Como tratar a antracnose na UVA?

Perguntado por: Tomás Barbosa Monteiro  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Durante o período vegetativo da planta, pode-se aplicar os seguintes produtos, registrados para o controle da doença: sulfato de cobre + hidróxido de cálcio (calda bordalesa), hidróxido de cobre, oxicloreto de cobre, oxicloreto de cobre + mancozeb, captan, chlorothalonil, mancozeb, folpet, ziram e tiofanato metílico.

Qual o melhor fungicida para antracnose?

Os resultados indicam que o fungicida mais eficaz foi o Imibenconazole. Os produtos com eficácia média foram Triflumizole + Tiofanato metilico, Dithianona, Benomil e Captafol; já os tratamentos com Ziram, Folpet, Clorotalonil e Tiofanato metilico + C lorotaionil foram de baixa eficácia no controle da doença.

O que usar para acabar com a antracnose?

Fungicidas indicados para o controle da antracnose

Blavity®, possui amplo espectro de ação e uma formulação moderna, o que possibilita uma baixa dosagem e facilidade de manuseio e aplicação. O produto é indicado para controle de importantes doenças, sempre em pulverização foliar nas culturas recomendadas.

Como acabar com fungo na uva?

O uso de fungicidas é indicado, principalmente o tebuconazole, que tem propiciado maior eficiência no controle da ferrugem da videira. No entanto, até o momento, apenas um fungicida (ditiocarbamato + estrobilurina) tem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o controle desta doença.

Como fazer o controle da antracnose?

As mudas mortas, assim como folhas mortas, devem ser removidas e queimadas. Como o fungo sobrevive em restos culturais, recomenda-se, para os viveiros, a remoção e queima das folhas doentes.

ANTRACNOSE na Videira, o que fazer 🧐

43 questões relacionadas encontradas

Como acabar com a antracnose de forma natural?

O cuidado com o ambiente também é muito importante para evitar a antracnose. Fazer a rotação de culturas intercalando aquelas que não são hospedeiras do fungo, com aquelas que são pode ser um caminho para manter o solo livre da infestação.

O que é antracnose na UVA?

Esta doença é também conhecida por “olho de passarinho”, devido ao sintoma característico nas bagas. Outras sinonímias da doença são varíola, varola, carvão e negrão. A antracnose é originária do continente europeu e tem sido relatada em todas as áreas produtoras de uva do mundo.

Quando aplicar fungicida na uva?

Pulverização antes do fechamento do cacho e 30 dias antes da colheita. Pulverização após a colheita com fungicidas triazóis ou enxofre. Aplicar a cada 15 dias (2 a 3 vezes).

Qual tratamento para parreira de uva?

Entre os diversos tipos de fungicidas, dois são os mais utilizados nas plantações de videiras pelos viticultores: os fungicidas de contato ou protetores e os fungicidas sistêmicos.

O que passar na Parreira?

Entre os oligoelementos, o zinco e o boro são os mais importantes para o parreira . Um fertilizante de zinco pode ser aplicado na superfície da folha uma semana antes da floração, enquanto um fertilizante de boro deve ser aplicado nas folhas 3-5 dias antes da floração.

Qual o sintoma da antracnose?

Para a antracnose, a doença causa deformação e escurecimento nas brotações novas (Figura 1C – seta). Em folhas mais desenvolvidas, são observadas lesões de coloração escurecida sobre sua superfície (Figura 1D - seta). Em casos mais graves, a doença pode se espalhar sobre toda a folha e causar a sua queda.

O que causa a antracnose?

A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum gloesporioides Penz.

Como identificar antracnose?

Nas vagens, a antracnose se manifesta com danificações em formatos de círculos e elipses, de cor esbranquiçada com pontos negros. Em fases mais avançadas, seu fungo pode provocar, ainda, fissuras (pequenas rachaduras) nas vagens da soja.

Quais os fungicidas naturais?

Óleos e extratos de mostarda, trevo, cássia, pimenta e manjericão podem atuar contra fungos. A atividade antimicrobiana também já foi comprovada em óleos essenciais de menta, canela e nim. No caso do nim, a molécula responsável pelo seu efeito fungicida é um terpeno, chamado azadirachtina.

Como fazer fungicida?

· Misture 100 gramas de fumo de corda cortados em pedacinhos em meio litro de álcool e meio litro de água, e deixe descansar por 15 minutos. · Em seguida, corte 100 gramas de sabão em pedra neutro e dissolva em 10 litros de água. Misture um pouco dessa água na mistura anterior e pronto.

Qual o melhor fungicida para Mildio?

A maior eficácia foi observada com os fungicidas cymoxanil + mancozeb, dithianona e metalaxil + mancozeb, sendo oxicloreto de cobre o produto de menor efic8çia. A maior renda adicional foi obtida com aplicação do tratamento cymoxanil + mancozeb, seguido pelo mancozeb.

O que pulverizar na parreira de uva?

Utilizar duas pulverizações com oxicloreto de cobre ou mancozebe.

Porque a uva fica esbranquiçada?

Manchas esbranquiçadas na casca da uva são devido à presença de resíduos da calda bordalesa, que nada mais é do que a mistura do sulfato de cobre com a cal. A calda está presente superficialmente na casca da uva e pode ser eliminada após lavar em agua corrente. Coloque as uvas no refrigerador logo que chegar em casa.

Qual o mês da poda da parreira de uva?

Qual é a época certa para podar a videira? O mês de agosto é o melhor período, por ser o final do inverno. Nessa época, as plantas ainda estão dormentes, porém, já se preparando para brotar em breve, e a poda ajuda nesse processo.

Quando passar calda bordalesa na uva?

As aplicações são realizadas na forma liquida em pulverizações foliares e na forma de pasta no momento da poda (PREPARO DE PASTA BORDALESA). Aplique desde a fase de vegetação até a fase de maturação das frutas com intervalos de 10 a 15 dias entre uma aplicação e outra. Importante!

Qual adubo foliar para uva?

Quimifol Uva Combate é um composto nutricional para aplicação foliar, que fornece macro e micronutrientes para a cultura da videira de forma balanceada, totalmente solúvel e de fácil manuseio.

Qual é a principal doença da videira?

Diversos fatores podem afetar a produtividade da videira, visto que esta cultura é bastante exigente quanto aso manejo de doenças. As principais doenças da videira causadas por fungos são míldio, oídio, ferrugem, declínio, antracnose e requeima.

Qual o melhor fungicida para pinta preta?

Pertencente a classe das anelidas, o fungicida boscalid representa uma nova alternativa para o manejo da pinta preta nas culturas de batata e tomate.

Porque as folhas do pé de uva ficam amarelas?

A ferrugem é causada por um fungo, o Physopella ampelopsidis. Pode-se reconhecer a doença pelo fungo, um pó amarelo que se instala na parte de baixo da folha da videira. O fungo causa a queda da folha, o que enfraquece a planta.

O que é míldio na uva?

O míldio, doença de maior importância para a viticultura no Brasil, é também conhecido como mufa, mofo ou peronóspora e é causado pelo pseudofungo Plasmopara viticola.

Artigo anterior
Como consultar o que já foi pago de INSS?
Artigo seguinte
Porque sentimos tanta dor no corpo?