Como ter certeza que é vitiligo?

Perguntado por: Sérgio Salvador Gaspar Loureiro  |  Última atualização: 22. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

A biópsia cutânea revela a ausência completa de melanócitos nas zonas afetadas, exceto nas bordas da lesão, e o exame com lâmpada de Wood (lâmpada com luz fluorescente utilizada nos diagnósticos dermatológicos) é fundamental nos pacientes de pele branca, para detecção das áreas de vitiligo.

Como saber se é vitiligo ou não?

O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado.

Como são as primeiras manchas de vitiligo?

Não segmentar ou Bilateral: As manchas aparecem dos dois lados do corpo, geralmente de forma simétrica, iniciando pelas extremidades, por exemplo, no rosto, nas duas mãos ou nos dois pés. A perda de coloração vai evoluindo e acelera em algumas fases, seguida de períodos de estagnação.

O que pode ser confundido com vitiligo?

O piebaldismo também causa manchas brancas na pele, mas difere do vitiligo por já estar presente desde o nascimento. Conheça a dermatose. Piebaldismo é uma alteração na pigmentação da pele bastante confundida com vitiligo, mas é importante entender a diferença entre as duas condições.

Qual a idade que aparece o vitiligo?

Embora geralmente não se pense no vitiligo como doença da infância, 50% dos casos se iniciam antes dos 20 anos de vida, e 25% antes dos 10 anos. Seu aparecimento pode ser precoce, com alguns relatos de casos com início nos primeiros seis meses de idade.

PRIMEIROS SINAIS DE VITILIGO - COMO RECONHECER

24 questões relacionadas encontradas

Quando desconfiar de vitiligo?

As manchas de vitiligo não são contagiosas, sendo meramente estéticas. Você pode desconfiar da doença se perceber manchas brancas em áreas de atrito, como cotovelo, joelhos e dedos, entre outros locais. No entanto, muita calma: ter manchas brancas não significa necessariamente vitiligo.

Quais são os 4 tipos de vitiligo?

Às vezes, o vitiligo do tipo focal desenvolve para a forma generalizada, embora isso não seja tão comum. São quatro tipos distintos de vitiligo generalizado: vulgar, misto, universal e acrofacial.

Qual falta de vitamina causa mancha branca na pele?

A diminuição da absorção ou do consumo de algumas vitaminas e minerais pode também levar ao aparecimento de manchas brancas na pele. As principais vitaminas e minerais que podem levar ao aparecimento de manchas brancas quando encontram-se em baixa quantidade no organismo são cálcio, vitamina D e E.

Como tratar vitiligo no início?

O vitiligo não tem cura, mas tem controle.

Entre as terapias disponíveis para o controle da doença estão o uso de medicamentos que induzem a repigmentação da pele afetada, cremes à base de corticoides e outros anti-inflamatórios, tecnologias como laser e fototerapia, além de cirurgia e transplante de melanócitos.

Quando uma mancha branca é preocupante?

Manchas que mudam de cor, tamanho, forma ou apresentam características irregulares podem ser um sinal de alerta para condições mais sérias, como o câncer de pele.

É possível reverter o vitiligo?

O vitiligo não tem cura, mas existem tratamentos dermatológicos que ajudam a estabilizar o quadro. Alguns medicamentos podem induzir a repigmentação das áreas afetadas, por exemplo. Fototerapia, laser e técnicas cirúrgicas de transplante de melanócitos também podem ser empregados com bons resultados.

O que fazer para voltar a pigmentação da pele?

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.

Qual os exames de sangue que faz par quer ter vitiligo?

Podem ser solicitados por um médico experiente no assunto, para detectar alterações nesse órgão. O vitiligo é uma doença de causa desconhecida e não há exames de sangue que o detectem.

Qual é a melhor pomada para matar acabar com vitiligo?

Vitiligo: pomada com ruxolitinibe ameniza doença em até 75%, diz estudo.

O que é vitiligo emocional?

Emoções impactam no vitiligo

“Sempre que realizamos uma anamnese acabamos encontrando algum problema de fundo emocional em quem tem vitiligo. Situações estressantes, como a perda de um ente querido, brigas familiares, demissão, entre outros traumas do dia a dia podem desencadear o início da doença”, explica a dra.

Quem pode ter vitiligo?

O vitiligo é uma condição genética crônica e de origem autoimune caracterizada pela perda da coloração da pele em certas áreas do corpo. Por ser uma doença genética, somente pessoas com predisposição é que podem desenvolvê-la.

Como atrasar o vitiligo?

Como prevenir o vitiligo?
  1. Controle do estresse – que é um fator gatilho para desencadear ou piorar crises;
  2. Evitar roupas apertadas – ou que provoquem atrito sobre a pele afetada pelo vitiligo;
  3. Usar filtro solar diariamente – inclusive em ambientes com luz artificial.

Como retardar o vitiligo?

Corticoides tópicos. São considerados a primeira linha de tratamento e consistem em cremes aplicados sobre as manchas despigmentadas para atrasar ou estabilizar a progressão da doença.

Tem como acelerar o processo de vitiligo?

O Opzelura, um creme recentemente aprovado pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos), permitirá a repigmentação das manchas dos pacientes que têm vitiligo, uma doença autoimune que provoca a descoloração progressiva da epiderme, a camada visível da pele.

Como começa a doença de pele vitiligo?

Isso acontece por conta da alteração na quantidade de melanócitos, células que produzem a melanina. Essa proteína é a responsável pela pigmentação da pele e, em sua ausência, temos uma descoloração da mesma. Importante ressaltar que o vitiligo não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra.

Qual a vitamina responsável pela pigmentação da pele?

A vitamina C reduz a produção da enzima tirosinase, responsável pela produção da melanina, pigmento que dá cor a pele, mas que também pode gerar distúrbios pigmentares e manchas. Assim, essa vitamina consegue clarear os melasmas e manchas de sol, além de reduzir as imperfeições causadas pela acne.

Qual o tipo de mancha na pele devo me preocupar?

Geralmente, você deve se preocupar com manchas assimétricas, de bordas irregulares, múltiplas colorações ou que apresente algumas mudanças com o tempo, esses tipos de manchas podem indicar desde alergias e infecções até problemas mais graves como o câncer de pele.

Por que te dá El vitiligo?

Normalmente, a cor do cabelo e da pele é determinada pela melanina – o pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos. O vitiligo ocorre quando as células que produzem melanina morrem ou param de funcionar.

O que agrava o vitiligo?

A maior parte das pessoas com vitiligo não manifesta outros sintomas, mas alguns pacientes costumam relatar sensibilidade e dores na área afetada, além de complicações como queimaduras solares, câncer de pele e sintomas emocionais (estresse, por exemplo), que podem agravar o quadro.

Qual a diferença de pano branco e vitiligo?

Vitiligo faz mancha acrômica ( totalmente branca - sem cor ), já o chamado pano branco ( Ptiríase Versicolor ) pode causar lesões de cores diferentes ( por isso "versicolor" ), inclusive mais claras, mas nunca tão brancas qto às do Vitiligo!

Artigo anterior
Quando deve ser emitida a ART?
Artigo seguinte
Como converter a voz em texto no WhatsApp?