Como tirar a ambiguidade da frase?
Perguntado por: Bruna Soraia Pacheco de Martins | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (12 avaliações)
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.
Como eliminar a ambiguidade?
Confira o exemplo: “Rita avisou a Júlia que estava terminando o trabalho”. Nessa frase não tem como saber se quem estava terminando o trabalho era Rita ou Júlia. É possível resolver essa ambiguidade com a mudança de posição das orações.
Como evitar a ambiguidade no texto?
- Preste atenção aos múltiplos significados das palavras. ...
- Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ...
- Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ...
- Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.
Como descobrir ambiguidade?
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.
O que é ambiguidade de exemplos?
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
Vícios de linguagem: ambiguidade
O que é uma frase ambígua?
O que é Ambíguo:
Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.
O que é polissemia cite 2 exemplos?
O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
O que é ambiguidade de escopo?
Há um tipo de ambiguidade que não decorre do fato de uma palavra da frase ter mais de um significado, ou de apresentar uma estrutura sintática que possibilita dupla leitura. É a chamada ambiguidade de escopo, como ocorre nos exemplos a seguir: (9) Os alunos dessa sala receberam dois livros.
Qual a diferença entre ambiguidade é duplo sentido?
O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
Porque precisamos eliminar as ambiguidades de um texto?
Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quais outros fatores podem ser importantes na construção de uma ambiguidade?
b. Conclua: Quais outros fatores podem ser importantes na construção de uma ambiguidade? Resposta: Os fatores contextuais que explicitam a situação de comunicação em que o enunciado é dito. Nesse caso, as imagens são importantes quando se trata de um texto que mistura as linguagens verbal e não verbal.
Qual é a diferença entre polissemia é ambiguidade?
Diferenças entre polissemia e ambiguidade
A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.
Quando uma palavra tem duplo sentido?
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.
Qual a figura de linguagem que tem duplo sentido?
A ambiguidade faz parte das figuras de linguagem, e também é conhecida como anfibologia. Derivada do termo latino “ambiguitas”, que significa “equívoco”, “incerteza”, ela é considerada um vício de linguagem, ainda mais quando dita sem a intenção de dizer.
O que é uma ambiguidade lexical?
Diz-se que estamos perante um caso de ambiguidade lexical sempre que uma palavra autorize pelo menos duas interpretações num dado contexto. As palavras homónimas, por apresentarem o mesmo significante (a mesma forma escrita e fónica) constituem os casos em que se verifica a ambiguidade lexical.
Quais são os tipos de ambiguidade?
- Uso indevido de pronomes possessivos.
- Colocação inadequada de palavras.
- Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
- Uso indevido de formas nominais.
É fácil comprar arma roubada no Brasil?
(9b) É fácil comprar arma que foi roubada no Brasil. Caso particular de ambiguidade sintática é aquela que decorre do pronome reflexivo se. Esse pronome pode ser empregado em construções em que sujeito e complemento designam a mesma pessoa como em Ele feriu-se, ou seja, ele feriu ele mesmo.
O que é ambiguidade sinônimo?
Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.
O que é polissemia resposta?
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Quais são as palavras polissemia?
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
- estetoscópio (instrumento médico);
- eneágono (polígono com nove ângulos);
- vulcanologista (especialista em vulcanologia).
O que é Paronímia e exemplos?
As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).
O que são palavras homônimas?
Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.
Quando ocorre a polissemia?
Uma palavra é considerada polissêmica quando apresenta vários significados, sendo possível estabelecer uma relação entre esses vários significados. Alguns estudiosos da língua defendem que é possível discernir esses sentidos por meio da consideração do contexto.
São homônimos?
Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.
O que é renda mensal vitalícia por invalidez?
Qual campeonato ganha estrela?