Como trabalhar com os alunos pós pandemia?
Perguntado por: Gabriela Nicole Valente Lopes Batista | Última atualização: 5. November 2024Pontuação: 5/5 (57 avaliações)
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nesse momento de volta às aulas, as atividades devem ser feitas, prioritariamente, de forma individual. É preciso pensar em práticas que não envolvam contato físico, mas que ainda sejam divertidas e proporcionem acolhimento aos alunos.
Como lidar com os alunos pós pandemia?
Aplique metodologias ativas
O objetivo principal das metodologias ativas é estimular o protagonismo dos alunos. Ou seja, ajudá-los a construir o próprio conhecimento, e não apenas a ler e escrever de forma passiva. Assim, elas ajudam a recuperar a confiança e a autoestima dos alunos.
Como recuperar a aprendizagem dos alunos pós pandemia?
- Avaliação diagnóstica. Algo que passou a ser bastante comum após a pandemia foi a diferença do conhecimento adquirido em uma única turma. ...
- Projeto de ambientação. ...
- Projeto de socialização.
Como está a aprendizagem dos alunos pós pandemia?
Os resultados apontaram que “quem ficou mais tempo no ensino remoto, sem interação com professores e colegas, teve ritmo mais lento de aprendizado.” Este grupo de 2021 “foi o mais prejudicado, com um ano e meio no ensino remoto.”
O que trabalhar em recomposição da aprendizagem?
A recomposição da aprendizagem abarca mais estratégias, para além da mitigação das perdas de conteúdo. Ela considera etapas de avaliação diagnóstica, acolhimento, readaptação e uso de diferentes metodologias.
Desafios de Aprendizagem pós Pandemia!
Quais as estratégias que a escola utiliza para recomposição das aprendizagens dos alunos?
- Estudantes de volta à escola. ...
- Acolhimento e bem-estar para todos. ...
- Avaliação diagnóstica. ...
- Currículo flexível e alinhado à BNCC. ...
- Atividades pedagógicas com uso da tecnologia. ...
- Avaliação e acompanhamento das aprendizagens.
Como elaborar um plano de recomposição da aprendizagem?
- 1 – Analisar as avaliações. ...
- 2 – Escolher as estratégias pedagógicas de aprendizagem. ...
- 3 – Agrupar alunos com habilidades complementares. ...
- 4 – Envolver os estudantes no planejamento. ...
- 5 – Planejar a aprendizagem de maneira flexível.
Como melhorar a educação pós pandemia?
Uma das metodologias utilizadas é conhecida por “Sala de Aula Invertida”, onde os alunos aprendem novos conteúdos em casa, por meio do ensino a distância, e utilizam o espaço da sala de aula para tirar dúvidas ou fazer exercícios. Colaboração foi uma palavra que apareceu bastante neste ano.
Quais os desafios para a educação pós pandemia?
O desafio que se apresenta para os profissionais da educação em um mundo pós-pandemia é enorme: a evasão escolar, alunos sem acesso à internet que não acompanharam aulas online, pais e responsáveis que muitas vezes não são alfabetizados e que não conseguiram auxiliar os estudantes, estudantes atrasados em relação aos ...
Como diminuir a defasagem escolar pós pandemia?
remediação (apoio para toda a turma); intervenção (apoio apenas para os alunos com dificuldade de aprendizagem, geralmente dividindo a turma em três grupos); aceleração (apoio apenas para alunos com dificuldade de aprendizagem, focando nas lacunas mais críticas para recuperar o atraso).
Qual o maior desafio para o professor no contexto pós pandemia?
Após anos de pandemia e sucessivos cortes de verbas, a educação brasileira vive um momento de reconstrução, pautado por desafios, como maior desigualdade entre alunos, evasão escolar, déficit na formação docente e aumento da violência nas escolas.
Quais os desafios da recomposição da aprendizagem?
O que inclui: dificuldades de transporte escolar dos estudantes, alimentação para a participação em atividades presenciais no contraturno e falta de conectividade para realizar atividades de maneira remota.
Como elaborar um plano de recuperação escolar?
