Como trabalhar funções executivas em crianças?

Perguntado por: Joana Clara Branco Moura  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

Jogos e brincadeiras envolvendo música, gestos e movimentos corporais estimulam as funções executivas, porque as crianças têm de se mover em um determinado ritmo e sincronizar palavras e ações com o andamento da música. Todas essas tarefas colaboram com o controle inibitório e a memória de trabalho.

Como trabalhar funções executivas com crianças?

- Incentive seu filho a se envolver em brincadeiras sociais de faz-de-conta com outras pessoas – especialmente brincadeiras onde ele precise assumir um papel e se adaptar à “história” conforme ela vai mudando. - Escolha para ele jogos de computador e cognitivos que ajudem a desenvolver as funções executivas.

Como trabalhar funções executivas?

A única maneira de melhorar as funções executivas é realizar uma estimulação cognitiva consistente e desafiante. CogniFit conta com uma avaliação profissional e ferramentas de reabilitação para ajudar a melhorar essas funções cognitivas. CogniFit recomenda treinar 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.

Como a escola pode trabalhar as funções executivas?

Desempenho escolar – habilidades de funções executivas ajudam as crianças a lembrarem-se e seguirem instruções com várias etapas, evitar distrações, controlar respostas precipitadas, ajustar quando as regras mudam, persistir na solução de problemas e controlar obrigações de longo prazo.

Como desenvolver as funções executivas em sala de aula?

Treinamento de professores e profissionais da educação para que possam promover o desenvolvimento de funções executivas é importante para: lidar de forma mais eficiente com problemas de comportamento, suporte às crianças no controle dos impulsos, manutenção do foco atencional, organização e cumprimento das regras.

Funções Executivas - Como trabalhar organização e planejamento com crianças?

37 questões relacionadas encontradas

Como promover o desenvolvimento das funções executivas?

Como promover o desenvolvimento das Funções Executivas

Essas atividades incluem intervenções que envolvam atividades aeróbicas, artes marciais tradicionais, ioga, capoeira, desenvolvimento da atenção e alguns currículos escolares.

O que é função executiva na aprendizagem escolar?

As funções executivas são as habilidades cognitivas envolvidas no controle e na coordenação das informações a serviço de ações voltadas para metas específicas.

Quais as áreas cerebrais que estão relacionadas às funções executivas?

As áreas do cérebro mais relacionadas às funções executivas são o córtex pré-frontal dorsolateral, o córtex pré-frontal ventromedial, o córtex pré-frontal orbitofrontal e o córtex cingulado anterior. Podemos obter uma estimativa da integridade funcional dessas estruturas através de testes específicos.

O que é função executiva do cérebro?

A função executiva do cérebro vem sendo definida como um conjunto de habilidades, que de forma integrada, possibilitam ao indivíduo direcionar comportamentos a objetivos, realizando ações voluntárias.

Quais são as funções executivas básicas?

– Funções Executivas básicas

Controle inibitório: aquisição do autocontrole, foco, atenção; Flexibilidade cognitiva: capacidade de modificar um planejamento, um pensamento diante de novos estímulos ambientais.

Como tratar disfunção executiva?

O melhor tratamento para essa condição médica é a combinação de medicamentos, educação sobre o transtorno, terapia cognitivo comportamental e coaching. Os danos e prejuízos ao longo da vida causados pela Disfunção Executiva do TDAH superam, e muito, qualquer risco de uso da medicação.

Como estimular as funções cognitivas?

  1. Apostar em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração. ...
  2. Investir nas brincadeiras ao ar livre. ...
  3. Incentivar a prática da leitura. ...
  4. Praticar o alfabeto com a criança. ...
  5. Apostar em atividades extracurriculares. ...
  6. Priorizar o uso consciente da tecnologia.

São atividades relacionadas às funções executivas?

