Como usar ênclise e próclise?

Perguntado por: Ivan Freitas Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.
  1. Em próclise: pronome colocado antes do verbo;
  2. Em ênclise: pronome colocado depois do verbo;
  3. Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

Como usar a próclise?

Próclise é a colocação do pronome antes do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Mesóclise (pronome no meio do verbo) e Ênclise (pronome depois do verbo).
...
Quando Usar a Próclise
  1. Não me diga que não vem! (Próclise)
  2. Dizer-te-ia se fosse. (Mesóclise)
  3. Gostaria de dizer-te algo. (Ênclise)

Quando posso usar ênclise?

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.

O que é próclise e exemplos?

Próclise = pronome antes do verbo

- Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. - Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. Exemplo: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.

Onde atrai a próclise?

A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.

COLOCAÇÃO PRONOMINAL - PRÓCLISE, ÊNCLISE e MESÓCLISE | Aula de Português para concursos e ENEM

32 questões relacionadas encontradas

O que é fator de próclise?

Fator que obriga a PRÓCLISE, a saber: a) Orações que contêm palavra negativa (não, nunca, jamais, ninguém, nada, etc.) sem pausa entre a referida palavra e o verbo: Não lhes dizia eu?

Quando é palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS

Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.

Como identificar uma próclise?

A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).

Como identificar a próclise?

A próclise (colocação do pronome antes do verbo) é usada quando a oração contém pronomes demonstrativos, como é o caso de "isto". j) Quem me dera! A colocação pronominal na oração está correta, uma vez que nas frases exclamativas, como neste caso, o pronome deve ser colocado antes do verbo (próclise).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando usar próclise mesóclise e ênclise?

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.
  1. Em próclise: pronome colocado antes do verbo;
  2. Em ênclise: pronome colocado depois do verbo;
  3. Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

Como justificar a próclise?

Próclise
  1. Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ...
  2. Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. ...
  3. Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.

Pode usar próclise depois de vírgula?

Depois de vírgula

Quando os verbos são antecedidos por advérbios, usamos a próclise. Todavia, se há vírgula depois do advérbio, deve ser usada a ênclise, uma vez que nesse caso o advérbio deixa de atrair o pronome. Exemplos: Ontem me deram a notícia.

Pode começar uma frase com próclise?

Obs.: Não ocorre próclise em início de frase. O certo é Traga-me essa caneta que aí está e não Me traga essa caneta.

O que atrai o pronome se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.

Quais são os tipos de pronome?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
  2. Pronome Possessivo. ...
  3. Pronome Demonstrativo. ...
  4. Pronome de Tratamento. ...
  5. Pronome Indefinido. ...
  6. Pronome Relativo. ...
  7. Pronome Interrogativo.

Não é palavra atrativa?

Quem disse que o NÃO é sempre uma palavra atrativa, exigindo a próclise? Cuidado! Existem dois casos em que o NÃO não atrai o pronome obrigatoriamente: 1) Antes de verbo no infinitivo não flexionado: “Não te adorar é impossível” ou “Não adorar-te é impossível”.

Quando usar Refere-se ou se refere?

Na frase: “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada“, o correto é “se refere” ou “refere-se”? Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos antes do verbo. Ênclise é a colocação deles depois do verbo.

Pode colocar vírgula antes de pronome?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA.

O que depois de vírgula?

Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

Tem vírgula depois do nome?

Resposta: todas estão corretas. Os nomes próprios de pessoas escritos numa frase podem ou não ser separados por vírgulas. Repare na diferença da pontuação: O escritor brasileiro Machado de Assis nasceu em 1839.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Artigo anterior
Como definir um cargo?
Artigo seguinte
Quais os desafios e dificuldades enfrentados pelas micro e pequenas empresas na gestão de seus estoques?