Ao montar um plano de recuperação de aprendizagem, é preciso colocar em conta que ele será colocado em ação o ano inteiro. As estratégias não devem ser voltadas para apresentar novos conteúdos, mas sim, reforçar o que foi dado em sala de aula. Além do mais, essas ações não devem fugir do currículo pedagógico da escola.
O que fazer para motivar os alunos?
- Estabeleça conexões significativas. ...
- Relacione o conteúdo com a vida real. ...
- Varie os métodos de ensino. ...
- Ofereça escolhas e autonomia. ...
- Desafie-os com tarefas estimulantes. ...
- Crie um ambiente positivo. ...
- Explore interesses individuais. ...
- Celebre o progresso.
Como garantir a recomposição das aprendizagens na retomada presencial das aulas?
E para fazer a recomposição é preciso que o professor tenha domínio do que é a BNCC”, defende. Para a especialista, é preciso garantir a compreensão sobre a diferença entre trabalhar com um currículo voltado para objetos de conhecimento e para habilidades.
Quais os desafios da educação nos dias de hoje?
Diminuição das matérias, ausência de professores e aumento da deficiência de ensino são os principais desafios na educação levantados por estudantes, professores e pesquisadores da área.
O que a pandemia trouxe para a educação?
Porém, um dos sintomas que atingiram em cheio a educação na pandemia foi o aumento da evasão escolar. A dificuldade de acessar o conteúdo das aulas e a necessidade de contornar a crise financeira levou muitos alunos a desistirem das aulas em 2020.
Quais os impactos da pandemia na defasagem escolar?
“Diversas evidências mostram que a pandemia afetou desigualmente as famílias em questão de renda, acesso a serviços e a redes de apoio. Tudo isso trouxe impactos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças”, afirmou Beatriz, em nota.
O que pode ser feito para melhorar a educação?
- Otimize o espaço físico.
- Crie uma cultura de respeito e empatia.
- Explore todo o potencial pedagógico da tecnologia.
- Faça uma gestão escolar direcionada por dados.
- Qualifique sua equipe profissional.
- Comece um projeto de robótica.
- Utilize metodologias ativas de aprendizagem.
O que é uma boa escola na retomada do pós pandemia?
“Um ambiente seguro e saudável para viver, aprender e trabalhar, envolvendo aspectos físicos, socioemocionais e psicológicos, além dos resultados educacionais positivos”, como resume o manual Boas Práticas de Saúde Mental Escolar, de 2021.
Como trabalhar com alunos com defasagem de aprendizagem?
- Entenda a situação do aluno com dificuldade de aprendizagem. ...
- Utilize a personalização do ensino. ...
- Busque ajuda especializada caso seja necessário. ...
- Trabalhe as competências socioemocionais na sala de aula. ...
- Seja flexível.
Como a pandemia mudou a forma como as escolas usam a tecnologia?
A tecnologia aplicada na educação obteve resultados profundamente significativos ao responder com rápidas ações adaptativas. As instituições, os professores e os alunos aprenderam a transitar no ambiente virtual, acelerando a introdução de práticas inéditas no ensino e na aprendizagem. E cada um com suas dificuldades.
O que a BNCC fala sobre recomposição de aprendizagem?
A BNCC é o referencial que sinaliza os direitos de aprendizagem dos estudantes – e deve ser o norte para orientar o trabalho de recomposição de aprendizagens junto com os novos currículos alinhados a elas e os Projetos Político Pedagógicos de cada escola.
O que é recuperação de aprendizagens?
Normalmente aplicada no fim do ano letivo, a recuperação da aprendizagem busca retomar os conteúdos em que os estudantes não obtiveram o desempenho ideal nos instrumentos avaliativos. Para isso, são utilizadas aulas extras e novos instrumentos a fim de que a aprendizagem seja alcançada.
Como fazer uma observação em sala de aula?
- Combine previamente com o professor o que será observado e quando a observação irá acontecer. ...
- Apresente-se, mas não interfira na aula. ...
- Tenha um conhecimento preliminar. ...
- Quando possível, grave a aula. ...
- Preste atenção nos registros escritos. ...
- Dê devolutivas.
Quando Taylor e Joe Alwyn começaram a namorar?
Como por ar condicionado quente?