Como trabalhar fábulas de forma lúdica?

Perguntado por: Renata Mara Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

Passo 1: Em casa o professor busca algumas fabulas, que tem no youtube e escolhe algumas para levar a sala de aula. Passo 2: Com o notebook e o projetor apresente aos alunos as fábulas. Passo 3: Após cada fábula, os alunos vão comentar sobre ela.

Como trabalhar a fábula de modo Ludico?

Criação coletiva de uma fábula a partir de objetos que serão retirados de uma caixa surpresa (carrinho, ursinho de pelúcia, bola, corda, régua, cachorrinho de pelúcia). A professora será a escriba, escrevendo o texto de forma palito, sem pontuação, e depois instigará os alunos a arrumar os sinais de pontuação.

Quais as formas de se trabalhar fábulas?

Participar de uma discussão oral sobre o tema, emitindo e ouvindo opiniões. Realizar a leitura de uma fábula, identificando as características próprias do gênero. Interpretar a moral contida numa fábula. Ler e interpretar fábulas, sobre o mesmo tema, recontada de diversas maneiras.

Como ensinar fábula?

no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.

Como trabalhar com fábulas no ensino fundamental?

Ao trabalhar esse gênero textual é possível ler e analisar diferentes textos, realizando um trabalho intertextual com eles, a partir da paráfrase e da paródia.

Dinâmica de Leitura com Fábula - [IDEIA INCRÍVEL] Professor em Sala

26 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar com fábulas no 6o ano?

Confabulando: sugestão de atividades com o gênero FÁBULA (6º ano)
  1. 2) Narre a fábula relembrada para a turma. ...
  2. 5) Nas fábulas, algumas características aparecem repetidas frequentemente, determinando uma organização e um estilo próprios para esse gênero.

Qual habilidade da BNCC para fábulas?

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Como explicar fábulas?

A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.

Qual é a habilidade EF15LP01?

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Como trabalhar as fábulas na educação infantil?

As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam. Ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares. Por isso a importância da leitura de fábulas para a educação e aprendizado das crianças.

Como trabalhar fábulas no 5 ano?

Professor, converse com os alunos sobre a fábula que leram, questione-os se eles viram diferenças na história contada no filme e a história do texto lido. Proponha como atividade inicial a interpretação do texto, passe na lousa para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.

Como trabalhar com fábulas no 2 ano?

OBJETIVO
  1. Ampliar a competência comunicativa do aluno.
  2. Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas.
  3. Ler e reconhecer os diversos gêneros textuais no contexto social.
  4. Emitir opinião e fazer comentários pessoais.
  5. Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na formação da palavra.

Qual é o objetivo de uma fábula?

Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.

Como trabalhar a fábula A Cigarra ea Formiga na educação infantil?

Trabalhe também com música. Apresente para a turma a música da cigarra e da formiga que pode ser encontrada nesse link A Cigarra e a Formiga". Incentive as crianças a cantarem em grupo o refrão. Distribua massa de modelar para as crianças e peça para que cada criança crie uma escultura de seu personagem favorito.

O que é fábula 3 ano?

O que é uma fábula:

Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano, sugerindo uma verdade ou reflexão de ordem moral.

Como trabalhar com bula de remédio em sala de aula?

Passo 1: Em casa ou em uma farmácia o professor busca uma uma bula bem grande de remédios e tira várias copias. Passo 2: Na sala de aula o professor entre as copias de bula para eles buscarem as informações. Passo 3: Depois de acordo com as duvidas dos alunos, no quadro o professor esclarece as duvidas.

O que significa EF02LP01?

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Qual a habilidade EF15LP02?

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

Qual a habilidade EF12LP03?

Atividades com a habilidade (EF12LP03) - Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Quais são as principais características de uma fábula?

Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.

O que são fábulas explicação para crianças?

Fábulas são narrativas fictícias em que os personagens são normalmente animais que assumem características humanas, como a fala, e vivem situações cotidianas.

O que é fábula que fala na Bíblia?

substantivo feminino Conto alegórico cujos personagens, geralmente animais, apresentam a narrativa com o objetivo de passar uma lição de moral. Narrativa mentirosa, inverosímil, imaginária ou mitológica.

Qual é a habilidade EF15LP17?

Habilidade: EF15LP17 - Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Qual é a habilidade EF03LP07?

Pontuação (EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

Qual é a habilidade EF12LP02?

Leitura/escuta

- Direção da escrita. EF12LP02) Buscar selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

Artigo anterior
Quantos sacos de cimento para 70m2?
Artigo seguinte
O que pode ser usado no lugar do papel manteiga?