Como usar a preposição?

Perguntado por: Fábio Marcos Coelho Fernandes Nogueira  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

Combinação e contração
Note: A contração da preposição a com o artigo a ou com os pronomes a, aquele(s), aquela(s), aquilo recebe o nome de crase.

Onde se usa a preposição a?

A vogal a, quando escrita isoladamente e sem acento, indica principalmente um artigo definido ou uma preposição.
...
Enquanto preposição, estabelece diversas relações de sentido, como direção, distância, modo, tempo, espaço, entre outros:
  1. a todos;
  2. a Deus;
  3. a prazo;
  4. a pé;
  5. a partir de:
  6. a fim de;
  7. ...

Quando a é preposição?

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

Como usar as preposições em português?

Em resumo, a preposição que acompanha o verbo deve preceder, nas orações relativas, o pronome relativo.

Como se identifica uma preposição?

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

O GRANDE SEGREDO DAS PREPOSIÇÕES

23 questões relacionadas encontradas

Pode iniciar uma frase com preposição?

Na norma culta, é possível iniciar período com preposição? ... É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Como saber quando a palavra exige a preposição a?

Contudo, tanto a preposição “a” quanto o artigo feminino “a” virão diante de substantivos femininos, já que os substantivos masculinos não admitem artigo feminino. Observe: Não irei à farmácia.

Quando a é pronome?

Os vocábulos o, a, os, as serão pronomes pessoais do caso oblíquo átonos quando substituírem os pronomes pessoais do caso reto ele, ela, eles, elas, exercendo a função de objeto direto ou de sujeito acusativo.

Quando usa a crase?

1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. ... Caso você fique em dúvida sobre quando utilizar o acento grave, substitua a palavra feminina por uma masculina: se o “a” virar “ao”, ele receberá o acento grave.

Como usa a?

Quando se usa a? A palavra “a” pode ter diversas classificações dependendo do contexto. Costuma estar em várias locuções e, por isso, seu uso é muito versátil. Usamos “a” como artigo definido feminino singular, ou seja, para especificar um substantivo feminino em determinado contexto.

Onde ou aonde Qual a diferença?

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. ... Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar… Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”.

Quando se usa crase na letra A?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Quando não se deve usar a crase?

Quando não devo usar Crase?
  • Antes de palavras masculinas: Ex: Caminhava a passo lento.
  • Antes de verbos: Ex: Estou disposta a aceitar.
  • Antes de pronomes pessoais: Ex: Eu pedi a ela um vestido emprestado.
  • Antes de nomes de cidade (que não utilizam o artigo feminino).

Quando usar crase em datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

É pronome ou artigo?

Pronome - classe de palavras que substitui ou acompanha os substantivos. ... Artigo - classe de palavras que acompanham o substantivo de forma a determinar seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino).

Qual a diferença entre a de artigo é a de pronome?

Para visualizar melhor a diferença entre o pronome pessoal e o artigo, acompanhe os exemplos a seguir: Exemplo: Ela leu o livro que o professor recomendou. No exemplo acima, temos o “o” que se classifica como artigo, pois acompanha o substantivo e indica que se trata de um ser específico na espécie.

Como saber quando oa é pronome demonstrativo?

- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem à aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. As reclamações ao síndico não se alteram: são sempre as mesmas. *são usados como reforço dos pronomes pessoais.

Quanto ao ou quanto a?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Está relacionado A ou A?

Apenas ocorre crase quando há a presença da preposição e do artigo definido feminino: a (preposição) + a (artigo definido feminino) = à. Na locução em relação a, já está presente a preposição a.

Qual a diferença entre A ou A?

á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).

Pode começar frase com conjunção?

Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O 'mas', no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.

Que pode começar frase?

Uso do que

Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

Pode iniciar a frase com Adverbio?

Percebeu como as palavras grifadas modificam os sentidos dos verbos? Essa é função do advérbio! Essa função é tão evidente, que os advérbios podem transformar uma frase inteira. Nesses casos, estará no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula.

Não é permitida a entrada tem crase?

“Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.

Tem crase antes de A sua?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Artigo anterior
Quantas vezes um papa renunciou?
Artigo seguinte
Quanto a Pocah ganha?