Esse grupo pelas atividades:
  • Estabelecer objetivos;
  • Planificar, gerir, predizer e antecipar tarefas, textos e trabalhos;
  • Priorizar e ordenar tarefas no espaço e no tempo para concluir projetos e realizar testes;
  • Organizar e hierarquizar dados, gráficos, mapas e fontes variadas de informação e de estudo;

O que são funções executivas na educação infantil?

As funções executivas são um conjunto de processos cognitivos que dão suporte à regulação dos pensamentos, emoções e comportamentos. Elas nos ajudam a atingir metas em nossa vida diária, seja planejando as férias, controlando a raiva ou realizando várias tarefas ao mesmo tempo.

Como as habilidades executivas se desenvolvem na terceira infância?

Conforme o desempenho do funcionamento executivo aumenta na infância, a criança se torna menos impulsiva, conseguindo ter mais atenção, sendo capaz de se adaptar aos contextos de interação social e apresentando pensamentos mais flexíveis ao resolver problemas anteriormente complexos (Best, Miller & Jones, 2009; Ordaz ...

Como trabalhar flexibilidade cognitiva com crianças?

- Perguntas que questionam a opinião da criança, justificando o porquê, também são interessantes. - Colocar as respostas e pedir que os alunos escrevam qual seria a pergunta mais adequada para aquela resposta. - Problemas de raciocínio lógico são muito interessantes para estimular flexibilidade cognitiva.

Quais são as habilidades das funções executivas?

As funções executivas são compostas por habilidades que compreendem processos cerebrais que possibilitam lembrar e associar diferentes informações, rever a forma de pensar, planejar e filtrar distrações.

Quando falamos sobre funções executivas?

4)Quando falamos sobre as funções executivas, não podemos esquecer que em cada faixa etária as habilidades e capacidades da criança / adolescentes são diferentes. A medida que a criança vai adquirindo habilidades , outras competências vão sendo treinadas.

O que é o funcionamento executivo?

As funções executivas são processos que apoiam muitas atividades diárias, incluindo o planejamento, o raciocínio flexível, a atenção concentrada e a inibição comportamental, e demonstram um desenvolvimento contínuo até o início da idade adulta.

Quais são as funções executivas neuropsicologia?

Em Neuropsicologia estudamos bastante as funções executivas. As funções executivas são habilidades cognitivas que, de maneira integrada, são responsáveis por controlar e regular pensamentos, emoções e ações diante dos conflitos enfrentados no cotidiano.

Quais partes do cérebro estão envolvidas nos processos de raciocínio?

O córtex pré-frontal, o corpo estriado e o hipocampo são fundamentais nesse processamento cognitivo (COSENZA, 2016).

Quais as funções executivas estão comprometidas no quadro de TDAH?

Em relação aos componentes executivos, observa-se que meninos com TDAH podem ter mais dificuldades que seus pares sem o transtorno em atividades que exijam iniciação e inibição, automonitoramento e executivo central da memória de trabalho (MT).

O que é disfunção executiva?

A disfunção executiva é a dificuldade que o ser possui para realizar tarefas cotidianas de maneira autônoma. Umas das principais características são a lentidão psicomotora, a perda rápida do reflexo vestibular ocular a comportamentos antissociais. (LENT, 2008).

Quais dificuldades alunos com baixo desenvolvimento das funções executivas podem apresentar?

Já crianças que ingressam à escola com funções executivas menos elevadas tendem a apresentar mais resistência à escolarização, a apresentar mais dificuldades de aprendizagem, a demonstrar menos prazer e dedicação nas atividades acadêmicas, tendendo a abandonar as tarefas antes de finalizá-las com mais frequência que os ...

Qual o desenvolvimento normal das funções executivas?

O desenvolvimento das funções executivas de base dependem de aspectos maturacionais relacionados à mielinização de estruturas e circuitos pré-frontais (lobo frontal que é um lobo motor e de ação) e suas conexões funcionais. Porém estas conexões também dependem de aspectos ambientais para completar seu desenvolvimento.

Artigo anterior
Como uma pessoa totalmente surda consegue ler escrever e se comunicar?
Artigo seguinte
O que faz o coração ficar fraco?