Como surgiram os primeiros documentos e arquivos?

Perguntado por: Isabela Yasmin Valente Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

Os primeiros arquivos surgiram de forma espontânea nos palácios e nos templos. Alguns dos principais arquivos da Antiguidade são: Palácio de Ebla na Síria, Arquivo do Templo de Medinet no Egito no Séc. XII a.c.. Os Hititas[3] foram os primeiros povos a construir um edifício especial para arquivos, no Séc.

Quando foi criado o primeiro arquivo?

Pensa-se que os arquivos, como instituição, tiveram a sua origem na antiga civilização grega. Nos séculos V e IV A.C. os atenienses guardavam no Metroon, templo da mãe dos deuses, os tratados, leis, minutas da assembleia popular e outros documentos oficias.

Qual a origem dos documentos?

Os mais antigos documentos, forjados em tabuletas de argila e com um selo de assinatura do escriba, foram encontrados na Mesopotâmia e são anteriores ao próprio Código de Hamurabi, que data de 1700 a.C.

Onde surgiu o termo arquivo?

Arquivo é uma palavra de origem latina, archivum, proveniente do grego archeîon. O vocábulo latino passou para as línguas modernas ocidentais como arquivo em português, Page 3 archivo em espanhol, archives em francês e inglês, archivio em italiano e archiv em alemão.

Quando surgiu os primeiros arquivos nacionais?

O Arquivo Nacional foi criado pelo regulamento n. 2, de 2 de janeiro de 1838, com o nome de Arquivo Público do Império, visando a guarda dos documentos relativos à memória nacional e à administração do Estado, num período em que o governo buscava consolidar a nação independente e estruturar suas instituições.

COMO TIRAR TODOS OS DOCUMENTOS EM 5 DIAS | primeiros documentos em Portugal 2021

30 questões relacionadas encontradas

Qual foi o primeiro país a criar um Arquivo Nacional e por quê?

É a partir do Decreto do dia 12 de setembro de 1790, na França, que é criado pela primeira vez na história uma instituição de custódia documental pertencente à nação.

Qual a função do Arquivo Nacional?

O Arquivo Nacional (AN) é um órgão público brasileiro. Subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, é responsável pela gestão, preservação e difusão de documentos da administração pública federal.

O que é o conceito de arquivo?

O arquivo é o conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma entidade no decurso das ações em prol de uma missão.

Quem foram os primeiros povos a arquivar documentos e com qual intenção?

Os sumérios deram pois a sua contribuição para o aparecimento do arquivo através da necessidade de registar a produção agrícola com os seus caracteres em escrita cuneiforme, das escritas mais antigas do mundo, permanecendo cerca de 3500 anos, em placas de argila, guardadas nos locais já referidos.

O que é arquivamentos?

Arquivamento é o processo de mover dados ou documentos que deixaram de ser utilizados frequentemente e estão no ambiente operacional para outra área, geralmente de menor custo.

Quando surgiu os documentos pessoais?

Em 1968, pelo Decreto-Lei 401 de 30 de dezembro de 1968, esse Registro das Pessoas Físicas foi transformado no Cadastro de Pessoas Físicas, que hoje conhecemos como CPF.

Quem criou a documentação e quais os objetivos da documentação?

A documentação nasceu de um movimento surgido no final do século XIX e início do século XX, na Europa, com o objetivo de encontrar alternativas para organizar a massa crescente de documentos produzidos no período.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Qual foi o primeiro arquivo?

Segundo Reis (2006), o primeiro arquivo no mundo grego surgiu cerca de 460 a.C. criado porÉfialtes, estes arquivos se localizavam ao sul da Ágora[7] e se situavam em templos e dependências do Senado.

Qual a evolução dos arquivos?

Os arquivos do início da Idade Moderna trouxeram em si a influência daqueles que se formaram durante o declínio das civilizações desenvolvidas na Antiguidade e na Idade Média, sendo dotados de uma visão exclusivista de guarda dos documentos, enquanto instrumentos da administração, para uso restrito do governo.

Qual é o objetivo do arquivo?

Objetivo do arquivo

No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.

Qual a finalidade da gestão de documentos?

Gestão de documentos é o nome dado ao conjunto de processos implementados por uma instituição com o objetivo de garantir a produção, o arquivamento e o uso adequado de seus registros mais importantes. A ideia é simplificar o uso desses papéis no dia a dia, tornando a busca por dados mais fácil, organizada e segura.

Quais as teorias das três idades?

Teoria das Três Idades
  • Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. ...
  • Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. ...
  • Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido.

O que é a teoria das três idades?

A Teoria das Três Idades corresponde às fases de um documento, compreendidas desde a sua produção até o destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

O que é arquivo de um exemplo?

Exemplos de Arquivos

Cada texto que você salva no Word, é um arquivo de texto. Cada imagem que você salva no Paint é um arquivo de imagem. Cada planilha que você salva no Excel é um arquivo de planilha.

Quais são os tipos de arquivamento?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Qual a importância de um arquivo?

Os arquivos nos servem de prova, contam histórias e constroem narrativas e identidades, resgatam memórias e nos ajudam a gerir nossas vidas de uma maneira mais organizada.

Qual a função social do arquivo?

O documento de arquivo passa desempenhar, além de suas atribuições de usos administrativos e histórico, um papel cultural importante para a inserção do indivíduo em sua sociedade. Portanto, incorpora valor social que deve ser observado tanto pela entidade de guarda, quanto pela sociedade que o produziu.

Qual a importância do Arquivo Nacional para o Brasil e para a nossa nação?

A missão do Arquivo Nacional, por sua vez, é salvaguardar e preservar os registros de nosso governo, garantindo que as pessoas possam descobrir, usar e aprender com este patrimônio documental. ... O Arquivo Nacional, criado em 1838 (antigo Arquivo Público do Império), é detentor dos registros do país.

Que documentos podem ser encontrados no Arquivo Nacional?

Os documentos sob custódia do Arquivo Nacional estão abertos a todos os cidadãos que necessitam comprovar seus direitos e aos pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, que encontram, na Instituição, fontes para a produção de trabalhos monográficos, dissertações, teses, filmes, livros, campanhas publicitárias, ...

Artigo anterior
O que é um material sustentável?
Artigo seguinte
O que acontece quando o juiz se declara incompetente?