Como solicitar o PPP INSS?

Perguntado por: Sebastião Andrade de Miranda  |  Última atualização: 14. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)

Pessoas que tiveram o PPP Eletrônico emitido a partir de 01/01/2023.
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “PPP”; Selecione a empresa e clique em “PDF”. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

Tem como pegar o PPP pela internet?

Dessa forma, não tem como pegar PPP pela Internet pois não há um site único para isso. A única forma de conseguir essa documentação online é no caso improvável da empresa contratante disponibilizar o recurso pela sua intranet ou por um sistema próprio com login e senha para cada funcionário.

Como pegar o PPP pelo meu INSS?

Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, realizar o cadastro e login com CPF e senha e emitir o documento. Acesse aqui o Meu INSS. Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer. No caso, digite “PPP”.

Como ter acesso ao PPP eletrônico?

Siga as seguintes instruções:
  1. Entre no site MEU INSS.
  2. Coloque sua senha Go.br e n° do CPF.
  3. Em seguida, clique em Serviço /Certidões, Declarações e Extratos.
  4. Clique em PPP Eletrônico.
  5. Por fim, verifique se a empresa declarou as informações conforme determina a lei. Pronto!

Quem fornece o PPP para aposentadoria?

O PPP, ou o Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um documento fornecido pela empresa que você trabalhou. Sendo assim, quando você sai do trabalho, a empresa deve entregar o PPP. No entanto, em alguns casos, não é o que a empresa. Nesse sentido, saiba o que fazer quando a empresa não tem PPP.

Aprenda como consultar o PPP eletrônico - Acesso ao portal MEU INSS na WEB

31 questões relacionadas encontradas

Quando posso pedir o PPP?

O PPP deve ser preenchido, atualizado e entregue ao trabalhador no momento da rescisão de contrato de trabalho, especificando se o mesmo esteve sujeito aos agentes nocivos à saúde durante o contrato de trabalho, sob pena de multa mínima, de acordo com o art.

Tem algum documento que substitui o PPP?

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Laudo Pericial feito na Justiça do Trabalho são alguns documentos que substituem o PPP. Eles mostram as condições ambientais em que o trabalhador estava exposto e são válidos para o pedido de aposentadoria no INSS.

Como pedir PPP antigo?

5. Como conseguir o PPP de empresa que fechou?
  1. Procure o sindicato da sua categoria. ...
  2. Procure o síndico da empresa. ...
  3. Consultar processo de falência judicial. ...
  4. Procure os antigos sócios da empresa. ...
  5. Procure processos de aposentadoria de ex-funcionários da empresa. ...
  6. Solicite uma perícia indireta.

Quem emite o PPP eletrônico?

Para trabalhadores autônomos e MEIs, a responsabilidade recai sobre o próprio segurado. Eles devem contratar um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho para avaliar as condições laborais e emitir o PPP.

Quem é o responsável pela assinatura do PPP?

Quem é responsável pela assinatura do PPP? O responsável pela assinatura do PPP é o representante legal da empresa ou alguém que se equipare a ele na função de empregador. Pode ser o representante de Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO do setor portuário), sindicato, cooperativa etc.

É necessário PPP para aposentadoria?

Garantir o direito ao PPP é essencial para que você receba o benefício integral ao se aposentar. Sem o documento, pode ser mais difícil comprovar o tempo de contribuição especial, o que pode resultar na redução do valor da sua aposentadoria.

Como saber se o PPP dá direito a aposentadoria especial?

Quem tem direito ao PPP? Tem direito ao PPP para aposentadoria especial todo trabalhador que realiza atividade insalubre ou perigosa. Ou seja, todos os profissionais, inclusive servidores, que trabalham em ambiente com exposição a agentes nocivos à saúde ou risco à vida ou integridade física, têm direito ao PPP.

Qual o valor do PPP para aposentadoria especial?

Tabela de PPP para aposentadoria

Por exemplo, se um homem trabalhou por 20 anos em uma atividade de médio risco, deve multiplicar 20 x 1,75 = 35 para saber que o seu tempo especial equivale a 35 anos de tempo comum. Se ele tiver mais de 35 anos de contribuição total, pode se aposentar por tempo de contribuição.

O que é PPP para fins de aposentadoria?

O que é o PPP? O PPP é um documento que traz o histórico laboral do trabalhador e as seguintes informações básicas: dados administrativos da empresa e do trabalhador; registros ambientais; etc.

Como era o PPP antes de 2004?

No caso de preenchimento de período anteriores a 2004, o INSS aceita qualquer dos formulários exigidas à época em que o trabalhador exerceu atividades na empresa. O Perfil Profissiográfico Previdenciário também pode ser utilizado para preencher períodos laborado antes de 2004.

Quando o PPP passou a ser eletrônico?

Para períodos trabalhados a partir de 01/01/2023, o PPP em meio eletrônico substitui o PPP em meio físico para comprovação de direitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não se admitindo o PPP físico para períodos trabalhados a contar dessa data.

Quais os documentos necessários para o PPP?

CPF; Formulário de perfil profissiográfico; Carteira de trabalho, e o período de trabalho se for anterior a 1992 (foto, identificação e registro de trabalho na PMSJC).

O que significa PPP na Previdência Social?

O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é um documento histórico-laboral do trabalhador. Ele contém informações da empresa, do profissional, mas principalmente acerca das condições de trabalho, incluindo resultados de monitoração biológica.

O que fazer se não conseguir o PPP?

Se a empresa fechou ou faliu e você não tem o PPP? Nesse caso verifique se ela deixou algum representante legal, massa falida ou procure diretamente um dos sócios da empresa para solicitar o PPP. Além disso você pode buscar informações no site da Receita Federal pelo CNPJ da empresa.

O que fazer se a empresa não fornece o PPP?

Conseguindo o contato, o responsável pela empresa não pode negar o fornecimento do PPP ao trabalhador, caso negue, a melhor opção é formalizar todas as tentativas de acesso ao documento. Esta comprovação será necessária num processo administrativo do INSS ou na Justiça.

Como emitir PPP retroativo?

É possível fazer um PPP retroativo? Não é possível emitir um PPP com a data retroativa. O que deve constar no documento é a data atual, mesmo que as informações sejam de empregos anteriores.

Como provar tempo especial antes de 1995?

A primeira maneira de se comprovar tempo especial antes de 1995 era a partir da apresentação de laudo específico. Obviamente não se tratava do PPP, já que ele sequer existia. Contudo, considerando os agentes nocivos apontados pela legislação, a prova de exposição a esses também era a partir de documentação.

Quanto vale 5 anos de insalubridade?

É comum ver as pessoas contando a cada 5 anos um acréscimo de 1 ano para mulher e 2 anos para homens, contudo, o correto é um fator de conversão de 1,2 para mulher e 1,4 para homem (embora o resultado seja o mesmo). Isso porque, a insalubridade acrescenta o tempo de trabalho em 40% para homens e 20% para mulheres.

Qual é o tempo de validade do PPP?

O PPP, em meio físico, teve sua validade apenas durante o ano de 2022. A partir de janeiro de 2023, o Perfil Profissiográfico Previdenciário deve ser emitido exclusivamente em meio eletrônico, pelos canais do INSS.

Artigo anterior
Qual é o valor do coeficiente C?
Artigo seguinte
Qual a multa por nao cumprir aviso previo?