Como tratar dor abdominal aguda?

Perguntado por: Nuno Carneiro  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

Como é feito o tratamento
  1. Antiácidos, como Omeprazol ou Ranitidina: utilizados em casos de dor na região do estômago causado por má digestão, refluxo ou gastrite;
  2. Antiflatulentos ou antiespasmódicos, como a dimeticona ou Buscopan: aliviam a dor causada por excesso de gases ou diarreia;

O que é bom para dor abdominal intensa?

Medicamentos para Dor abdominal
  • Cimetidina.
  • Digeplus.
  • Dimeticona.
  • Dimezin.
  • Dimezin Max.
  • Domperidona.
  • Dipirona.
  • Flagass.

Qual o tratamento do abdome agudo?

O objetivo do manejo do abdome agudo, principalmente no departamento de emergência, é determinar se é cirúrgico ou não. Os pacientes podem receber medicações sintomáticas como analgésicos e antiespasmódicos como a combinação de dipirona e hioscina.

O que pode ser uma dor abdominal forte?

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

Quando se preocupar com dor abdominal?

Assim, havendo uma dor abdominal muito intensa ou que dura mais que 24h ou que é acompanhada de outros sintomas, como febre, vômitos persistentes e sangue nas fezes ou urina, deve-se ir ao pronto-socorro ou consultar o clínico geral.

Abdome agudo (Parte 1) - Dor abdominal - Aula SanarFlix

17 questões relacionadas encontradas

Como saber se a dor abdominal e gases?

Já os sintomas que podem indicar a presença de gases no intestino geralmente são:
  1. Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada;
  2. Inchaço abdominal;
  3. Barriga dura;
  4. Flatulência;
  5. Prisão de ventre;
  6. Cólica intestinal.

Qual a rotina de abdome agudo?

A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total).

O que é abdome agudo e quais são os cuidados a esse paciente?

Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não. O diagnóstico varia conforme sexo e idade.

O que pode causar abdome agudo?

O Abdome Agudo é uma situação frequente em serviços de emergência. Em certas situações, este pode ser devido a uma patologia potencialmente grave e fatal (úlcera perfurada, gravidez ectópica rota ou isquemia mesentérica). Em outras situações, pode ser causado por doenças benignas, como diarreia aguda ou dispepsia.

Como saber se é apendicite ou gases?

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale seus sintomas:
  1. 1.Dor ou desconforto abdominal. ...
  2. 2.Dor intensa no lado inferior direito da barriga. ...
  3. 3.Náuseas ou vômitos. ...
  4. 4.Perda de apetite. ...
  5. 5.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) ...
  6. 6.Mal estar geral. ...
  7. 7.Prisão de ventre ou diarreia. ...
  8. 8.Barriga inchada ou excesso de gases.

Quais as complicações do abdome agudo?

Em se tratando de uma anomalia, sua manifestação decorre das complicações que o envolvem. Entre elas, a obstrução intestinal é a mais comum, depois o sangramento intestinal, a diverticulite, a perfuração e sua apresentação dentro da hérnia inguinal (hérnia de Littré).

O que significa morte por abdome agudo?

Abdôme agudo, é uma abreviação para dor abdominal aguda, e se refere a qualquer dor súbita e intensa no abdome que leva a vítima a procurar socorro médico. Se não tratado, costuma evoluir para deterioração clínica do doente. Em muitos casos é uma condição de urgência que requer diagnóstico rápido e específico.

Como prevenir o abdome agudo?

Dentre as causas preveníveis estão doenças cardiovasculares, metabólicas e úlceras gástricas, que podem ser prevenidas com hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com abdome agudo?

Manter o equilíbrio hidroeletrolítico; Registrar manifestações cutâneas gerais, especialmente aquelas que podem denunciar alterações na circulação sanguínea; Relatar característica, intensidade, localização e fatores que agravam ou aliviam a dor do paciente.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com desconforto abdominal?

Oferecer alívio com os analgésicos prescritos. Implementar o uso de analgesia controlada pelo paciente, se adequado. Usar as medidas de controle da dor antes que ela se agrave. Medicar antes de uma atividade de modo a aumentar a participação, mas avaliar os riscos decorrentes da sedação.

Qual a finalidade do exame de abdome agudo?

Este exame tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos.

Quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico do abdômen agudo?

Nos últimos anos têm entrado na rotina métodos diagnósticos de imagem cada vez mais sofisticados. Entre eles, destacam-se o ultra-som e a tomografia computadorizada.

O que é abdome agudo inflamatório?

O abdome agudo inflamatório é nada mais nada menos que a causa mais comum de dor abdominal aguda no departamento de emergência. Você vai precisar agir de forma rápida e eficaz, pois o paciente pode já chegar em estado grave ou pode ficar grave, necessitando de uma conduta imediata.

Como é a dor de gases?

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos

As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.

Qual é o sintoma de gases?

Sintomas de gases intestinais:

Cólica intestinal; Flatulência constante; Prisão de ventre; Inchaço na região.

O que fazer para eliminar gases?

5 formas para eliminar gases intestinais rapidamente
  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

O que é dor abdominal difusa?

Localização da dor abdominal

A maioria dos problemas nos órgão abdominais ou pélvicos causam dor difusa ou ao redor do centro do abdômen. As exceções são os problemas nos rins, na vesícula, nos ovários ou no apêndice, cujas dores costumam ser mais laterais.

Como identificar apendicite no exame de sangue?

Apesar do diagnóstico de apendicite aguda ser eminentemente clínico, dois exames laboratoriais podem auxiliar na investigação: hemograma e urina tipo I (ou sumário de urina).

Quais são os tipos de abdome?

Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado. Abdome normal ou atípico: plano, sem alteração do volume abdominal (Imagem 4). Imagem 4: Abdome normal ou atípico.

São fatores que indicam alto risco em pacientes com dor abdominal?

Dentre essas podem se destacar os cânceres em geral, doença inflamatória intestinal, história de litíase renal e biliar, quadros dispépticos, aterosclerose e aneurismas, e doenças hereditárias, como anemia falciforme e fibrose cística.

Artigo anterior
Qual o juízo competente no processo de execução?
Artigo seguinte
O que fazer quando se vende um veículo?