Como tratar HPV grau 1?

Perguntado por: Íris Morais Baptista  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (11 avaliações)

Normalmente o tratamento é feito através de cauterização elétrica, mas também pode ser feita com uso do laser. Há a opção da aplicação de ácido no local.

O que é HPV de grau 1?

NIC 1 significa neoplasia intraepitelial grau 1. São alterações celulares ainda benignas, induzidas pelo HPV e que desaparecem espontaneamente na maior parte das mulheres.

Qual é o tratamento para cura do HPV NIC 1?

Qual é o melhor tratamento pra neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) grau 1? Tudo dependerá do tamanho da lesão identificada através da colposcopia. Alguns casos necessitarão cauterização, outros apenas controle semestral com citologia e colposcopia, e outra pequena cirurgia local.

Como tratar HPV 1?

4 formas de tratamento para HPV
  1. Administração de medicamentos. A forma mais comum de tratamento para HPV é por meio da prescrição de medicamentos a serem aplicados diretamente na região da verruga.
  2. Tratamento cirúrgico. ...
  3. Cauterização. ...
  4. Crioterapia. ...
  5. Homens. ...
  6. Mulheres.

O que fazer quando se tem NIC 1?

Leve – É a NIC grau I ou, simplesmente, NIC I. Neste tipo, um terço do colo do útero foi afetado. Geralmente, não precisa de tratamento. Mas é importante o acompanhamento médico para ver se vai evoluir.

O que causa NIC 1?

43 questões relacionadas encontradas

Estou com NIC 1 Devo me preocupar?

Se houver a persistência do NIC 1 em 6 a 12 meses, o tratamento pode ser necessário. O melhor tratamento não é a eletrocauterização, podendo ser realizado a laserterapia ou LLTEZ. Os seus parceiros sexuais precisam procurar atendimento médico. Eles podem ter o vírus e lesões pelo HPV.

É normal ter NIC 1?

A NIC 1 não é um câncer. Você tem uma chance de 80 a 90% de regressão espontânea da lesão sem qualquer tratamento. Não é considerada uma lesão precursora de câncer. Os seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico.

Quem tem NIC 1 tem HPV?

Toda neoplasia intraepitelial cervical ou NIC é uma lesão provocada pelo HPV. Se você tiver um NIC 1 no Papanicolaou, você deverá repetir o exame em 6 meses. Não há a necessidade inicial de colposcopia e biópsia. Você tem uma chance de 80 a 90% de regressão espontanea desta lesão.

Como eliminar o HPV rápido?

O médico pode sugerir o uso de pomadas na região, remédios para fortalecer o sistema imunológico e até técnicas de cauterização, procedimento em que uma corrente elétrica de alta frequência é usada para queimar e destruir as células anormais na pele ou na mucosa.

Quando o HPV é preocupante?

Baixo risco: os tipos 6 e 11 do HPV são os principais desse grupo, considerados de baixo risco de evolução para o câncer. Alto risco: provocam lesões com alto risco de evolução para tumores malignos. Os tipos principais desse grupo são o 16 e o 18, que correspondem por cerca de 70% dos casos de câncer.

Quanto tempo demora para evoluir NIC 1?

Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.

Quanto tempo HPV vira NIC 1?

A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos. Não foi possível estimar a duração da NIC 1 porque a sua idade média ao diagnóstico foi praticamente superposta à da NIC 2.

Quem tem NIC 1 pode ter filho?

Muito obrigado pela sua pergunta, todos os tipos de lesões de colo de útero devem ser acompanhados de perto pelo seu médico, no caso de NIC1 é um tipo de lesão bem tranquila e que geralmente apresenta recuperação espontânea, desse modo, você pode sim engravidar normalmente sem nenhum problema.

O que significa grau 1 no exame de colposcopia?

Achados colposcópicos anormais grau 1 (menores)

Alterações grau 1 sugerem condições benignas ou lesões de baixo grau, enquanto as alterações grau 2 são indicativas de lesões de alto grau.

O que causa HPV grau 1?

O HPV genital é transmitido principalmente pelo contato direto de pele com pele durante o sexo vaginal, oral ou anal. Entre os principais fatores de risco para infecção por HPV do trato genital, destacam-se a multiplicidade de parceiros sexuais, idade inferior a 25 anos, e início precoce da atividade sexual.

O que é NIC 1 na biópsia?

NIC é um resultado de exame anatomopatológico, ou seja, de análise do material retirado numa biópsia de colo de útero. A biópsia é realizada durante o exame de colposcopia, um exame que avalia o colo do útero com uma lente de aumento e identifica areas suspeitas de lesão que são biopsiadas.

É normal ter HPV?

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.

Qual antibiótico para curar o HPV?

Não há medicamento específico para o HPV; o tratamento foca em sintomas e lesões causadas pelo vírus, e a vacinação é a melhor prevenção. Atualmente, não existe um medicamento específico para erradicar o vírus do papiloma humano (HPV) do corpo.

Quem tem HPV sempre vai transmitir?

A presença de lesões pelo HPV aumenta o risco de transmissão. Quando se realiza o tratamento das lesões pelo HPV não significa que você ficará sem o vírus, mas o tratamento reduz a quantidade de vírus e reduz o risco de transmissão. Assim, a presença da infecção latente faz a transmissão ser possível.

Quem tem HPV tem que retirar o útero?

A retirada do útero não garante que o vírus será eliminado. Quando isso não acontece e surge uma lesão pré-maligna relacionada ao HPV, podemos removê-las.

O que é displasia leve grau 1?

A displasia grau 1, displasia leve, neoplasia intraepitelial grau 1 ou NIC 1, é uma lesão provocada pelo HPV e benigna. Não é um câncer. Tem 90% de chances de desaparecer sozinha e sem qualquer tratamento. Mesmo que a lesão desapareça, tem risco de você manter um infecção crônica e latente pelo HPV.

Qual é o tipo mais perigoso do HPV?

Pelo menos 12 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.

O que vem escrito no preventivo quando tem HPV?

O diagnóstico da infecção pelo HPV se faz pelo exame preventivo (Papanicolau) e também pelos exames de biologia molecular, em que se avalia a presença do DNA do vírus nas células do material coletado, através de técnicas moleculares.

Qual tipo de HPV causa lesão de baixo grau?

Como as verrugas genitais raramente se transformam em câncer, tanto o HPV-6 como o HPV-11 são denominados vírus de baixo risco. Estes tipos de HPV de baixo risco, também podem causar mudanças de baixo grau nas células cervicais que não se transformam em câncer.

Como saber se o homem está com HPV?

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, no entanto, quando surgem, os sintomas mais comuns do HPV em homens são as lesões verrucosas, ou seja, verrugas na região genital com aspecto de couve-flor e tamanhos variados, conhecida popularmente como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista".

Artigo anterior
O que faz uma pessoa que trabalha em prevenção de perdas?
Artigo seguinte
Qual o predicado da frase?