Como tratar o menisco do joelho?

Perguntado por: Irina Moreira Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

Tratamento. O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.

Como curar lesão no menisco?

Para recuperar o menisco é importante fazer fisioterapia que deve ser feita através de exercícios e uso de equipamentos que ajudam no alívio da dor e diminuição do inchaço, além da realização de técnicas fisioterápicas específicas que aumentam a mobilidade do joelho e garantem um maior arco de movimento dessa ...

Como tratar o menisco do joelho sem cirurgia?

Quando se opta por se tratar uma lesão do menisco sem cirurgia, além de recursos da fisioterapia, pode-se também utilizar a infiltração do joelho com corticoides associados ou não ao ácido hialurônico no arsenal terapêutico. A taxa de sucesso gira em torno de 50 a 60%.

Como Regenerar menisco?

Menisco regenera? O menisco não regenera devido à baixa vascularização. Uma vez lesionado, é necessário realizar a fisioterapia, como tratamento conversador, e dependendo do tipo de lesão do menisco e pratica desportiva do indivíduo, será indicada cirurgia para reparo meniscal ou meniscetomia.

Quanto tempo demora para curar o menisco?

O tempo de reabilitação para o reparo do menisco é de cerca de 3 meses. A meniscectomia exige menos tempo para a cura, aproximadamente 3 a 4 semanas.

LESÃO NO MENISCO - Diagnóstico e Tratamento

16 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não operar o menisco lesionado?

Meniscos: estrutura precisa ser preservada, e não retirada

Até porque, uma vez lesionado, o menisco pode causar muita dor e trazer sérios problemas de mobilidade. “As lesões podem ser traumáticas ou degenerativas.

Quanto tempo leva para recuperar joelho?

Assim, pode ser considerado que o tempo de recuperação da luxação patelar é de 6 a 12 semanas após o início do tratamento. Se houver lesão da cartilagem, por outro lado, pode ser necessária uma cirurgia e, então, o processo de reabilitação levará de 4 a 6 meses para permitir que a cartilagem cicatrize adequadamente.

Quem tem problema no menisco pode fazer caminhada?

De modo geral, algumas lesões no menisco impedem o indivíduo de praticar atividades físicas, outras não exigem restrição nesse sentido. Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.

O que é bom para recuperar a cartilagem do joelho?

Atualmente, a cartilagem danificada pode ser tratada por meio de uma técnica chamada microfratura, na qual pequenos orifícios são feitos na superfície de uma articulação. A técnica de microfratura faz com que o corpo crie um novo tecido na articulação, mas o novo tecido não se parece muito com a cartilagem.

Como recuperar a cartilagem do joelho naturalmente?

Junte todas as ervas (tomilho, alecrim, hortelã e sálvia) e a água em uma panela. Aqueça a panela até levantar fervura. Deixe ferver por cinco minutos. Após a fervura, deixe a panela destampada descansar por aproximadamente 15 minutos.

Como Desinflamar menisco?

As pomadas como Cataflan e Voltaren podem ajudar no controle da dor mas não devem ser aplicadas até que a ferida esteja completamente cicatrizada. Uma boa forma de aliviar a dor e o inchaço do joelho de forma natural é aplicar uma compressa gelada na região enquanto descansa com as pernas elevadas.

Qual o melhor tratamento para menisco?

Tratamento. O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.

Qual o melhor antiinflamatório para lesão no joelho?

O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.

Como é a dor no menisco?

A queixa mais comum nas pessoas com ruptura do menisco é DOR NO JOELHO. Essa dor tende a localizar-se na linha da articulação, que é onde o menisco fica (entre o fêmur e a tíbia). O joelho possui a linha articular medial (parte de dentro joelho) e a lateral (parte de fora do joelho).

É possível reconstruir a cartilagem do joelho?

Não há como recuperar a cartilagem do joelho.

O que é bom para repor cartilagem?

Glucosamina e condroitina

Suplementos para as cartilagens com glucosamina e condroitina (Condroflex) são utilizados para ajudar a regenerar e manter a elasticidade e lubrificação das articulações, tendo bons resultados em algumas pessoas.

O que fazer para melhorar a cartilagem do joelho?

5 Exercícios para fortalecer o joelho
  1. Ponte. Ponte. ...
  2. Extensão da perna, no ar. Deitado de barriga para cima com as mãos ao lado do corpo. ...
  3. Extensão da perna em 3 apoios. Extensão da perna em 3 apoios. ...
  4. Agachamento. Agachamento. ...
  5. Apertar bola entre joelhos. Esse exercício isométrico consiste em:

Quem tem lesão no menisco pode fazer agachamento?

O joelho com lesão do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal poderá provocar falseio e dor se submetido ao exercício de agachamento. Não operar o joelho com estas lesões pode acarretar em artrose precoce que é o desgaste da cartilagem do joelho em poucos anos.

Quem tem lesão no menisco pode trabalhar em pé?

Não necessariamente. Diversas pessoas apresentam lesões meniscais, fizeram um tratamento conservador (sem cirurgia) de maneira adequada, e passaram a não mais apresentar sintomas e para esse grupo de pacientes não há contra indicação ao exercício físico. um abraço!

Quem tem artrose no joelho pode fazer caminhadas?

O fortalecimento muscular é o principal pilar do tratamento da artrose. Caminhada, desde que a dor permita, não será prejudicial e pode ser indicada para a melhora geral da saúde, mas também não é isso que fará seu joelho melhorar. A hidroginástica é uma ótima opção, ainda que não a única.

Quanto tempo demora para melhorar ligamento do joelho?

A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.

Como saber se houve rompimento do ligamento do joelho?

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

Quanto tempo demora para recuperar o ligamento?

A lesão ligamentar pode acontecer da seguinte forma: quando ocorre o estiramento dos ligamentos, a recuperação é mais rápida, durando de 2 a 3 semanas; quando ocorre a ruptura parcial dos ligamentos, a recuperação pode levar de 4 a 5 semanas; e quando ocorre a ruptura total dos ligamento, a recuperação é mais lenta, ...

Quando é necessário operar o menisco?

Lesão traumática (por pancada ou entorse); Lesões agudas (recentes): normalmente, o formato da lesão é oblíquo, radial ou longitudinal; Lesões crônicas (antigas) em pacientes mais jovens e sem artrose: normalmente, o formato da lesão é horizontal.

É possível viver com o ligamento do joelho rompido?

Sim, é possível andar com o ligamento cruzado anterior lesado, principalmente após a melhora da dor que existe logo após a lesão. Porém, podem existir situações de falseio e instabilidade do joelho.

Artigo anterior
Como fazer um check list de atividades?
Artigo seguinte
Quanto tempo de vida tem a mosca fêmea?