Como surge a depressão?

Perguntado por: Manuel Flávio Pacheco de Simões  |  Última atualização: 21. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

Ela pode tanto surgir sem motivo aparente como ser a consequência de um evento importante, como divórcio, falência, perda de emprego ou perda de uma pessoa próxima. Estes acontecimentos são os chamados gatilhos, que desencadeiam sentimentos de tristeza e, em certos casos, a depender da predisposição, a depressão.

O que leva uma pessoa a ter depressão?

Embora qualquer pessoa esteja sujeita a desenvolver depressão, existem alguns fatores de risco que potenciam o seu aparecimento, como a situação económica desfavorável, desemprego, acontecimentos de vida (morte de um ente querido, rutura de um relacionamento, pós-parto...) ou até a ocorrência de doenças físicas.

Como é o início de uma depressão?

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Quais as principais causas da depressão?

Existem alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão.
  • Histórico familiar.
  • Transtornos psiquiátricos correlatos.
  • Estresse crônico.
  • Ansiedade crônica.
  • Disfunções hormonais.
  • Excesso de peso.
  • Sedentarismo e dieta desregrada.
  • Vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas)

Como surgiu a depressão?

A depressão é uma doença que pode ser ocasionada por uma disfunção bioquímica no cérebro devido a alterações nos neurotransmissores. Os principais são a serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis por proporcionar sensação de bem-estar aos indivíduos.

O que causa a Depressão?

23 questões relacionadas encontradas

Quais são as 5 fases da depressão?

Estas fases são compostas pelas seguintes etapas: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, fazendo com que a pessoa passe por um longo processo até a cura daquela dor.

O que acontece no cérebro de uma pessoa com depressão?

Um estudo publicado na revista Molecular Psychiatry provou de uma vez por todas que a depressão recorrente encolhe o hipocampo – uma região do cérebro responsável pela formação de novas memórias – levando a uma perda da função emocional e comportamental.

Qual a parte do corpo que a depressão afeta?

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

Como fica a pessoa com depressão?

Por isso, é fundamental saber reconhecer os sinais e sintomas da depressão, que aparecem na maior parte dos casos, como: Sentimentos de tristeza e angústia na maior parte do tempo; Perda de prazer em atividades que normalmente gostava de praticar.

Quais são os 4 tipos de depressão?

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.
  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Qual exame para saber se tem depressão?

Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

Qual é o primeiro estágio da depressão?

Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas. Sensação de vazio. Irritabilidade. Raciocínio mais lento.

Como tentar sair da depressão?

Veja detalhes abaixo!
  1. Fazer atividades físicas. As atividades físicas são ótimos remédios naturais para a depressão, ansiedade, transtorno do pânico e outros transtornos mentais. ...
  2. Sair com amigos. ...
  3. Praticar meditação. ...
  4. Fazer voluntariado. ...
  5. Ter um hobby. ...
  6. Exercitar a gratidão. ...
  7. Encontrar grupos de apoio. ...
  8. Fazer um curso.

O que pode piorar a depressão?

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

Quem é mais propenso a ter depressão?

As mulheres são mais propensas a sofrer de depressão no Brasil do que os homens. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a prevalência de depressão entre mulheres brasileiras é de 5,1%, enquanto entre os homens é de 2,6%.

Por que a depressão vai e volta?

Fatores de estilo de vida, como falta de sono, má alimentação, sedentarismo e uso excessivo de álcool ou drogas, podem desempenhar um papel na recorrência dos sintomas da depressão.

O que é uma depressão silenciosa?

Uma das características mais assustadoras da depressão é o fato de ser uma doença silenciosa. Ela atinge pessoas diferentes de forma diferente. É uma doença biológica, às vezes geneticamente determinada, com influência de fatores pessoais e externos.

Quando a depressão é grave?

A depressão profunda é o termo popularmente utilizado para descrever o estágio mais grave dessa doença, que transmite para a pessoa, a sensação de estar sendo dominado por essa tristeza sem fim e de não possuir mais controle sobre si.

Como saber se uma pessoa sofre de depressão ou está fingindo?

Sintomas mais comuns: perda de prazer nas atividades, sensação de inutilidade, insônia, ideias de morte ou suicídio. Tropeços de quem finge: dizer que está triste, mas não aparentar a tristeza, ou exagerar num grau que não teria permitido sequer ir até a perícia.

O que a depressão causa na boca?

Mau Hálito (Halitose): A depressão pode levar a mudanças nos hábitos de higiene bucal, como escovação irregular dos dentes e falta de cuidado com a língua, o que pode contribuir para o mau hálito; Bruxismo: A depressão muitas vezes está associada ao bruxismo, que é o ranger ou apertar dos dentes.

O que não se deve dizer a uma pessoa com depressão?

Confira 10 sugestões do que você deve evitar dizer a uma pessoa que enfrenta a depressão
  • 1 - Comparar a situação da pessoa deprimida com a de outras pessoas. ...
  • 3 - Perguntar à pessoa deprimida o que tem de errado com ela. ...
  • 4 - Pedir para “simplesmente seguir em frente” ou “sair dessa” ...
  • 5 - Isso é algo da sua cabeça.

Qual é o tipo de depressão mais grave?

Depressão psicótica: a forma mais grave do transtorno. Além de tristeza, o paciente sempre apresenta sintomas psicóticos como alucinações e delírios. "É uma alteração dos cinco sentidos. Você pode ouvir e ver coisas, sentir cheiros e até toques na pele", explica Dickeman.

Porque tem umas pessoas que entram em depressão e outras não?

É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. Algumas pesquisas genéticas indicam que o risco de depressão resulta da influência de vários genes que atuam em conjunto com fatores ambientais ou outros. Alguns tipos de depressão tendem a ocorrer em famílias.

Como se sente uma pessoa que toma antidepressivo?

Os efeitos mais comuns são enjoo, tontura, boca seca, constipação intestinal, visão turva, taquicardia, sudorese, tremores e alterações no apetite. Essas ocorrências duram de um a dois meses e, portanto, no início de tratamento, o médico vai avaliar a tolerabilidade do paciente.

Qual é o nome do hormônio da tristeza?

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4.

Artigo anterior
Como limpar o queimado do fogão?
Artigo seguinte
Qual a importância da segurança de trabalho?