Como terminou a Guerra Civil Russa?

Perguntado por: Iara Violeta Silva  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)

A vitória dos bolcheviques pôs fim à guerra civil que envolveu a Rússia depois da Revolução de Outubro de 1917. A guerra civil russa foi um conflito armado que eclodiu em 1918 e terminou efetivamente em 1920.

Quais foram os resultados da Guerra Civil Russa?

Excetuando as perdas territoriais devidas a movimentos separatistas, o Exército Vermelho foi o único vencedor do conflito, após o qual foi criado o Estado Soviético, sob liderança dos bolcheviques.

Como terminou a Revolução Russa?

Surge a União Soviética

Nascia assim a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou apenas URSS. A Revolução Russa só foi acabar em 1928, quando Stálin chegou ao poder e passou a ampliar a União Soviética, anexando mais e mais territórios. Esse regime é conhecido como stalinismo.

Como ficou a Rússia após a guerra civil?

Após a guerra civil, visando à unificação e coesão, foi formada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que perdurou até 1991, porém, já com ideais muito diferentes dos revolucionários de 1917.

Qual foi o motivo da Guerra Civil Russa?

Síntese: As tendências autoritárias do Partido Bolchevique rapidamente se fizeram sentir e a violência e o terror generalizaram-se. A oposição aos bolcheviques, que surgiu imediatamente em diversas regiões, conduziu o país a uma guerra civil que opôs o “Exército Vermelho” ao “Exército Branco”.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) - RESUMO DESENHADO

24 questões relacionadas encontradas

Qual foi o motivo do fim da União Soviética?

O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos. Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.

Quem ganhou a Revolução Russa?

A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos internos na Rússia Imperial, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.

Qual foi o resultado da Revolução Russa?

A Revolução Russa foi o processo revolucionário por meio do qual a Rússia deixou de ser uma monarquia absolutista governada pelos czares Romanov e se tornou uma república socialista, a União Soviética.

Quem governou a russa depois da revolução?

Após a abdicação, formou-se um Governo Provisório presidido, a princípio, pelo príncipe Lvov, e depois por um de seus ministros, Alexander Kerensky, já num um regime republicano.

Quem é o Exército Branco?

O Exército Branco foi composto por anti-bolcheviques, como cossacos, nobres e camponeses, como conscritos e como voluntários. O movimento Branco possuía várias forças navais, que foram também baseadas em rios. Especialmente a Frota de Wrangel, última remanescente da Marinha Imperial Russa no Mar Negro.

Quais são as três fases da Revolução Russa?

Guerra Civil Russa (1918-1921); emergência da Rússia como potência mundial sob o nome de União Soviética; Guerra Fria (1947-1991).

Por que o czar abdicou?

Um mês depois, em 15 de março de 1917, o czar abdicou o trono. Não só uma razão, mas o conjunto de ações equivocadas, autoritarismo, desperdício de dinheiro e armamento bélico levaram para o caminho que terminou com a renúncia do líder imperial.

Quantos anos durou a Revolução Russa?

A Revolução Russa aconteceu em duas etapas. A primeira em março de 1917 e a segunda em outubro do mesmo ano. A primeira etapa da revolução foi marcada pela derrubada da monarquia do Czar Nicolau II, tornando-o o último Czar a ter governado o país.

Quais são as consequências da Revolução Russa?

Consequências da Revolução Russa: Queda da Monarquia. Instauração do Governo Provisório e crescimento dos Sovietes. Retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

Qual era o objetivo da Duma?

A fundação da Duma remete aos anos finais do Império Russo, quando em meio à Revolução de 1905, o czar Nicolau II convoca a Duma como um conselho legislativo, de modo a atender ao manifesto do povo, que clamava por liberdades básicas, no então regime autocrata.

Quem são os bolcheviques?

Em russo, a palavra bolchevismo (bolscinstvó) significa maioria. Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.

O que é o regime czarista?

Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917. Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado.

Em que ano a Rússia deixou de ser comunista?

Ex-repúblicas soviéticas

Após setembro de 1991, as 15 repúblicas na União Soviética tornaram-se países independentes (ver mapa abaixo).

Quem foi o criador da União Soviética?

Para voltar a desenvolver a economia russa, Lenin criou a Nova Política Econômica (NEP). Uma política que caracterizou-se pela nacionalização da economia e pela luta contra a desigualdade social, a miséria e a fome. Também dentro dessas medidas, estava a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS.

Qual foi o último país a sair da União Soviética?

O fim da URSS

Em 1º de dezembro de 1991, consolidou-se independência da Ucrânia, aprovada em plebiscito por 90% da população.

Quem são os russos brancos?

Russos brancos pode referir-se a: Exército Branco — na sequência da Revolução Russa de 1917 e da guerra civil que se lhe seguiu, os apoiantes da causa monárquica eram chamados "brancos" Bielorrussos — também chamados russos-brancos. Rutênia — também chamada de Rússia Branca.

Artigo anterior
Quem é o namorado da Hancock?
Artigo seguinte
Como saber se eu quebrei minha perna?