoas são contempladas no consórcio por mês?

A diferença é que, a cada mês, uma única pessoa é contemplada por meio de sorteio, e outra, pelo lance em um consórcio. Às vezes podem ter mais contemplados por lances em um mês. Tudo depende do saldo financeiro do grupo. Assim, se você tiver sorte, poderá receber o seu bem logo de início.

É preciso ter o nome limpo para fazer um consórcio?

Não se preocupe: você pode fazer um consórcio mesmo com o nome sujo. Pois, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado. Mesmo assim mantenha seus pagamentos em dia e tente lidar com as demais despesas da melhor forma possível.

Quando quitar o consórcio posso pegar dinheiro?

De acordo com a Circular nº 3.432, o consorciado pode receber o valor em dinheiro se tiver quitado suas obrigações financeiras e após 180 dias da contemplação.

O que acontece se eu desistir de um consórcio?

Desistência ao decorrer do contrato

De acordo com a Lei 11.795/2008, o consorciado desistente pode receber o dinheiro investido no consórcio antes que o grupo seja encerrado desde que seja sorteado como "cota cancelada". Os sorteios acontecem todos os meses.

Qual a vantagem de quitar um consórcio?

Ao quitar as parcelas com antecedência, você evita novos ciclos de reajuste, o que pode gerar uma boa economia no final. No caso de um consórcio de um bem de valor muito elevado, como um imóvel ou um veículo caro, é interessante que os consorciados tentem quitar suas parcelas antes do reajuste anual do grupo.

Como resgatar o dinheiro do consórcio que parei de pagar?

A recuperação do dinheiro pode ocorrer por meio de sorteio da cota cancelada ou após a data de encerramento do grupo, conforme legislação vigente do consórcio. O valor a ser devolvido é definido conforme o valor da cota na data da contemplação e com o percentual acumulado no fundo comum do grupo.

Como saber se tenho dinheiro pra receber de consórcio?

Você deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, digitar seu CPF ou o CNPJ de sua empresa ou da empresa que você representa, e verificar se tem ou não valores a receber.

Quais são os riscos de um consórcio?

O principal risco é o preço dos imóveis subir muito e a correção da carta de crédito não ser suficiente para comprar a residência no padrão desejado. No consórcio imobiliário, tanto o valor da carta de crédito quanto o saldo devedor dos participantes é corrigido periodicamente por um índice previsto no contrato.

Quanto custa uma carta contemplada?

Quanto custa comprar uma cota contemplada? O valor varia de acordo com a quantidade de parcelas já pagas e o valor da carta de crédito. Há cobrança de um ágio de aproximadamente 30% sobre o total do bem. Por exemplo, uma cota de consórcio com carta de crédito de R$ 200.000,00 tem cinco parcelas de R$ 2.000,00 pagas.

Quanto é o rendimento de uma carta de consórcio contemplada?

Qual o rendimento de uma carta de crédito contemplada? De modo geral, ao vender uma carta de crédito o investidor tem um ágio correspondente a 10% do valor da carta de crédito.

Como funciona venda de carta contemplada?

A carta de crédito contemplada, como o próprio termo já diz, dá poderes de compra ao titular sobre o bem que ele deseja. Sendo assim, a pessoa não precisa mais esperar ser sorteada, ou tampouco dar um lance para adquirir o item. No caso, é necessário esclarecer que ela pertence a quem adquiriu o consórcio.

É possível vender carta de crédito?

Ao vender carta de crédito são incluídas no valor da venda despesas tributárias da operação, além das parcelas já pagas, o valor do lance, os impostos, a comissão do consultor de vendas (caso exista) e o ganho financeiro no negócio (conhecido como ágio).

Artigo anterior
Quais os elementos do negócio jurídico?
Artigo seguinte
Para que serve pó de café nas plantas?