Como usar a ambiguidade?
Perguntado por: Mauro Micael Pires Macedo Almeida | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (43 avaliações)
A ambiguidade pode estar em palavras, frases, expressões ou sentenças completas. É bastante aplicável em textos de teor literário, poético ou humorístico, mas deve ser evitado em textos científicos ou jornalísticos, por exemplo. Veja também: ambíguo.
Como fazer uma ambiguidade?
Ambiguidade pelo uso inadequado de palavras
“A menina mal-humorada resmungou enquanto esperava o lanche”. Nesse exemplo, não tem como saber se a menina estava mal-humorada apenas enquanto esperava o lanche ou se é sempre mal-humorada. O posicionamento da palavra na frase torna possível chegar a essa conclusão.
Como explicar a ambiguidade?
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
Como descobrir ambiguidade?
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.
Como tirar uma frase da ambiguidade?
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.
O que é AMBIGUIDADE?
O que é ambiguidade de exemplos?
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
O que pode ocorrer quando uma pessoa diz uma ambiguidade?
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais.
Qual a diferença entre ambiguidade é duplo sentido?
O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
O que é cacófato e exemplos?
O cacófato é a formação de uma palavra por uma coincidência sonora. Por exemplo: “só negam” é um cacófato, pois sua cadeia de sons forma uma outra palavra, “sonegam”. Enquanto isso, o eco é a formação de rimas em tipos de textos que não as requerem.
O que é cacofonia exemplo?
O que é cacofonia:
Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será". No ramo musical, a cacofonia é o nome dado para a junção de vários sons discordantes e desafinados.
Como trabalhar a ambiguidade em sala de aula?
Passo 1: O professor retomará o assunto anterior, levantando questionamentos para verificar se os alunos conseguiram entender e distinguir os tipos de ambiguidade. Passo 2: Depois de obter a confirmação dos alunos, o professor utilizará mais um exemplo de ambiguidade que será exibido em um data show.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O que se poder fazer para evitar a ambiguidade?
- Preste atenção aos múltiplos significados das palavras. ...
- Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ...
- Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ...
- Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.
O que é ambiguidade de escopo?
Há um tipo de ambiguidade que não decorre do fato de uma palavra da frase ter mais de um significado, ou de apresentar uma estrutura sintática que possibilita dupla leitura. É a chamada ambiguidade de escopo, como ocorre nos exemplos a seguir: (9) Os alunos dessa sala receberam dois livros.
O que é polissemia cite 2 exemplos?
O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Quando se utiliza no qual?
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
O que é Cacófato vícios de linguagem?
A Cacofonia ou Cacófato é um vício de linguagem que representa o som estranho ou engraçado gerado pela união de algumas sílabas. Ela ocorre normalmente entre a sílaba do final de uma palavra e do início de outra. Também podem produzir palavras novas denominadas de neologismos.
Qual a diferença entre cacofonia e Cacófato?
Isto porque, a cacofonia além dos sons desagradáveis, também pode comprometer o sentido da expressão, e até produzir palavras obscenas. Também chamada de cacófato ou cacófaton, a cacofonia é de origem grega “kakophónía”, que quer dizer “algo que soa mal”, “som ruim”.
Como evitar o cacófato por cada?
- Faça uma leitura em voz alta. ...
- Estude a oralidade da língua. ...
- Adote algumas precauções. ...
- Conheça os cacófatos mais comuns. ...
- Peça alguém para revisar o seu texto. ...
- Reformule seu discurso. ...
- Familiarize-se com sinônimos.
Quando uma palavra tem duplo sentido?
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.
Qual a figura de linguagem que tem duplo sentido?
A ambiguidade faz parte das figuras de linguagem, e também é conhecida como anfibologia. Derivada do termo latino “ambiguitas”, que significa “equívoco”, “incerteza”, ela é considerada um vício de linguagem, ainda mais quando dita sem a intenção de dizer.
O que é uma ambiguidade lexical?
Diz-se que estamos perante um caso de ambiguidade lexical sempre que uma palavra autorize pelo menos duas interpretações num dado contexto. As palavras homónimas, por apresentarem o mesmo significante (a mesma forma escrita e fónica) constituem os casos em que se verifica a ambiguidade lexical.
O que é ser uma pessoa ambígua?
Sem precisão e sem certeza; em que há indecisão ou dúvida; incerto ou indefinido: sensação ambígua; gosto ambíguo. Desprovido de clareza em suas opiniões; sem firmeza ou convicção. Etimologia (origem da palavra ambíguo). A palavra do ambíguo deriva do latim "ambiguus,a,um", com dois sentidos.
Quais outros fatores podem ser importantes na construção de uma ambiguidade?
b. Conclua: Quais outros fatores podem ser importantes na construção de uma ambiguidade? Resposta: Os fatores contextuais que explicitam a situação de comunicação em que o enunciado é dito. Nesse caso, as imagens são importantes quando se trata de um texto que mistura as linguagens verbal e não verbal.
O que é ambiguidade sinônimo?
Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.
Quem são as pessoas responsáveis por administrar e criar leis?
Como funciona El Wi-Fi Direct de LG?