Como usar a palavra no entanto?

Perguntado por: Matilde Vaz Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

No entanto indica oposição atua como uma conjunção adversativa sinônima de contudo, porém, todavia, apesar disso, ainda assim, não obstante,… Exemplos com no entanto: Ela prometeu que viria, no entanto, não apareceu. Eles disseram que o atendimento seria rápido, no entanto, tivemos que esperar mais do que duas horas.

Como usar o termo no entanto?

Significado de No entanto

conjunção Indica uma oposição; entretanto, contudo, todavia, mas, porém; tentei comprar um carro, no entanto não tinha o dinheiro suficiente. [Gramática] Exprime a ideia de oposição ou de compensação entre duas orações ou dois termos: deveria chegar mais cedo, no entanto cheguei atrasado.

Quando posso usar no entanto?

Dentre as inúmeras expressões coesivas, existem duas conjunções que requerem cuidado: “entretanto” e “no entanto”. Essas expressões sinônimas equivalem a “porém” e “todavia” e estabelecem relação de oposição ou contraste entre ideias. Gramaticalmente, são denominadas conjunções adversativas.

Como usar a vírgula no entanto?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir." FONTE BIBLIOGRÁFICA: ERSE, Ricardo do Amaral.

Como posso substituir a palavra no entanto?

Entretanto; durante isto; neste meio tempo; contudo; ainda assim. Todavia, não obstante.

No entanto - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa

26 questões relacionadas encontradas

Que tipo de conjunção e no entanto?

Tipos de conjunções coordenativas

Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante.

Qual a classe gramatical da palavra entanto?

Significado de Entanto

[Gramática] Como substantivo somente usado na locução: no entanto. conjunção Mas, porém, contudo, todavia; indica oposição, restrição: precisava falar, entanto a timidez não deixava. advérbio Nessa mesma ocasião; nesse meio-tempo: foi viajar; entanto perdeu o emprego.

Pode usar no entanto depois de ponto?

Comentário: Os conectivos adversativos “porém”, “contudo”, “entretanto”, “no entanto”, “todavia”, quando iniciam períodos ou forem precedidos de ponto e vírgula, podem ser seguidos de vírgula: Estudo pouco. Porém, passou no concurso. Estudo pouco; porém, passou no concurso.

E antes e depois da vírgula?

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.”

Pode começar uma frase com no entanto?

Os advérbios conetivos contudo, porém, todavia, assim como a locução no entanto, caracterizam-se por ter mobilidade na frase, podendo ocorrer no seu início.

Quando usar no entanto Ou Contudo?

São, assim, sinônimas de: contudo, todavia, porém, ainda assim, apesar disso e não obstante. Atualmente, contudo, privilegia-se o uso de no entanto e entretanto com essa acepção, estando em desuso a utilização de no entretanto como conjunção adversativa. Exemplos com no entanto: Parecia um ano promissor.

Quando pode ser conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Quando usar Não obstante?

É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante". Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

Quando se usa a palavra porém?

O uso do “Porém”

O Porém com acentuação gráfica, é sinônimo de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”. Pode também ser considerada como um substantivo comum masculino, quando representa algum obstáculo. Exemplos: Vocês podem comer sorvete, porém devem almoçar antes.

Tem vírgula depois do e?

Veja este exemplo: “Maurício ficou famoso e, tendo muito dinheiro, fez muitos amigos”. Temos um novo termo intercalado que, se fosse retirado, não perderia sentido na oração como um todo. Dessa forma, a vírgula pode ser utilizada depois do “e”. “Luana entrou e, assustada, logo pediu desculpas”.

Tem vírgula antes de e?

Veja os casos em que a vírgula antes do e é aceita: Quando o e conecta duas orações com sujeitos diferentes (os destaques mostram os sujeitos das orações): A guerra mata os filhos[,] e as mães choram desesperadamente. A mudança se exprime através de tensões graves[,] e destruições de toda ordem a acompanham.

Como usar a vírgula depois do e?

Quando temos uma informação intercalada na frase

Aqui, utilizamos a vírgula depois do “e” quando ele é precedido de uma intercalação. Exemplo: O trem das onze”, de Adoniran Barbosa, e “As rosas não falam”, de Cartola, representam dois grandes sambas brasileiros.

É necessário se ter uma vírgula após o MAS?

OBS: Não é necessário usar vírgula depois do "mas" quando ele aparece de forma direta, ou seja, entre orações. A conjunção "mas" nunca vem entre vírgulas, em nenhum contexto. Diferente de "entretanto", que tem o mesmo significado e permite as vírgulas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é uma conjunção adversativa?

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol.

Qual o sinônimo de logo?

4 por consequência, por conseguinte, portanto, por isso, consequentemente, assim sendo, à vista disso, diante disso, isto posto. Exemplo: Você não se esforçou, logo não conseguiu.

E é uma conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática.

Quais são os tipos de conjunção?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

Quais são as conjunções?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Qual o sinônimo de não obstante?

1 apesar de, nada obstante, inobstante, a despeito de, embora, sem embargo de, conquanto, mesmo que, independentemente de, malgrado, posto que. Exemplo: Não obstante a falta de integração na equipe, ia trabalhar todos os dias com vontade e alegria.

Artigo anterior
Porque Niterói deixou de ser capital?
Artigo seguinte
O que fazer para subir neutrófilos?