Como trabalhar o medo infantil psicologia?

Perguntado por: Soraia Inês Antunes de Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (56 avaliações)

14 Estratégias Para Ajudar a Criança a Controlar o Medo
  1. Incentive a Criança a Falar Sobre Seus Medos. ...
  2. Ajude a Criança a Compreender a Importância de Enfrentar os Medos. ...
  3. Aos Poucos, Comece a Expor a Criança à Fonte de Seu Medo. ...
  4. Ajude a Criança a Encontrar Soluções para Superar o que a Assusta.

Como trabalhar o medo na psicoterapia infantil?

Confira agora, 6 atitudes que você deve ter para amenizar a situação!
  1. Não diminua o medo do seu filho. ...
  2. Escute e entenda a causa do medo infantil. ...
  3. Mostre tranquilidade e segurança. ...
  4. Não obrigue a criança a enfrentar o medo. ...
  5. Use livros para ajudar a enfrentar o medo infantil. ...
  6. Incentive o pensamento positivo.

Como ajudar o filho a perder o medo?

Dialogue sobre o que o assusta

Transmita carinho e tranquilidade à criança e não ria ou faça pouco caso do que ela for te contar. Tente explicar que não existe motivos para sentir medo de determinada coisa. Use jogos, livros ou brincadeiras lúdicas para mostrar que não há nada de ameaçador no que assusta a criança.

Como trabalhar o medo infantil Psicologia TCC?

Outra estratégia que pode tentar, é integrar o medo numa história, como que conversar com os pensamentos que lhe provocam medo, mas desenhar uma história diferente da que na cabeça da criança costuma acontecer (em vez do lobo mau comer a avozinha, pode ir fazer um bolo com ela).

Como trabalhar o medo em terapia?

7 dicas para superar os seus medos
  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Como lidar com o medo infantil? • Psicologia • Casule Saúde e Bem-estar

36 questões relacionadas encontradas

O que é o medo para a psicologia?

Podemos definir medo como um “estado emocional que se expressa no indivíduo perante uma situação de ameaça inesperada”, materializando-se como um pressentimento precavido de extrema importância para a manutenção das espécies, principalmente para o ser humano.

Como administrar o medo?

É importante reconhecer quais são as verdadeiras circunstâncias e momentos em que o medo se instala, e também como proceder nessas situações. Prepare-se para desafiá-lo. O medo, em estágios não crônicos — como aqueles da fobia — pode ser suprimido por meio do conhecimento e da prudência.

Como tratar o medo na terapia Cognitivo-comportamental?

Dessensibilização sistemática

Ela consiste em expor a pessoa aos elementos que lhe causam medo de maneira gradual, segura e guiada pelo terapeuta. Ao fazer isso na terapia, o paciente tem a possibilidade de substituir os sentimentos de tensão por relaxamento. A exposição, nesse caso, não é física.

O que causa medo infantil psicologia?

Ter medo é uma reação normal, uma forma de sobreviver que adquirimos com a evolução. Por isso, os medos infantis não devem ser encarados como algo fora do comum. Seu filho vai sentir medo de muitas coisas, assim como toda criança.

Como trabalhar o medo infantil Psicologia Scielo?

O passo inicial a ser dado é averiguar se um dos pais tem algum medo ou fobia, para em seguida, conscientizá-los de seus próprios medos e angústias, e assim assumir os seus próprios conflitos. A criança, dessa forma, poderá entender que os seus medos não são seus medos.

Como a psicanálise trata o medo?

De acordo com os estudos de Freud, o medo pode ter uma fase de indeterminação, que é a angústia. Assim, anular o medo fingindo que ele não existe, ou seja, não observando o que nos causa aquele sentimento, pode levar a quadros de depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.

Como lidar com uma criança que tem medo?

Como tirar o medo de uma criança

“Esteja aberto (a) para ouvir sobre seus medos e inseguranças, sem julgamentos. Mostre afeto, empatia. O acolha, mostre a ele que o medo que ele sente é algo natural, que vai passar, porém sem desmerecer o sentimento de medo dele.

