Como surgiu o concreto armado?

Perguntado por: Yara Luana de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)

Considera-se que o cimento armado surgiu na França, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela História sendo um barco, do francês Lambot, o qual foi apresentado oficialmente em 1855. O barco foi construído com telas de fios finos de ferro preenchidas com argamassa.

Qual a origem do concreto armado?

Foi Joseph Monier quem inventou o primeiro concreto armado em 1849. Ele foi quem quem fez cubas e tubos de concreto armado com o uso de aço. O concreto armado, portanto, combina a capacidade à tração do metal e à compressão do concreto para suportar elevadas cargas. Ele recebeu a patente por essa invenção em 1867.

Quem inventou o concreto armado?

A história do concreto moderno

A origem do concreto como conhecemos hoje começou no ano de 1756, quando John Smeaton o desenvolve através da mistura de agregado graúdo e cimento. Em 1793, ele construiu o Eddystone Lighthouse em Cornwall, na Inglaterra, já utilizando o cimento hidráulico.

Como ocorreu o desenvolvimento do concreto armado no Brasil?

No Brasil, pouco se sabe do início da utilização do concreto armado. ... Acredita-se que os primeiros cálculos de estruturas em concreto armado no país foram realizados por Carlos Euler e seu auxiliar Mario de Andrade Martins Costa em um projeto de uma ponte sobre o rio Maracanã, por volta de 1908.

Quando surgiu o cimento no Brasil?

No Brasil, as primeiras iniciativas para a fabricação de cimento ocorreram no final do século XIX. O ano de 1926 foi um marco para a indústria do cimento no Brasil, com a inauguração da fábrica Companhia Brasileira de Cimento Portland, em Perus.

Como Nasceu o Concreto Armado

18 questões relacionadas encontradas

Por que o concreto armado e o sistema estrutural mais utilizado no Brasil?

O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. ... Uma estrutura em 'armado' é mais durável do que qualquer outro sistema de construção.

Como era conhecido inicialmente o concreto armado?

1796 – Cimento Romano de James Parker, Inglaterra

Este material, primeiramente conhecido como cimento de Parker e depois como cimento romano era feito a partir de “nódulos” encontrados em vários lugares na Inglaterra.

Onde surgiu o concreto projetado?

O concreto projetado foi utilizado no Brasil desde os anos 1950 em pequenos trabalhos de estabilização de taludes e reparo em estruturas de concreto. O sistema chamado “via úmida” surgiu no inicio dos anos 70. ... Página criada para discutir e divulgar a geotecnia brasileira. Pint Art's letreiros e cartazes.

Quem inventou o bloco de concreto?

Joseph Aspdin, químico inglês, criou o concreto em 1824. O conceito se baseia na mistura de cimento, argila e pedras que, após a secagem da massa, se torna sólida.

Qual foi a primeira obra civil de concreto armado?

Atribui-se a descoberta do concreto armado a Joseph- Louis Lambot, um agricultor francês, que em 1849 realizou a construção da primeira estrutura de concreto armado: um barco!

Quando foram utilizados os primeiros cimentos?

A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado.

O que é a idade do concreto?

Em geral, os ensaios são realizados na idade padrão de 28 dias, convencionando-se que esta é a idade em que a estrutura deverá entrar em carga.

Como é feito o concreto armado?

O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto. O aço é resistente à tração (movimentos laterais), enquanto o concreto tem alta resistência a compressão (movimentos verticais).

Como se faz o concreto armado?

Para a composição do concreto armado, pode-se indicar esquematicamente: 1) cimento + água = pasta 2) pasta + agregado miúdo = argamassa 3) argamassa + agregado graúdo = concreto 4) concreto + armadura de aço = concreto armado.

Qual é a composição do concreto?

Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.

O que é concreto projetado?

O concreto projetado não é um produto novo. Trata-se do mesmo concreto usado normalmente, à base de água, areia, cimento e brita. O que muda é a técnica de aplicação, que usa um mangote de alta pressão para lançar o produto com grande velocidade sobre a base.

Como fazer concreto projetado?

Para aplicar o concreto projetado, é normal a utilização de um aditivo de acelerador de pega, assim como a utilização de fibras para concreto no meio da mistura, que podem substituir até mesmo as armaduras convencionais. Em se tratando do cimento, não há restrições a serem adotadas.

O que é concreto projetado via seca?

Concreto projetado Via Seca: preparado a seco. A adição de água é feita junto ao bico de projeção, instantes antes da aplicação; Concreto projetado Via Úmida: preparado com água e desta forma conduzido até o local da aplicação.

Como era feito o cimento antigamente?

A mistura era feita com cinzas vulcânicas, cal e um ingrediente especial – água do mar. Os elementos dessa “receita original” formam um mineral chamado tobermorita aluminosa, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo.

Quem inventou o cal?

Os primeiros vestígios de produção industrial de Cal Viva surgem no Egipto, cerca de 3000 anos AC. De fato, as famosas pirâmides foram construídas com grandes blocos de calcário, ligados entre si por um cimento constituído por uma mistura de cal e gesso.

Como era o cimento na antiguidade?

O cimento na Antiguidade

Também os gregos e os romanos fizeram uso de materiais semelhantes ao cimento: monumentos como o Panteão e o Coliseu, em Roma, apresentam em sua construção um tipo de cimento mais sofisticado, composto por uma mistura de areia, calcário calcinado, cinzas vulcânicas e pedaços de telha.

Qual a importância da utilização do concreto armado?

Aumenta a durabilidade e a resistência da construção

Além de ser um material durável, o concreto armado é impermeável e possui alta resistência a influências atmosféricas e desgastes mecânicos, como choques e vibrações. Também é resistente à corrosão.

Por que o concreto é tão utilizado como material construtivo?

Duas propriedades do concreto que o destacam como material construtivo são: sua resistência à água – diferentemente do aço e da madeira, o concreto sofre menor deterioração quando exposto à água, razão de sua utilização em estruturas de controle, armazenamento e transporte de água – e sua plasticidade – que possibilita ...

Por que é importante o estudo das estruturas de concreto armado?

Devido a armadura de concreto estrutural, esse sistema construtivo tem alta resistência à compressão em relação a outros materiais. Além disso, o concreto armado é bastante resistente ao desgaste mecânico como choques e vibrações.

Artigo anterior
Qual o objetivo das oficinas pedagógicas?
Artigo seguinte
Como funciona o seguro no caso do PT?