Como tratar um infarto silencioso?
Perguntado por: Mia Anjos de Pinheiro | Última atualização: 21. März 2025Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)
Medicamentos anticoagulantes como o ácido acetilsalicílico (AAS) e clopidogrel podem ser indicados no tratamento do infarto para impedir a formação de coágulos e melhorar a circulação do sangue para o coração. Além disso, estes medicamentos, também evitam o surgimento de um novo infarto.
Como saber se a pessoa teve um infarto silencioso?
Ataque cardíaco silencioso
A pessoa também pode não apresentar nenhum sintoma, por conta dos vasos do coração estarem obstruídos. Um infarto silencioso geralmente é detectado apenas depois de um eletrocardiograma. Esse tipo de infarto tem maior probabilidade de ocorrer em mulheres e pessoas com diabetes.
Qual exame detecta infarto silencioso?
A cintilografia miocárdica é o atual método usado para diagnosticar pessoas com a isquemia silenciosa, visto que o exame pode detectar essa condição. A cintilografia é feita quando o médico precisa avaliar o fluxo sanguíneo no coração.
É possível ter um infarto e não saber?
Sim, é totalmente possível que você possa infartar e não saber que está acontecendo, em muitos casos o ataque cardíaco é silencioso, mas na maioria das vezes, as pessoas apenas conhecem os sintomas básicos do infarto, sendo assim, quando sintomas diferentes acontecem, a pessoa associa a outras situações.
Quais as sequelas de um infarto silencioso?
O infarto silencioso pode ser tão perigoso quanto o tradicional, podendo levar a sequelas graves e até a morte. O infarto ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco é interrompido, por oclusão de uma artéria da coronária, resultando em danos ao músculo cardíaco.
Quais os cuidados necessários após o infarto?
O que causa o infarto silencioso?
O infarto silencioso, também conhecido como infarto subclínico, é uma condição cardíaca grave, mas com sintomas que podem passar despercebidos. O infarto ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco é interrompido, por oclusão de uma artéria da coronária, resultando em danos ao músculo cardíaco.
Quanto tempo a pessoa pode ficar Infartando sem saber?
Sintomas de infarto
Como dito antes, o infarto pode gerar alguns avisos dias e até semanas antes ou pode aparecer de forma repentina.
Qual o exame que detecta o infarto?
Além dos mais comuns e de realização simples, como o exame de sangue e raio-x do tórax, há outros exames que fornecem diagnósticos de forma mais detalhada, como a ecocardiografia, o teste ergométrico, a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), o holter e a cintilografia miocárdica.
Como saber se a pessoa já teve um infarto?
“Existem pacientes que podem ter um quadro de indícios de infarto, como dor no peito, falta de ar, cansaço aos esforços que não tinha antes. Tudo isso são sinais que devemos ficar atentos. Nessas situações, procure um cardiologista para ser avaliado”, diz Rassi.
Qual é o exame de sangue que detecta infarto?
Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.
O que fazer em caso de infarto sozinho?
Ao surgirem os primeiros sintomas, procure socorro imediatamente pelo 192 (Samu). Não dirija automóvel e evite andar ou carregar peso mesmo que a dor seja mínima; Se conseguir engolir sem dificuldade e não for alérgico ao medicamento, tome 2 comprimidos de ácido acetilsalicílico (aspirina) imediatamente.
Qual o tratamento para princípio de infarto?
Qual o tratamento para infarto? O tratamento para o ataque cardíaco pode envolver intervenções cirúrgicas e/ou medicamentos, como anticoagulantes e analgésicos. Para a desobstrução da artéria, realizam-se procedimentos como angioplastia e revascularização, também chamada de ponte de safena.
O que pode ser confundido com infarto?
Segundo a gastroenterologista da Sesa, Ana Maria Almeida Castro, sintomas do refluxo e da gastrite aguda podem ser confundidos também com alguns sinais do infarto.
Qual a idade de maior risco de infarto?
As mudanças no estilo de vida vistas nos últimos anos, com rotinas cada vez mais corridas e estressantes, somadas à má alimentação e ao sedentarismo, têm provocado um aumento no número de infartos na faixa entre os 18 e os 39 anos de idade. “O caso mais precoce que já tratei foi de um jovem de 22 anos.
O que a pessoa sente antes de ter um infarto fulminante?
cansaço; sensação de peso, queimação e/ou dor no peito, que pode irradiar para o braço esquerdo.
Como a pessoa fica depois de um infarto?
A tontura também pode surgir nesse processo, em função dos batimentos irregulares do coração. Náusea, indigestão e dor abdominal são sintomas que as pessoas costumam associar aos distúrbios gastrointestinais, mas é preciso estar muito atento à frequência dos episódios.
Onde é exatamente a dor do infarto?
Segundo o cardiologista do Centro de Especialidades Metropolitano, o CRE Metropolitano, Edilson de Castro Araújo, a principal característica do infarto é a dor no peito caracterizada por uma sensação de peso e que pode se espalhar para o braço e pescoço, entretanto, a população deve se atentar também a outros sintomas.
Como é a vida depois de um infarto?
Reduzir o consumo de sal e de bebida alcoólica, mudar a dieta, praticar atividade física regularmente, controlar o peso e o estresse são pontos importantes para o controle da pressão. Pressão alta: tudo o que você precisa saber sobre a doença. O Diabetes também é um dos principais fatores de risco para o infarto.
Como saber se estou tendo um infarto ou uma crise de ansiedade?
Embora a dor no peito seja comum tanto em uma crise de ansiedade quanto em um ataque cardíaco, as características da dor podem ser diferentes. Durante a ansiedade, a dor no peito é aguda ou lancinante e localizada no meio do peito. A dor de um infarto pode se assemelhar à pressão ou a uma sensação de aperto no peito.
Qual a diferença de dor muscular e dor de infarto?
Uma das principais formas de diferenciar dor muscular de dor de infarto é se mover. Porque o desconforto de origem muscular pode melhorar ou passar em repouso, e se intensificar diante de certos movimentos. Também não costuma ser associado a outros sinais, e pode ter causa conhecida.
Qual alteração no eletrocardiograma indica infarto?
Como identificar infarto com supra (IAMCSST) no ECG? O IAM com supradesnivelamento é o mais comum, apresentando uma elevação do segmento ST. Esse deslocamento deve aparecer em pelo menos duas derivações concordantes (com exceção de aVR) e ter pelo menos 1 mm de amplitude em qualquer derivação – exceto em V2 e V3.
Como é o cansaço do infarto?
Cansaço extremo e sem causa aparente. Tonturas, vertigens. Náuseas. Perda de apetite.
O que é um Pré-infarto?
– O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.
Como fica a pressão arterial durante um infarto?
Em homens a dor do infarto geralmente é percebida como uma pressão no peito. “Não é possível localizar com um dedo. A dor pode ser acompanhada de suor sem estar sentindo calor – o suor frio -, dor nos braços, dor na boca do estômago e até na mandíbula. Tonturas e desmaios durante a dor podem acontecer.
O que é um micro infarto?
É o infarto silencioso, uma vez que a interrupção do fluxo sanguíneo destrói células em regiões do cérebro que não controlam funções vitais, regiões "silenciosas". O machucado é tão pequeno que não há sintomas óbvios e ele só pode ser visto através da ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Como puxar o IPTU pelo nome do proprietário?
Quanto posso levar em dinheiro vivo para Portugal?