Como surgiu a profissão de Serviço Social no Brasil?
Perguntado por: Vítor Gomes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (35 avaliações)
O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica.
Como surgiu o Serviço Social no Brasil Resumo?
No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 1940 e 1950, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.
Como surgiu a profissão de Serviço Social?
Em 1869 é fundada a sociedade de organização da caridade em Londres, marco para a organização da Assistência Social. Além de levantar a questão da necessidade de haver instituições que forme profissionais para atuar na área da assistência Social. A primeira escola de Serviço Social do mundo surge em Amstardã, em 1899.
Qual era o principal objetivo do Serviço Social quando surgiu no Brasil?
Cujo objetivo era controlar as insatisfações e o pauperismo popular, advindas da relação entre o capital x trabalho. O Serviço Social no Brasil se dá vinculado à Igreja para a recuperação e a defesa de seus interesses junto às classes subalternas e à família operária “ameaçada” pelas ideias comunistas.
Quem foi a primeira assistente social do Brasil?
Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.
Aula 1 - Surgimento do Serviço Social no Brasil (Fundamentos do SS).
Quando foi criada a primeira Escola de Serviço Social no Brasil?
“Em 1936 surgia a primeira Escola de Serviço Social no Brasil, uma iniciativa vinculada à Igreja Católica cuja intenção era 'reduzir' as expressões da questão social e disciplinar a força de trabalho”, conta Maurílio. De lá para cá, a profissão passou por diversas transformações.
Quem foi iamamoto para o Serviço Social?
CFESS - Conselho Federal de Serviço Social. Grande notícia para o Serviço Social brasileiro: a assistente social e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marilda Iamamoto, foi agraciada com o prêmio Katherine Kendall, concedido pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets).
Qual o principal objetivo da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social?
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) é uma entidade Acadêmico Científica que coordena e articula o projeto de formação em serviço social no âmbito da graduação e pós graduação.
Qual os determinantes sociais importantes para o surgimento da profissão no cenário brasileiro?
O surgimento e desenvolvimento do Serviço Social como profissão é resultado das demandas da sociedade capitalista e suas estratégias e mecanismos de opressão social e reprodução da ideologia dominan- te.
Quais bases se iniciou a formação dos assistentes sociais brasileiros?
No contexto da gênese da profissão no Brasil, na década de 1930, a formação profissional dos primeiros assistentes sociais foi tributária da in- fluência do humanismo cristão e do neotomismo. Uma formação profissional com forte influência da doutrina social da Igreja Católica e do modelo for- mativo franco-belga.
Como era visto o assistente social antigamente?
O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. O país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.
Quando surgiu o Serviço Social de grupo?
A emergência e institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho ocorre nos anos 1920 e 1930, sob influência católica europeia. Com ênfase nas ideias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de Caso, a técnica está a serviço da doutrina social da Igreja.
Quais as fases históricas do Serviço Social?
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e téc- nica do trabalho, que emerge e se gesta entre os anos de 1930 e 1940, no contexto de aprofundamento do capitalismo monopolista brasileiro e do re- conhecimento da questão social.
O que fundamenta o Serviço Social?
O objeto do Serviço Social se coloca, então, como a situação social problema: “... o Serviço Social atua na base das inter-relações do binômio indivíduo-sociedade. [...] Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais.
Quais são as duas teses que justificam o surgimento do Serviço Social?
Carlos Montaño no livro “A natureza do Serviço Social”, apresenta duas teses sobre a natureza do Serviço Social: a perspectiva endogenista e a perspectiva histórico-crítica.
Que elementos são fundamentais para compreender o surgimento e desenvolvimento de uma política social em um contexto Sócio-histórico?
É possível sinalizar alguns aspectos que constituem elementos empíricos de análise para delineamento do quadro institucional que conforma a política ou programa social avaliado: 1) os direitos e benefícios estabelecidos e assegurados; 2) o financiamento (fontes, montantes e gastos); 3) gestão (forma de organização) e ...
Quantos são os princípios fundamentais do código de ética do Serviço Social?
Comentário: Princípios Fundamentais: Liberdade - valor ético central – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
Quais são as principais entidades representativas do Serviço Social brasileiro?
As principais entidades do serviço social brasileiro são: o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).
Qual o papel do Cfess?
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
O que são as Diretrizes Curriculares do Serviço Social?
As diretrizes curriculares do curso de Serviço Social expressam a historicidade de uma profissão que “se transforma ao transformarem-se as condições e as relações sociais nas quais ela se inscreve” (ABESS/CEDEPSS,1997, p. 60).
Quais os principais autores do Serviço Social?
- 2) Vicente de Paula Faleiros - Saber Profissional e Poder Institucional. ...
- 3) Maria Irene de Carvalho - Ética Aplicada ao Serviço Social Dilemas e Práticas Profissionais.
É necessário alimentar os sonhos iamamoto?
“O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar sonhos e concretizá-los dia a dia no horizonte de novos tempos: mais humanos, mais justos e mais solidários”. (Marilda Iamamoto).
Qual o primeiro campo de atuação do assistente social?
Suas principais áreas de atuação são assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho, entre outras. Os campos de trabalho são administração pública, empresas privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais.
Quando foi criada a segunda escola de Serviço Social no Brasil?
Em 1937, foi fundada a segunda Escola de Serviço Social na PUC do Rio de Janeiro, e em 1940, a terceira no Recife. A perspectiva de ação para o Serviço Social, nesse primeiro momento, é bem delimitada.
Qual foi a primeira Escola de Serviço Social da América Latina?
A primeira Escola de Serviço Social latino-americana foi fundada no Chile, em 1925, por Alejandro Del Rio tendo, como principal influência, a experiência católica belga.
Quantas girafas existem no mundo hoje?