Como solicitar Outorga Onerosa?

Perguntado por: Ivo Rui Brito de Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (25 avaliações)

Após realizar o cadastro e login, na página "Serviços on-line", dentre as opções de "Tipo de Serviço", selecione "Certidão de Outorga Onerosa do Direito de Construir" . O formulário referente ao serviço deverá ser preenchido na tela, e anexados todos os documentos necessários, que deverão estar digitalizados em PDF.

Quanto custa uma Outorga Onerosa?

O cálculo do desconto, detalhado no Art. 83 da Lei 16.402/16, leva em conta a área do terreno, o CA de projeto e um fator de acordo com o grau de certificação, que vai de R$ 40 a 120 por m². Mais regramentos específicos também são dados pelo Decreto 57.565/2016.

Quem tem Direito a Outorga Onerosa?

O CA básico garante o direito básico de uso da propriedade. ... A Outorga Onerosa do Direito de Construir nada mais é que uma concessão emitida pelo poder público para que o proprietário do imóvel construa acima do coeficiente básico estabelecido mediante o pagamento de uma contrapartida financeira.

Quando se aplica Outorga Onerosa?

A outorga onerosa só é aplicada em áreas dotadas de completa infraestrutura urbana, de forma que a cidade possa crescer de forma compacta. As Operações Urbanas Consorciadas, importante instrumento de urbanismo, são regidas por leis próprias.

Como é feito o cálculo da Outorga Onerosa?

C = (At/Ac) x V x Fs x Fp x Fr, onde:
  1. C – significa a contrapartida financeira relativa a cada m² de potencial construtivo adicional;
  2. At – significa a área de terreno em m²;
  3. Ac – significa a área construída computável total do empreendimento em m²;

Tutorial Cálculo de Outorga Onerosa

45 questões relacionadas encontradas

O que é cálculo de outorga?

O cálculo da taxa de outorga enseja a estruturação de uma metodologia própria e a eleição de matrizes econômicas adequadas para a apuração da justa retribuição representada pela utilização e exploração econômica dos bens e ativos públicos vinculados a prestação dos serviços.

Como calcular outorga onerosa Goiânia?

Para o cálculo da contrapartida financeira a ser oferecida quando da Outorga Onerosa do Direito de Construir, considera-se tabela de Preço Público o valor Referencial do Custo Unitário Básico de Construção (CUB) constante da Tabela elaborada pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás – SINDUSCON-GO.

O que é a Outorga Onerosa?

A Outorga Onerosa do Direito de Construir constitui a prerrogativa que o proprietário de imóvel tem de edificar acima do limite permitido em virtude de contraprestação financeira.

Para que serve a outorga?

A Outorga é o ato administrativo que expressa os termos e as condições mediante as quais o Poder Público permite o uso de recursos hídricos por um prazo determinado.

Para que seja implementado o plano diretor Participativo Deve-se primeiro?

Soluções possíveis: o primeiro passo é entender qual é a cidade que se quer, incluindo aspectos sociais, econômicos e ambientais, antes de se definir diretrizes para o plano diretor em si.

O que é o direito de preempção?

É o direito de preferência que tem o vendedor de um bem no caso do comprador querer vendê-lo após a sua aquisição. Este direito, que também é denominado direito de prelação, pode ser convencional, quando assim for acertado entre as partes, ou legal, no caso da venda de bem desapropriado pelo poder público, por exemplo.

O que significa direito de construir?

O direito de construir constitui “emanação do direito de propriedade. Assegura ao proprietário a faculdade de usar e dispor do que lhe pertence, como lhe aprouver (CC, art. 1.228), nele incluído a de edificar as construções que quiser.

Qual a diferença entre outorga onerosa do direito de construir e operação urbana consorciada?

Outorga Onerosa vs CEPAC

Note que com a Outorga Onerosa, na maioria das vezes os recursos captados através da venda de potencial adicional não são reinvestidos na mesma região, já com CEPACs, tais recursos são obrigatoriamente reinvestidos.

Como calcular a taxa de ocupação?

Para fazer o cálculo da taxa de ocupação basta somar o total construído do primeiro pavimento com a área excedente dos outros pavimentos e dividir esse valor pela área total do terreno.

O que é Odir?

As 31 Regiões Administrativas do Distrito Federal devem realizar a cobrança de Outorga Onerosa de Alteração de Uso (Onalt) e do Direito de Construir (Odir) para expedir alvará de construção ou de funcionamento.

O que é CA máximo?

C.A Máximo: determina o valor máximo que pode ser construído no seu terreno, por exemplo. Supondo que C.A Máximo = 4, significa que você pode construir até 4 vezes o valor de metragem do seu terreno. Se seu terreno tem 100m² e um C.A Máximo de 4, sua obra pode construir até 400m².

Quem precisa solicitar outorga de uso de água?

A outorga de direito de uso de recursos hídricos deve ser solicitada por todo usuário que fizer uso ou pretenda utilizar a água nas seguintes situações:
  • Derivação ou captação de águas, superficiais ou subterrâneas (rios, lagos e mananciais);
  • lançamento de esgoto sanitário ou efluente líquido industrial em corpo d'água;

Quem faz outorga?

A Agência Nacional de Águas (ANA) é a responsável por emitir outorgas para rios, reservatórios, lagos e lagoas sob o domínio da União, que são aqueles corpos de água que passam por mais de um estado brasileiro ou por território estrangeiro.

Quais são os tipos de outorga?

Dentre os tipos de outorga existem duas modalidades que são exigidas para situações distintas, são elas: a outorga prévia e a outorga de direito.

O que é o solo criado?

São Paulo: 1997), solo criado são os solos edificáveis artificiais, suportados pelos solos naturais dos lotes.

Qual é a diferença entre solo criado e a transferência do direito de construir?

Porém, é importante diferenciar a outorga onerosa do direito de construir do conceito de solo criado. Enquanto o termo solo criado implica o apenas a ideia de aumento do solo edificável, a Outorga Onerosa do Direito de Construir implica o ônus pela aquisição do direito de construir.

São Paulo Plano Diretor?

O PDE (Plano Diretor) é a Lei municipal 16.050/2014 que orienta o desenvolvimento e crescimento da capital para atender às necessidades coletivas da população e tem como objetivo, tornar a cidade mais inclusiva, ambientalmente responsável, produtiva e, sobretudo, melhor para as pessoas.

Como funciona a operação urbana consorciada?

Operações urbanas consorciadas são intervenções pontuais realizadas sob a coordenação do Poder Público e envolvendo a iniciativa privada, empresas prestadoras de serviços públicos, moradores e usuários do local, buscando alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.

Onde são definidas as operações urbanas consorciadas?

A operação urbana consorciada constitui um dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade para a ordenação do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade pelo Município, a ser concretizada sob o definido no planejamento urbano, especialmente por meio do Plano Diretor.

O que é operação urbana simplificada?

A Operação Urbana Simplificada, sempre motivada por interesse público, destina-se a viabilizar intervenções tais como: tratamento urbanístico de áreas públicas; abertura de vias ou melhorias no sistema viário; implantação de programa habitacional de interesse social; implantação de equipamentos públicos; recuperação do ...

Artigo anterior
O que acontece se descumprir ordem judicial?
Artigo seguinte
É possível ao usufrutuário propor ação reivindicatória para a defesa de seu usufruto vitalício?