Como usar contudo na frase?
Perguntado por: Melissa Alice Sousa | Última atualização: 6. Februar 2025Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)
Contudo é um advérbio com o sentido de «no entanto; todavia»: – Comprei dois livros, contudo, ainda não os li.
Tem vírgula depois de Contudo?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.
O que usar no lugar da palavra Contudo?
10 sinônimos de contudo para 1 sentido da palavra contudo: Indica oposição ou restrição: 1 mas, porém, todavia, no entanto, apesar disso, não obstante, entretanto, ainda assim, nada obstante, sem embargo.
É correto iniciar frase com conjunção?
Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O 'mas', no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.
Pode iniciar a frase com Contudo?
Os advérbios conetivos contudo, porém, todavia, assim como a locução no entanto, caracterizam-se por ter mobilidade na frase, podendo ocorrer no seu início. Eu não estudei para o exame. Porém , o exame correu melhor do que esperava. Eu não estudei para o exame.
Vírgula em porém, todavia, entretanto, pois, mas e contudo
Pode iniciar parágrafo com Contudo?
As outras assim chamadas conjunções adversativas [portanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante] são na verdade “advérbios que estabelecem relações interoracionais ou intertextuais” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2001:322), podendo por isso dar início a um novo parágrafo, ao contrário de mas e porém.
Qual é a conjunção de Contudo?
a) Conjunções adversativas: são aquelas que trazem a ideia de contraste (mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto).
Qual a classe da palavra Contudo?
Conjunções: são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação. Exemplo: e, mas, portanto e contudo.
Qual é o sinônimo de todavia?
1 mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, apesar disso, ainda assim, não obstante, nada obstante, sem embargo.
Quando se usa no entanto?
Indica a oposição ou contraste da ideia anterior: 1 mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ainda assim, apesar disso, não obstante, nada obstante, sem embargo. Exemplo: Estava esperando por você, no entanto fui embora porque fiquei aborrecida.
É sim senhor tem vírgula?
A vírgula é realmente usada para separar o vocativo: sim, senhor, correspondente a "sim, meu senhor". Seria como se disséssemos "yes, sir". Ocorre que no Brasil já não se usa esse essa fórmula, dita assim com a pausa entre as duas palavras.
Onde se deve colocar a vírgula?
A vírgula serve para intercalar elementos que exercem a mesma função sintática, quando não estão unidos por conjunções, como na frase de Machado de Assis: “Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais.”
Tem vírgula depois de no entanto?
Ao iniciarem uma frase, as conjunções “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia” e “no entanto” podem, ou não, ser seguidas de vírgula.
Quando usar vírgula depois da conjunção?
Assim, a vírgula indica a separação, e a conjunção, a união de dois segmentos do período (as orações). Com exceção da conjunção "mas", as demais conjunções, tanto adversativas como conclusivas, podem aparecer no interior da oração da qual participam. Nesse caso, as conjunções devem vir entre vírgulas.
Como iniciar uma frase?
- Primeiramente;
- Em primeiro lugar;
- Antes de mais nada;
- Antes de tudo;
- Acima de tudo;
- Para começar;
- Sobretudo;
- Principalmente;
Como por exemplo?
Quando se usa por exemplo? Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.
Tem vírgula antes de quando?
Na frase: «Ao longo desse período, os operários enfrentavam condições insalubres e insustentáveis, enquanto tinham que trabalhar de maneira quase ininterrupta.» A vírgula utilizada antes de enquanto está correta? A vírgula está correta, embora seja opcional.
Pode e depois da vírgula?
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.
Que pode ficar entre vírgulas?
Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.
Como não errar na hora de colocar a vírgula?
- 1 – Nada de pausa para respirar:
- 2 - Sujeito e predicado nunca se separam.
- Ex.: O presidente da França (sujeito) visitou o Brasil (predicado)
- 3 – Casos de vírgula obrigatória.
- – Deslocamento sintático.
- Ex.: À noite , vou ver meu irmão.
- – Orações independentes.
Tem vírgula depois do logo?
Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.
Pode colocar vírgula entre o sujeito e o verbo?
Para acertar no uso da vírgula, a principal regra é não separar elementos que têm relação sintática. Fique atento para não separar: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.
Tem vírgula depois de Olá?
Segundo a gramática normativa, a forma correta é a primeira: “Olá, Fulano” (com vírgula). “Olá” é uma interjeição de chamamento, e “Fulano” é um vocativo. Uma das funções da vírgula é separar a interjeição do vocativo, e por isso deve-se inserir uma vírgula entre eles.
Como ligar airpods?
O que aconteceu quando a família real chegou ao Rio de Janeiro?