O que fazer para vencer o medo?

O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.

Como trabalhar a insegurança na terapia Cognitivo-comportamental?

Uma boa forma de trabalhar isso é anotando o que você tem de positivo e que não vê em outras pessoas. Essa é uma forma de valorizar suas qualidades e automaticamente contribui para sua autoestima que também é afetada pela insegurança; ψ – Duvide de seus medos: Sempre questione o motivo de sua insegurança.

O que fazer para parar de ter medo?

Uma boa dica para superar esse medo é praticar. Fale sozinho para o espelho, apresente-se para alguém da família ou grave a sua apresentação para ver depois. Tente vencer esse medo começando por estar diante de grupos pequenos, e aos poucos isso te ajudará a se sentir mais seguro.

Como enfrentar o medo e ansiedade?

Como manter a calma mesmo em situações de estresse.
...
5 dicas para dominar o medo e a ansiedade
  1. Pergunte a si mesmo: “Qual a pior coisa que pode acontecer?” ...
  2. Enxergue tudo de forma objetiva. ...
  3. Gere soluções potenciais para o problema. ...
  4. Lembre-se da lei das probabilidades.

Como enfrentar o medo na Bíblia?

Aprenda com a Palavra de Deus como superar e lidar com os sentimentos do medo para ter uma vida mais em paz.
  • Diga aos que têm o coração temeroso: “Sejam fortes, não temam; seu Deus virá, ele virá com vingança; com retribuição divina, ele virá para salvá-lo.” ( ...
  • Deixo com você a paz; minha paz eu te dou.

O que o medo faz com a gente?

Do ponto de vista meramente funcional, o medo é nosso corpo se mobilizando pra lidar com uma ameaça. É uma emoção intensa essa, que combina nervosismo, ansiedade e um certo choque. O medo é uma reação, que faz a gente tropeçar nas palavras, evitar contato visual, correr dos holofotes.

Como podemos caracterizar o medo?

Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. ... O aumento do batimento cardíaco, a aceleração da respiração e a contração muscular são algumas das características físicas desencadeadas pelo medo.

O que eram os medos?

Os medos foram uma das tribos de origem ariana que migraram da Ásia Central para o planalto Iraniano durante a Antiguidade. No final do século VII a.C., fundaram o Império Medo centrado na cidade de Ecbátana. Sua língua pertencia ao tronco indo-europeu.

Porque eu tenho medo de tudo?

Essa sensação de insegurança é gerada por estar em constante estado de alerta e vc acaba sentindo esse “medo de tudo” Tente buscar ajuda de um psicólogo! Assim você consegue se estruturar emocionalmente para enfrentar seus medos e tentar dar uma solução mais saudável para essa questão na relação abusiva.

O que pode ser sentir medo de tudo?

Sentir medo dessas e outras coisas é normal, porém, quando esses medos passam a nos controlar, esse caso pode ser evoluído para o que chamamos de fobia, que é um medo persistente e irracional, o qual provoca ansiedade extrema.

Qual é a pior fobia?

Conheça as 10 piores fobias
  • 8 - Voar. ...
  • 7 - Trovões. ...
  • 6 - Escuro. ...
  • 5 - Altura. ...
  • 4 - Outras pessoas. ...
  • 3 - Locais abertos. ...
  • 2 - Aranhas. ...
  • 1 - Cobras. Também uma das fobias mais comuns, o medo extremo de cobras pode evolutivamente ter deixado marcas nas pessoas, alguns estudos sugerem.

Quais são os hormônios do medo?

A sensação de medo nada mais é do que a descarga de adrenalina em nosso organismo. A adrenalina ou epinefrina é um hormônio, derivado da modificação de um aminoácido aromático, secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem posicionadas acima dos rins.

Quais são os dois tipos de medo?

O medo é uma emoção comum e que é sentida por todas as pessoas, em diferentes momentos da vida. A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.

Artigo anterior
Quais são os 7 livros a mais da Igreja Católica?
Artigo seguinte
O que é um samaritano um sacerdote e um levita?