Como trabalhar com alunos com deficiência auditiva?
Perguntado por: Isabela Domingues | Última atualização: 31. März 2022Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)
- Veja se a bateria e o funcionamento do AASI ou acessório estão ok e comunique os pais.
- Aproxime-se e reduza o barulho.
- Ao invés de repetir, pergunte à criança o que ela ouviu.
- Repita a informação ou torne fácil para a criança entender.
- Realce palavras-chave!
Quais orientações para a inclusão do aluno com deficiência auditiva em sala de aula?
- Apresentar ao aluno uma síntese provisória da aula por escrito;
- Dirigir-se sempre ao aluno para localizá-lo sobre o tema que está sendo falado em sala (falar perto, devagar e olhando para o aluno);
- Orientar a respeito de termos da área, indicando onde se pode, ou não, utilizar sinônimos;
Como trabalhar com alunos surdos?
- Não grite. Explique que as crianças podem falar com os colegas surdos em um tom de voz natural, e aumentarem o tom apenas se eles solicitarem.
- Fale de frente para a pessoa. ...
- Não fale enquanto mastiga.
Qual a maneira correta de alfabetizar um deficiente auditivo?
No caso do deficiente auditivo, a alfabetização deve ser de forma mais visual possível, com o uso da linguagem de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e com o acompanhamento de professores especializados. Dependendo do caso, um aparelho auditivo também pode fazer toda diferença nos resultados obtidos.
O que ensinar para alunos surdos?
São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...
Educação especial e Libras - Prática Pedagógica para Alunos com Deficiência Auditiva/Surdez
Como o professor pode ajudar o aluno surdo?
O professor pode aproveitar a ajuda desse profissional, envolvendo-o antecipadamente com os conteúdos de suas aulas. ... Interação total: as atividades em sala de aula devem promover a interação total entre o aluno surdo com os outros alunos. Isso pode envolver o ensino de alguns sinais em LIBRAS para todos.
Como ajudar uma criança com deficiência auditiva?
- Participe ativamente e promova a comunicação com a criança. ...
- Incentive a criança a usar seus aparelhos auditivos. ...
- Esteja preparado para o inesperado. ...
- Reduza o ruído de fundo sempre que possível.
Como lidar com pessoas com deficiência auditiva?
- Atente-se à forma como identifica a pessoa. ...
- Não tenha medo de se comunicar. ...
- Utilize a fala a seu favor. ...
- Seja expressivo. ...
- Não relacione a deficiência com intelecto. ...
- Não faça suposições. ...
- Pergunte e tenha o coração aberto.
Quais são as tecnologias acessíveis para os surdos como as políticas públicas ajudam os surdos?
Lembramos ainda que e-mails, torpedos, SMS, redes sociais (Facebook, Twitter), comunicação por vídeo (Viavel Brasil, Skype, FaceTime) são ferramentas hoje utilizadas também por milhares de surdos brasileiros, garantindo acessibilidade em vários níveis e proporcionando contato entre surdos e entre surdos e ouvintes”.
Como podemos trabalhar a alfabetização de crianças surdas?
Assim que o aluno surdo ingressa na escola, o serviço de apoio à inclusão da rede em questão é solicitado. Por meio desse serviço, a criança surda pode contar, em sala de aula, com um intérprete de Libras e, também, pode ter acesso a um instrutor para aprender a língua de sinais.
Quais as estratégias metodológicas são necessárias para a aprendizagem dos alunos surdos?
Trabalhar com filmes, manchetes de jornais, textos literários, programas televisivos, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa para todos os alunos. Se essas táticas ajudam os alunos ouvintes a um melhor entendimento das atividades propostas, para os alunos surdos elas são ainda mais imprescindíveis.
Como incluir o aluno surdo na sala de aula?
- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);
Quais as principais adaptações para pessoas com deficiência auditiva?
- Observar o nível de ruído no local;
- Identificar os sinais sonoros existentes no ambiente de trabalho, para que sejam acompanhados por sinais luminosos;
- Implantar sistema Intranet para comunicação;
O que é o atendimento educacional especializado para o aluno surdo?
O atendimento educacional especializado é “compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente” (BRASIL, 2011), ou seja, o papel do AEE é detectar e utilizar meios que facilitem o desempenho de todos os alunos público alvo da Educação Especial ...
Qual as tecnologias assistivas que auxilia surdos?
A internet, as redes sociais, os aplicativos de videoconferência, o intérprete virtual… Todos são muito bem-vindos! A SignumWeb se sente orgulhosa de fazer parte dessa história e de proporcionar essa tecnologia assistiva tão necessária.
Como as tecnologias podem ajudar a promover a inclusão das pessoas surdas?
Com o surgimento de aplicativos de comunicação como o WhatsApp, Facebook dentre outros, existe uma forte onda de inclusão digital, desta forma o indivíduo surdo pode se comunicar com as pessoas no convívio familiar, na escola e no mercado de trabalho, antes de usufruir dessas ferramen- tas digitais o indivíduo precisa ...
Quais os recursos tecnológicos que podem ser usados como tecnologia assistiva para os surdos?
PARA ISTO, FOI REALIZADA UM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE DESTACAMOS OS BENEFÍCIOS QUE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PODEM TRAZER PARA ALUNOS COM SURDEZ E A DESCRIÇÃO DE ALGUNS SOFTWARES COMO: GEOGEBRA, VLIBRAS E O TECLADO VIRTUAL PARA ESCRITA DA LIBRAS.
Como deve ser o atendimento a pessoas com deficiência?
Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.
O que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas surdas na nossa sociedade?
Use vídeos com legendas e tradução em Libras
A Libras é especialmente importante dentro da comunidade surda e seu uso deve ser difundido para que tenhamos uma comunicação acessível. Contudo, nem toda pessoa com perda auditiva utiliza essa linguagem, fazendo uso tradicional do português.
Como atender uma pessoa com deficiência?
Fale diretamente com a pessoa, e não de lado ou atrás dela. Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Quando falar com um cliente com deficiência auditiva ou surdo, tente ficar num lugar iluminado.
O que causa perda auditiva na criança?
As causas mais comuns da perda auditiva são defeitos genéticos em neonatos e infecções de orelha e cerume em crianças. Muitos casos são detectados por triagem, mas deve-se suspeitar da perda de audição se as crianças não respondem a sons ou têm atraso no desenvolvimento da fala.
Como é o choro de um bebê surdo?
Albernaz explica mais um sinal importante: ao chorar, durante a noite, o bebê costuma se acalma se ouve a voz da mãe. Já as crianças com problemas de audição só se tranquilizam quando conseguem ver o rosto da mãe ou do pai e quando alguém acende a luz.
O que causa surdez na criança?
A aquisição da surdez pelo bebê pode se dar por medicamentos tomados pela gestante, doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis e toxoplasmose, ou por causa hereditária. A exposição da mãe a radiações e problemas no parto também podem causar surdez na criança.
Quais devem ser as atitudes do professor que atua com os alunos surdos em escolas inclusivas?
1- Abraçar a proposta da inclusão e fazer dela um desafio; 2- Acolher os alunos com necessidades especiais na sala de aula regular e trata-lo como um aluno normal, possuidor de limitações e potencialidades; 3- Elaborar suas aulas visando a flexibilização curricular.
Que cuidados o professor deve tomar ao trabalhar com alunos com deficiência auditiva?
- Minimize o ruído na sala de aula. Uma sala de aula padrão é um lugar barulhento. ...
- Assentos preferenciais. ...
- Durante as discussões em grupo. ...
- Use um caderno para se comunicar com a família. ...
- Consiga a atenção.
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