Como usar a palavra deem?

Perguntado por: Benjamim Santiago Faria Almeida  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

A forma correta de escrita da palavra é deem, sem acento circunflexo. A palavra dêem, com acento circunflexo, está errada, porque deixou de ser acentuada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico.
...
Depois da reforma ortográfica:
  1. eles deem;
  2. eles veem;
  3. eles creem;
  4. eles leem.

O que significa a palavra deem?

substantivo deverbal Ação do verbo dar; ato de oferecer ou de entregar algo a alguém sem pedir nada em troca: é preciso que os políticos deem atenção ao povo. [Gramática] Grafia anterior ao Acordo Ortográfico: dêem.

Quando o que tem circunflexo?

que o acento circunflexo deve ser usado como distintivo ou diferencial entre “porquê (quando é substantivo ou vem no fim da frase) e porque (conj.)” e entre “quê (s.m., interj., ou pron. no fim da frase) e que (adv., conj., pron. ou part. expletiva)”.

Como se escreve Dai-me força?

Exemplos com dai-me:

Dai-me força! Dai-me força, Senhor! Dai-me força, Deus!

Como escrever veem correto?

Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. Confira o exemplo: “Acidentes acontecem ali porque os motoristas não VEEM a placa encoberta pela vegetação.”

Deem ou dêem? Qual é o certo? | Dicas de Português

42 questões relacionadas encontradas

Como é que as pessoas me veem?

A resposta é NÃO! As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

É correto dizer me dá?

Podemos usar, apesar de ser menos usual, “me dai”, “me dá” ou “me dê” desde que não seja no início da frase uma vez que “me” é um pronome oblíquo tal como lhe, nos e te. No entanto, em linguagem do dia a dia dizemos “me liga”; “te amo” etc.

Quando se usa dar e da?

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.

Qual a diferença de de me e me dá?

Dá-me é usado na segunda pessoa do singular (dá-me tu). Dá-me a mão. Dê-me é usado na terceira do singular (dê-me ele; ela; você).

Quando se acentua o quê?

O “que” é escrito com acento para apontá-lo como monossílabo tônico. Às vezes, o “que” parece um tônico, mas não vem no fim de uma frase, por isso, alguns redatores utilizam acentuado para evidenciá-los. A dica é parecida com o uso dos “porquês”.

Quando o que é acentuado?

Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz. Exemplos de QUÊ como interrogação: Ele está procurando o quê?

Quais são as palavras que tenham acento circunflexo?

Palavras com acento circunflexo
  • você;
  • purê;
  • crochê;
  • bambolê;
  • metrô;
  • complô;
  • camelô;
  • judô;

Quantos dias tem ou quantos dias tem?

Tem, sem acento, é usado quando o sujeito é singular (apenas um): ele tem. Têm, com acento circunflexo, é usado quando o sujeito é plural (mais do que um): eles têm.

Quando usar a preposição ao?

1) Quando a preposição “em” aparece antes do gerúndio, expressa circunstâncias de tempo, condição ou hipótese: Em amanhecendo, iremos para casa. 2) Para expressar tempo, a preposição “em” faz concorrência com “dentre” e “daqui”: Em cinco minutos, você será atendido.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

E dá ou dá?

Da é a contração da preposição “de” com o artigo definido “a”; contração da preposição “de” com o pronome demonstrativo “a”. O plural é “das”. Dá são formas verbais do verbo dar nomeadamente terceira pessoa do singular do presente do indicativo e segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo.

Poderia me dar ou poderia dar me?

Pode usar uma ou outra forma, ou seja, ligando o pronome clítico ao verbo principal — dar — (1) ou ao verbo auxiliar (ou semiauxiliar, onde se integram os verbos modais dever e poder1) que, neste caso, ocorre da forma «Pode» (2): 1) Pode dar-me a sua opinião? 2) Pode-me dar a sua opinião?

Fazem-me ou me fazem?

O meu filho faz-me lembrar eu. O meu filho faz-me lembrar de mim próprio. No português informal, aceitam-se as expressões referidas pelo consulente, tal como é possível dizer-se «olha eu» ou «olha ele», sobretudo em frase exclamativa. Contudo, a forma mais correta é «faz-me lembrar-me de mim».

Qual a forma correta de escrever a palavra me?

A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como eu me vejo como as pessoas me veem?

COMO EU ME VEJO E VOCÊ ME VÊ
  1. É de Clarice Lispector (1920-1977), escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, a afirmação: “Sou como você me vê. ...
  2. Nem sempre a forma como nós nos vemos coincide com a forma como os outros nos veem.

É verdade que as pessoas se veem 5 vezes mais bonitas?

A pesquisa realizada por Nicholas Epley, da Universidade de Chicago e por Erin Whitchurch, da Universidade de Virginia, revela que temos tendência de nos percebermos mais bonitos e atraentes e de nos achamos melhores do que realmente somos, não apenas fisicamente, mas em todos os sentidos.

Como colocar o acento circunflexo?

Pressione a tecla Control seguida de ⇧ Shift e 6 , e depois a letra na qual deseja adicionar o acento circunflexo.

Artigo anterior
Quando o Daichi morre?
Artigo seguinte
Foi desafiado pela esfinge e ganhou?