Como um coordenador pedagógico deve agir?
Perguntado por: José Pinheiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)
A função do coordenador pedagógico é basicamente gerenciar as atividades da escola junto com a direção, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem junto ao corpo docente, visando sempre à permanência do aluno no ambiente escolar.
Como deve se comportar um coordenador pedagógico?
- Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos;
- Valorizar e garantir a participação ativa dos professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;
Como o coordenador pedagógico pode orientar o professor?
O coordenador pedagógico pode ajudar o professor de diversas maneiras. Na prática, é importante que ele crie formas de acompanhar o desempenho dos alunos, selecione os melhores métodos de ensino para a escola, crie uma boa rede comunicacional na escola e prepare o PPP (Projeto político pedagógico).
O que o coordenador pedagógico não pode fazer?
- O fiscal. Perfil Ele parece que está na escola só para verificar se tudo está nos conformes. ...
- O secretário. Perfil Conferir listas de chamadas e arquivá-las. ...
- O psicólogo. ...
- O síndico. ...
- O relações-públicas. ...
- O assistente social.
O que se espera de um coordenador pedagógico?
Ele é o responsável pela qualidade do trabalho dos professores dentro da sala de aula e também pela relação sadia entre os docentes e alunos. É esse profissional que vai ajudar os educadores a transmitirem o conhecimento de forma prática, direta e de fácil compreensão.
Atribuições do Coordenador Pedagógico
Qual é o papel do coordenador pedagógico?
O papel do coordenador pedagógico na realidade escolar é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos da instituição de ensino, tanto individual quanto coletivamente. É esse profissional que tem a função de avaliar o rendimento escolar dos estudantes e buscar a causa de possíveis problemas.
Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?
Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.
O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), as atribuições do coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática.
Como é o relacionamento do coordenador com os funcionários?
Ser coordenador nos coloca na posição de ser mais responsável, de ter atitudes que acolhem e incluem todos os professores. No relacionamento com esse profissional, é preciso ceder e buscar o entendimento. Fazendo uma referência a Sigmund Freud (1856-1939), o coordenador atua como o adulto nessa relação.
Como deve ser a rotina do coordenador pedagógico?
- Preparar as reuniões de Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC)
- Desenvolver as reuniões de formação.
- Estudar para realizar as formações.
- Observar as aulas dos professores.
Como o coordenador pode ajudar na formação de professores especialistas?
O coordenador pedagógico é o educador responsável pela formação continuada dos professores dentro do ambiente escolar. ... "Ajudar o professor a pensar como organizar, propor e encaminhar o conteúdo que ele sabe junto aos alunos. (...) O que sustenta isso é a concepção de ensino e aprendizagem que a escola tem", diz.
Como orientar o professor?
- 1) NO COMEÇO, APRENDER DEVE SER DIFÍCIL. ...
- 2) ELOGIOS PODEM SER MAIS PREJUDICIAIS DO QUE BENÉFICOS. ...
- 3) O PROFESSOR DEVE TER TOTAL DOMÍNIO SOBRE A MATÉRIA. ...
- 4) NÃO HÁ EVIDÊNCIAS FAVORÁVEIS A MONTAR GRUPOS BASEADOS EM HABILIDADES.
Como deve se comportar um coordenador?
- Organização. O coordenador precisa de uma abordagem ordenada. ...
- Multitarefa. ...
- Discrição e ética empresarial. ...
- Foco duplo. ...
- Confiança com os colaboradores. ...
- Imparcialidade. ...
- Dedicação para melhoria contínua. ...
- Trabalho em equipe.
Quais perguntas fazer para um coordenador pedagógico?
- Qual é o projeto educativo da escola? ...
- A escola tem professores antigos em seu quadro de funcionários? ...
- Os alunos são estimulados a participar de projetos? ...
- Qual é a importância da opinião dos estudantes?
O que o coordenador deve fazer no primeiro dia de aula?
Nos primeiros dias, também é preciso reservar momentos para ler os diversos documentos ligados ao fazer pedagógico, como os planejamentos do ano anterior e os registros das formações.
Qual é a função do coordenador?
É o coordenador quem analisa, avalia e dá feedback para pais e professores em relação aos resultados de aprendizagem dos alunos. Portanto, ele é quem planeja formas de trabalhar as demandas dos discentes. Para cumprir a função de transformador, o coordenador fornece condições reais para a aprendizagem.
Qual o trabalho que os coordenadores realizam junto aos professores?
O Coordenador Pedagógico
Ele promove a integração dos professores, dos alunos e de todos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma harmoniosa, as relações interpessoais. É um profissional que atua entre a direção e os professores.
É crucial uma boa relação entre professor e coordenador pedagógico?
A questão do relacionamento entre o coordenador e o professor é um fator crucial para uma gestão democrática, para que isso aconteça com estratégias bem formuladas o coordenador não pode perder seu foco.
Qual das Leis abaixo foi um marco na criação do cargo de coordenador pedagógico e atribuição de funções *?
Na década de 1990, especialmente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996), a coordenação pedagógica passou por um processo de redefinição e teve sua função na escola repensada, deixando de lado o aspecto fiscalizador e controlador para assumir a corresponsabilidade pela sala de aula, ...
Qual a função da LDB 9394 96?
Esta lei foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
Qual a função do diretor e coordenador na escola?
Coordenador e gestor são parceiros essenciais na escola
Ainda que tenham funções distintas na escola, o diretor e o coordenador são os principais responsáveis por garantir o bom desenvolvimento das atividades escolares, a formação continuada dos professores e as condições necessárias para a aprendizagem.
Quais são os princípios da prática pedagógica?
As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...
O que é preciso para coordenar uma equipe?
- Conheça os seus funcionários. ...
- Segmente o trabalho. ...
- Defina objetivos. ...
- Dê feedbacks para a equipe. ...
- Valorize o clima organizacional. ...
- Promova o desenvolvimento. ...
- Ofereça recompensas por resultados.
Como fazer uma devolutiva para o professor?
- Marcar uma conversa franca com o professor. ...
- Produzir uma devolutiva formativa escrita, apontando inicialmente os aspectos positivos vistos na prática docente.
Quem destruiu a mangle?
Qual a comida preferida dos paulistas?