Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos com deficiência?

Perguntado por: Eva Eduarda Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
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12 atividades lúdicas para alunos com deficiência intelectual
  1. Vôlei sentado. ...
  2. Jogo de passes. ...
  3. Montar o robô com formas geométricas. ...
  4. Escrever o próprio nome com pregadores. ...
  5. Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
  6. Canção nos palitos de picolé ...
  7. Memorização de letra e imagem. ...
  8. Contar os palitos.

Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos com deficiência e de Altas habilidades superdotados no cotidiano escolar?

  1. Conheça o potencial de seus alunos. ...
  2. Dê mais difícil em primeiro lugar. ...
  3. Diferencie, mas não acrescente. ...
  4. Use e abuse da variedade. ...
  5. Mude a abordagem. ...
  6. Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível. ...
  7. Estipule atividades em pares. ...
  8. Conheça os pais de seus alunos superdotados.

Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos?

O professor como mediador do processo de aprendizagem e inclusão em sala deve estar atento e ser o maior incentivador da atividade lúdica, respeitando o tempo do seu aluno, sobretudo a criança com deficiência intelectual e/ou múltipla, fazendo cumprir importantes orientações norteadoras do nosso ensino.

O que é educação inclusiva como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos com deficiência e de Altas habilidades superdotados no cotidiano escolar?

Conceito de Educação Inclusiva:

Na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal. Ou seja, uma modalidade de ensino para todos.

Como adaptar atividades para alunos com deficiência?

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - COMO TRABALHAR? MODELO DE ATIVIDADE E EXPERIÊNCIAS- SAMANTHA LADEIRA

37 questões relacionadas encontradas

Como fazer atividades adaptadas?

5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial
  1. Dica #1: Leia e Releia! ...
  2. Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas. ...
  3. Dica #3: Forneça Repetição com Variedade. ...
  4. Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação. ...
  5. Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!

Como trabalhar com a educação inclusiva?

Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:
  1. 1) Seja flexível e adaptável. ...
  2. 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
  3. 3) Não policie o gênero. ...
  4. 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.

O que se entende por educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

O que é a educação inclusiva?

Já a educação inclusiva é uma modalidade de ensino na qual o processo educativo deve ser considerado como um processo social em que todas as pessoas, com deficiência ou não, têm o direito à escolarização.

Como trabalhar o lúdico em sala de aula?

Faça parte da brincadeira – A participação do adulto, principalmente do professor, em quem eles se espelham na fase de formação, é fundamental para estimular a entrada da criança no universo imaginário, além de permitir que você conduza a experiência para os seus objetivos pedagógicos.

Como trabalhar com alunos especiais em sala de aula?

Como trabalhar a educação especial em sala de aula?
  1. Sempre manter a calma. ...
  2. O professor de educação especial precisa ter múltiplas funções. ...
  3. O professor de educação especial precisa ser flexível. ...
  4. Planeje aulas divertidas. ...
  5. Trabalhar o respeito em sala de aula. ...
  6. O debate da inclusão deve acontecer dentro da escola.

Como trabalhar com a inclusão na educação infantil?

A inclusão começa nas ações e na postura da equipe da instituição. A escola deve oferecer condições de acessibilidade para todos, e o acesso a espaços e materiais deve promover a ação independente de todas as crianças, de acordo com a faixa etária.

Como deve ser o trabalho educacional do aluno que apresenta altas habilidades?

Enriquecer os conhecimentos do superdotado não significa separar inúmeras tarefas para ocupar o tempo desse aluno, trata-se do planejamento de atividades que estimulem e desafiem constantemente o educando em diversas áreas, de diferentes formas nas diferentes etapas do desenvolvimento e da educação.

Como trabalhar com alunos que têm altas habilidades?

7 Dicas para lidar com alunos superdotados
  1. Aprenda a detectar as características de alunos altamente inteligentes. ...
  2. Aposte em estratégias segmentadas. ...
  3. Estimule a participação de superdotados em concursos. ...
  4. Esteja alerta e mantenha contato com os pais. ...
  5. Estimule o bom humor. ...
  6. Não faça deles um professor substituto.

Como auxiliar um aluno com altas habilidades?

se relacionar com pessoas mais velhas e a brincar. São propostas atividades que suplementam o currículo na área de interesse do aluno (desenho ou leitura, por exemplo) e ajudam no diagnóstico.

Qual é a importância da educação inclusiva?

A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

O que Paulo Freire fala sobre educação inclusiva?

Freire (2008) afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.

Como trabalhar com alunos de inclusão?

Como trabalhar a inclusão em sala de aula de forma inovadora?
  1. Estabeleça critérios de inclusão. ...
  2. Desenvolva trabalhos coletivos. ...
  3. Determine estratégias de cooperação. ...
  4. Realize as adaptações necessárias. ...
  5. Envolva a família. ...
  6. Aposte no uso da tecnologia. ...
  7. Crie atividades que envolvam todos os estudantes. ...
  8. Invista em acessibilidade.

Como se preparar para ser um professor inclusivo?

Estar em contato com seu modo de aprender, com sua singularidade, pode dar ao professor melhor acolhimento e compreensão das singularidades de seus alunos e do processo de aprendizagem19. Assim como aperfeiçoar o conhecimento específico, conhecer teorias pedagógicas e técnicas didáticas bastante variadas é fundamental.

Como trabalhar a educação inclusiva em tempos de pandemia?

Para garantir a aprendizagem, o trio formado entre professor da sala de aula regular, professor do AEE e auxiliar de ensino precisam estar sempre afinados. O diálogo, a troca e a constante revisão e avaliação do trabalho que está sendo feito são fundamentais para garantir o sucesso da Educação Inclusiva.

Como deve ser uma prova adaptada?

Essas provas são sempre discursivas e devem procurar seguir a diretriz das provas regulares, omitindo-se, quando necessário, alguma seção que não seja coerente, naquele momento, para a avaliação do aluno.

Como adaptar atividades para surdos?

Sempre que for possível, nas aulas de leitura, pedir muito silêncio aos alunos que estão a ler em voz alta os textos de português. Incentivar o aluno a pedir ajuda ao colega do lado para que ele guie a leitura escrita para que possamos escutar/entender o que estamos a ouvir.

Quais os tipos de adaptações curriculares?

Tipos de Adaptação curricular
  • Adaptação dos conteúdos.
  • Adaptação do Método de Ensino e da Organização Didática.
  • Modificação da Complexidade das Atividades.

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