Como um coordenador pedagógico deve agir?

Perguntado por: José Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)

A função do coordenador pedagógico é basicamente gerenciar as atividades da escola junto com a direção, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem junto ao corpo docente, visando sempre à permanência do aluno no ambiente escolar.

Como deve se comportar um coordenador pedagógico?

Todo educador tem o papel transformador, o que não é diferente no caso do coordenador pedagógico.
  1. Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos;
  2. Valorizar e garantir a participação ativa dos professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;

Como o coordenador pedagógico pode orientar o professor?

O coordenador pedagógico pode ajudar o professor de diversas maneiras. Na prática, é importante que ele crie formas de acompanhar o desempenho dos alunos, selecione os melhores métodos de ensino para a escola, crie uma boa rede comunicacional na escola e prepare o PPP (Projeto político pedagógico).

O que o coordenador pedagógico não pode fazer?

Os 6 papéis equivocados do coordenador pedagógico
  • O fiscal. Perfil Ele parece que está na escola só para verificar se tudo está nos conformes. ...
  • O secretário. Perfil Conferir listas de chamadas e arquivá-las. ...
  • O psicólogo. ...
  • O síndico. ...
  • O relações-públicas. ...
  • O assistente social.

O que se espera de um coordenador pedagógico?

Ele é o responsável pela qualidade do trabalho dos professores dentro da sala de aula e também pela relação sadia entre os docentes e alunos. É esse profissional que vai ajudar os educadores a transmitirem o conhecimento de forma prática, direta e de fácil compreensão.

Atribuições do Coordenador Pedagógico

29 questões relacionadas encontradas

Qual é o papel do coordenador pedagógico?

O papel do coordenador pedagógico na realidade escolar é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos da instituição de ensino, tanto individual quanto coletivamente. É esse profissional que tem a função de avaliar o rendimento escolar dos estudantes e buscar a causa de possíveis problemas.

Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?

Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.

O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), as atribuições do coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática.

Como é o relacionamento do coordenador com os funcionários?

Ser coordenador nos coloca na posição de ser mais responsável, de ter atitudes que acolhem e incluem todos os professores. No relacionamento com esse profissional, é preciso ceder e buscar o entendimento. Fazendo uma referência a Sigmund Freud (1856-1939), o coordenador atua como o adulto nessa relação.

Como deve ser a rotina do coordenador pedagógico?

Uma proposta de rotina para o coordenador pedagógico
  1. Preparar as reuniões de Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC)
  2. Desenvolver as reuniões de formação.
  3. Estudar para realizar as formações.
  4. Observar as aulas dos professores.

Como o coordenador pode ajudar na formação de professores especialistas?

O coordenador pedagógico é o educador responsável pela formação continuada dos professores dentro do ambiente escolar. ... "Ajudar o professor a pensar como organizar, propor e encaminhar o conteúdo que ele sabe junto aos alunos. (...) O que sustenta isso é a concepção de ensino e aprendizagem que a escola tem", diz.

Como orientar o professor?

NOVE CONSELHOS PARA ORIENTAR O TRABALHO DOS PROFESSORES
  1. 1) NO COMEÇO, APRENDER DEVE SER DIFÍCIL. ...
  2. 2) ELOGIOS PODEM SER MAIS PREJUDICIAIS DO QUE BENÉFICOS. ...
  3. 3) O PROFESSOR DEVE TER TOTAL DOMÍNIO SOBRE A MATÉRIA. ...
  4. 4) NÃO HÁ EVIDÊNCIAS FAVORÁVEIS A MONTAR GRUPOS BASEADOS EM HABILIDADES.

Como deve se comportar um coordenador?

Compartilhe:
  1. Organização. O coordenador precisa de uma abordagem ordenada. ...
  2. Multitarefa. ...
  3. Discrição e ética empresarial. ...
  4. Foco duplo. ...
  5. Confiança com os colaboradores. ...
  6. Imparcialidade. ...
  7. Dedicação para melhoria contínua. ...
  8. Trabalho em equipe.

Quais perguntas fazer para um coordenador pedagógico?

Veja quatro perguntas para fazer ao coordenador da escola
  • Qual é o projeto educativo da escola? ...
  • A escola tem professores antigos em seu quadro de funcionários? ...
  • Os alunos são estimulados a participar de projetos? ...
  • Qual é a importância da opinião dos estudantes?

O que o coordenador deve fazer no primeiro dia de aula?

Nos primeiros dias, também é preciso reservar momentos para ler os diversos documentos ligados ao fazer pedagógico, como os planejamentos do ano anterior e os registros das formações.

Qual é a função do coordenador?

É o coordenador quem analisa, avalia e dá feedback para pais e professores em relação aos resultados de aprendizagem dos alunos. Portanto, ele é quem planeja formas de trabalhar as demandas dos discentes. Para cumprir a função de transformador, o coordenador fornece condições reais para a aprendizagem.

Qual o trabalho que os coordenadores realizam junto aos professores?

O Coordenador Pedagógico

Ele promove a integração dos professores, dos alunos e de todos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma harmoniosa, as relações interpessoais. É um profissional que atua entre a direção e os professores.

É crucial uma boa relação entre professor e coordenador pedagógico?

A questão do relacionamento entre o coordenador e o professor é um fator crucial para uma gestão democrática, para que isso aconteça com estratégias bem formuladas o coordenador não pode perder seu foco.

Qual das Leis abaixo foi um marco na criação do cargo de coordenador pedagógico e atribuição de funções *?

Na década de 1990, especialmente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996), a coordenação pedagógica passou por um processo de redefinição e teve sua função na escola repensada, deixando de lado o aspecto fiscalizador e controlador para assumir a corresponsabilidade pela sala de aula, ...

Qual a função da LDB 9394 96?

Esta lei foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.

Qual a função do diretor e coordenador na escola?

Coordenador e gestor são parceiros essenciais na escola

Ainda que tenham funções distintas na escola, o diretor e o coordenador são os principais responsáveis por garantir o bom desenvolvimento das atividades escolares, a formação continuada dos professores e as condições necessárias para a aprendizagem.

Quais são os princípios da prática pedagógica?

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...

O que é preciso para coordenar uma equipe?

Confira como coordenar uma equipe na agência
  1. Conheça os seus funcionários. ...
  2. Segmente o trabalho. ...
  3. Defina objetivos. ...
  4. Dê feedbacks para a equipe. ...
  5. Valorize o clima organizacional. ...
  6. Promova o desenvolvimento. ...
  7. Ofereça recompensas por resultados.

Como fazer uma devolutiva para o professor?

5 dicas para fazer uma boa devolutiva de observação em sala de aula
  1. Marcar uma conversa franca com o professor. ...
  2. Produzir uma devolutiva formativa escrita, apontando inicialmente os aspectos positivos vistos na prática docente.

Artigo anterior
Quem destruiu a mangle?
Artigo seguinte
Qual a comida preferida dos paulistas?