Como solicitar o PPP para aposentadoria?

Perguntado por: Emanuel Carvalho de Cardoso  |  Última atualização: 5. März 2022
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Para solicitar o PPP para aposentadoria, é necessário apenas solicitar o documento para a mesma. Normalmente, o setor que cuida da documentação do trabalhador é o RH, mas pode haver outro setor responsável. É importante fazer o pedido de uma maneira que você tenha um registro da solicitação.

Como fazer o pedido do PPP?

O primeiro passo para conseguir o PPP é simplesmente pedir para empresa. Normalmente o setor que cuida disso é o RH. Se não for o RH, eles vão saber te informar para quem pedir da empresa. Procure fazer este pedido de uma forma que você tenha o registro da solicitação.

Como emitir o PPP pela internet?

Como emitir o PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário?
  1. Acesse o menu ARQUIVO, OUTROS, RESPONSÁVEIS - PPP, e clique na opção: ...
  2. No campo FILIAL, informe o código da filial e clique no botão [Incluir];
  3. Defina as informações das colunas: ...
  4. Para salvar as informações, clique no botão [Gravar];

Quem fornece o PPP?

A responsabilidade pela emissão do PPP é: Da empresa empregadora, no caso de empregado; Cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperados filiados; Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, no caso dos Trabalhadores Portuários Avulsos – TPA; e.

Que documento é PPP para aposentadoria?

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento que deve ser apresentado pelo trabalhador para comprovar que desempenha suas atividades de trabalho exposto a agentes insalubres, acima do limite tolerado pela lei. ... O PPP é preenchido conforme o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.

PPP: O Documento Mais Importante da Aposentadoria e Como Conseguí-lo

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O que substitui o PPP?

Via de regra, o PPP é o principal e insubstituível documento apto a comprovar a especialidade do labor desenvolvido sob condições de risco (ruído, vibrações, radiação, compostos químicos, eletricidade, etc.). ... Porém, a Jurisprudência tem permitido a substituição do PPP por DECLARAÇÃO. Isso mesmo!

Como incluir PPP no meu INSS?

Para isto, siga os passos abaixo:
  1. Entre no site do Meu INSS;
  2. Faça seu login e selecione no canto esquerdo “Agendamentos/Requerimentos”;
  3. Clique em “Novo requerimento” e selecione o benefício APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (esta opção serve tanto para a aposentadoria comum tanto para Aposentadoria Especial).

Como fazer um PPP passo a passo?

O PPP é elaborado pela empresa, com base, principalmente, no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho. Assim, seu preenchimento de forma correta é essencial.

Como saber se tenho direito ao PPP?

Todos empregados tem direito ao PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), independente da profissão ou atividade na empresa. Isso mesmo! Mesmo os empregados que não tem direito a aposentadoria especial tem direito ao PPP.

Como saber se o PPP dá direito a aposentadoria especial?

Para isso, o profissional precisa solicitar ao empregador os documentos de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT). Com esses documentos, quem recebe periculosidade tem direito à aposentadoria especial.

Quanto vale um ano de trabalho insalubre?

Para cada ano trabalhado em condições especiais, o INSS acrescenta um período adicional. No caso dos homens, este período é de 40% a mais. De outro lado, no caso das mulheres, este adicional é de 20%. Caso um homem não tenha trabalhado exposto a condições especiais por 25 anos, o INSS faz uma conversão de tempo.

Como deve ser preenchido o PPP?

A parte "/XX" deve ser preenchida com a UF, com 2 (dois) caracteres alfabéticos. A parte numérica deverá ser completada com zeros à esquerda. Até 40 (quarenta) caracteres alfabéticos. Data em que o PPP é impresso e assinado pelos responsáveis, no formato DD/MM/AAAA.

Como deve ser preenchido o PPP do vigilante?

O PPP deve ser preenchido pela empresa com todas as informa- ções do período em que o trabalhador exerceu suas funções. Também deve contar quais são os riscos que ele estava exposto durante sua atividade profissional.

Quem avalia o PPP no INSS?

O documento estabelece que “quando da análise do PPP pela Perícia Médica Previdenciária, seja observado que o campo de registro de responsável pela monitorização biológica deverá ser preenchido obrigatoriamente pelo médico do trabalho da empresa”.

Como averbar insalubridade no INSS?

"a comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho, expedido por médico do trabalho ou engenheiro de ...

Qual o valor do PPP para aposentadoria especial?

Independente do tempo de contribuição (15, 20 ou 25 anos) o valor será: 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição.

Quando a empresa não tem o PPP o que fazer?

O que fazer quando a empresa não tem PPP?
  1. Caso a empresa tenha dado baixa, você pode solicitar a certidão de baixa com o CNPJ da empresa no site da Receita Federal;
  2. Assim, você verifica se há PPP ou LTCAT antigos dessa empresa ou cooperativa, fornecidos para outras pessoas.

Como provar insalubridade sem PPP?

Fotos, advertências, suspensões e até uma declaração do antigo dono da empresa falida, reconhecendo sua atividade especial. A 'prova emprestada', que é quando utiliza o documento de um ex-funcionário que conseguiu fazer uma prova no processo junto ao INSS.

Como provar atividade especial sem PPP?

Comprovar o período especial sem PPP
  1. Como posso comprovar o período especial sem PPP? ...
  2. Passo 1 – Comprove que você não conseguiu o PPP. ...
  3. Passo 2 – Comece a agir. ...
  4. Passo 3 – PPP de empresas falidas. ...
  5. Passo 4 – Laudo por similaridade. ...
  6. Passo 5 – Perícia judicial por similaridade. ...
  7. Passo 6 – Testemunhas. ...
  8. Conclusão.

Como é contado o tempo de trabalho com insalubridade?

Popularmente, se diz que o homem a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 2 anos e a mulher a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 1 ano. O cálculo de conversão para a mulher é a quantidade de anos insalubres x 1.2 e do homem, os anos de tempo especial x 1.4.

Quanto tempo a insalubridade diminui na aposentadoria?

Em geral, a aposentadoria especial por insalubridade vai ser concedida com 25 anos de contribuição em atividade insalubre. Porém, alguns casos que são expostos a agentes demasiadamente nocivos à saúde, como trabalhadores em minas de carvão, pode haver redução para 20 ou 15 anos de contribuição nesta atividade.

Como é feito o cálculo da insalubridade?

Depois é necessário saber o grau de insalubridade: grau de 10%, grau médio de 20%, ou grau maior de 40%.
...
O cálculo adicional de insalubridade é feito da seguinte forma:
  1. Salário mínimo: de R$1.100,00 (atualizado em 2021)
  2. Grau de insalubridade: Maior grau 40%
  3. Adicional de insalubridade: 1.100x 0,4= R$440,00 ao mês.

Quais são as atividades que recebem os adicionais de periculosidade e de insalubridade?

Como exemplo cita-se o uso de explosivos, inflamáveis, substâncias radioativas ou ionizantes, atividades de segurança pessoal e patrimonial que exponham o empregado a roubos, etc. A periculosidade é definida nos artigos 193 a 196 da CLT e na NR nº 16 do MTE. O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base.

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