Como tratar a Logorreia?

Perguntado por: Simão Paulo Macedo Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

Caso a pessoa tenha só logomania, a melhor forma de tratamento é por meio de sessões de psicoterapia, as quais o terapeuta irá auxiliar o paciente a entender o transtorno e controlar os sintomas.

O que é Logorreia psiquiatria?

[ Psiquiatria ] Necessidade excessiva de falar, comum em certos doentes mentais. Grafia no Brasil: logorréia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: logorreia.

Como é a fala de um esquizofrênico?

Um dos sintomas da esquizofrenia é o “embaralhamento” de palavras, ou seja, a fala é aleatória, randômica, cuja ordem é analisada pelo software. “Em 64% dos casos, já nos primeiros sinais da patologia, os sujeitos com esquizofrenia apresentam essa característica na fala, algo gritante nos indivíduos crônicos.

Como atender um paciente esquizofrênico?

A maioria das pessoas com esquizofrenia será tratada com remédios antipsicóticos para alívio dos seus sintomas. Além de tomar remédios, os pacientes podem também fazer algum tipo de psicoterapia. Uma terapia frequentemente oferecida a pessoas com esquizofrenia é a terapia de apoio.

O que são sintomas nucleares?

Já na ansiedade, o sintoma nuclear é exatamente a própria ansiedade excessiva e fora de controle que geralmente se manifesta por preocupações exageradas, irritabilidade e angústia.”

Logorreia

30 questões relacionadas encontradas

O que é a síndrome do impostor?

“A síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. Naturalmente, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e demérito.

Como saber se eu tenho alguma síndrome?

Confira a seguir e entenda melhor o tema!
  1. Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente.

Quais os cuidados de enfermagem com paciente esquizofrênico?

É importante o enfermeiro agir, avaliando e intervindo:
  1. Comunicação comprometida;
  2. Educação familiar sobre a esquizofrenia;
  3. Estratégias de adaptação da pessoa e da família;
  4. Compreensão sobre os recursos terapêuticos;
  5. Sobre os papeis existentes na família;
  6. Promovendo o envolvimento familiar;

Qual o papel do enfermeiro A no tratamento do paciente com esquizofrenia?

A equipe de Enfermagem, juntamente com a equipe multidisciplinar, tem um papel importante na reabilitação ao paciente que sofre com transtornos mentais, como a Esquizofrenia, pois é através desses profissionais que a assistência à saúde e acompanhamento ao portador serão realizados.

Quais são os 7 tipos de esquizofrenia?

Tipos de esquizofrenia
  1. Esquizofrenia paranoide. ...
  2. Esquizofrenia catatônica. ...
  3. Esquizofrenia hebefrênica ou desorganizada. ...
  4. Esquizofrenia indiferenciada. ...
  5. Esquizofrenia residual.

O que uma pessoa esquizofrênica é capaz de fazer?

“Um paciente esquizofrênico em crise, ou seja, em surto psicótico, pode apresentar alterações do pensamento, como delírios, percepções distorcidas da realidade, alucinações e alterações da identificação de si próprio como pessoa, corpo e identidade”, caracteriza o psiquiatra Alexandre Proença.

Como uma pessoa esquizofrênica age?

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta socialmente. Ou seja, essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social.

O que causa logorreia?

A logomania pode estar associada ao estresse, como uma forma de extravasar a tensão. Por fim, a logorréia pode coexistir com outros transtornos, como demência, ciclotimia, transtornos de ansiedade, esquizofrenia e bipolaridade.

O que é linguagem logorreia?

Logorréia, taquifasia e loquacidade: Logorreia é linguagem verbal aumentada e acelerada (taquifasia), pode perder a lógica (falar sem parar - quadros maníacos). Loquacidade é aumento da fluência verbal sem perder a lógica.

Quem tem ansiedade fala demais?

Ou ainda, você se considera uma pessoa que fala demais? Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.

Qual o papel da enfermagem e do projeto terapêutico na esquizofrenia?

O papel do enfermeiro é fundamental no cuidado ao paciente esquizofrênico, pois se direciona ora à identificação dos sinais e sintomas ora a avaliação das necessidades do indivíduo, confeccionando junto a equipe interdisciplinar o Plano Terapêutico Singular (PTS) sempre focando na particularidade de cada caso, ...

Quais os cuidados de enfermagem com paciente psiquiátrico?

Além disso, é preciso que o enfermeiro esteja preparado para:
  1. Realizar avaliações biopsicossociais da saúde;
  2. Criar e implementar planos de cuidados para pacientes e familiares;
  3. Participar de atividades de gerenciamento de caso;
  4. Promover e manter a saúde mental;
  5. Fornecer cuidados diretos e indiretos;

Como deve ser a relação da equipe de enfermagem e multiprofissional com o paciente portador de esquizofrenia?

A enfermagem frente aos pacientes com esquizofrenia deve considerar algumas habilidades, tais como: a comunicação efetiva, o respeito, a empatia, e a capacidade de não julgar o outro.

Como deve ser a assistência de enfermagem com uma pessoa em surto psicótico?

Ser coerente na comunicação verbal e não verbal servindo como modelo para o cliente. Na presença de delírios e alucinações não criticar ou menosprezar as idéias do cliente. Estar atento quanto à aceitação do tratamento. Verificar se o cliente toma os medicamentos prescritos.

Como a Enfermagem pode ajudar nos cuidados do paciente com transtornos afetivos?

CONCLUSÕES: O papel da Enfermagem entrará como elo, pois o enfermeiro tem o papel de cuidar e reabilitar o paciente no seu meio social, além de passar a maior parte do tempo de interação ao lado do cliente é ele quem pode identificar suas possíveis crises de reincidência do transtorno, sendo fundamental o ...

Quais as intervenções de enfermagem nas alucinações?

Oferecer apoio, permanecendo ao lado do paciente nos momentos di- fíceis, tais como quando este apresenta sinal de medo decorrente das alucinações e das idéias delirantes, evitando julgá-lo ou condená-lo pelo seu comportamento e demonstrando empatia, interesse e disponibilidade em ajudá-lo.

Qual é a pior doença mental?

1. Depressão. Considerada a número um entre as das doenças psiquiátricas mais incapacitantes do mundo, a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas. Ou seja, 4% da população global.

Como saber se a pessoa tem algum distúrbio mental?

Como identificar um transtorno mental

Mudanças de comportamento ou de humor, dificuldade de raciocínio ou concentração, problemas para conviver com outras pessoas ou expressar ideias com coerência, todos esses podem ser sinais de um transtorno mental.

Quais são as doenças mentais mais comuns?

Quais são as principais doenças psiquiátricas?
  • Transtorno bipolar. Essa é das doenças mentais mais comuns na sociedade moderna. ...
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Distúrbios alimentares. ...
  • Transtornos de Ansiedade. ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Somatização. ...
  • Problemas dermatológicos. ...
  • Doenças cardiovasculares.

Como se curar da Síndrome do Impostor?

Existem algumas atitudes que as pessoas mais perfeccionistas também podem tomar para ajudar a acabar com essa sensação de que é uma fraude, incapaz e incompetente.
  1. Aceite elogios. ...
  2. Admita os seus pontos fortes. ...
  3. Divida o seu conhecimento com o próximo. ...
  4. Tire um tempo para você ...
  5. Não faça comparações.

Artigo anterior
Pode-se dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por suas características?
Artigo seguinte
É normal o Beta-hCG não dobrar?