Como solicitar inscrição estadual no Redesim SP?
Perguntado por: Cátia Alice Simões de Henriques | Última atualização: 22. Juni 2025Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)
- Acesse o site da REDESIM;
- Acesse sua conta gov.br, no canto superior direito;
- Clique em “Já possuo Pessoa Jurídica”;
- Clique em “Atos exclusivos no Estado e no Município”;
- Selecione “Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva no Estado”;
Como fazer a inscrição estadual no Redesim?
Informações. O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor. Para o envio de documentos, caso sejam feitas exigências pelo Posto Fiscal, os usuários podem entregá-los remotamente via SIPET.
Como solicitar inscrição estadual São Paulo?
Para solicitar a inscrição estadual, o contribuinte deve protocolizar solicitação de concessão de inscrição estadual dirigida ao Chefe do Posto Fiscal de sua vinculação, com o Código de Acesso – Recibo de Entrega do Documento CNPJ, gerado pelo Receitanet, do Cadastro Sincronizado Nacional.
Como faço para pedir uma nova inscrição estadual?
Geralmente, isso é feito por meio da Junta Comercial, cartório ou Delegacia da Polícia Federal. Em caso de alteração dos dados, é necessário solicitar a atualização cadastral na Secretaria da Fazenda.
Como fazer o cadastro no Redesim?
Para realizar este cadastro, deverá ser preenchido o formulário eletrônico do Aplicativo Coletor Nacional de Dados da Receita Federal do Brasil para o CNPJ. O Coletor Nacional contém todas as instruções de Preenchimento e Navegação.
Como Emitir Inscrição Estadual (MEI - Redesim - Gov.br)
Como abrir uma empresa na Redesim?
- Passo 1 - Consulta prévia. O que é Consulta Prévia? ...
- Passo 2 - Coleta de dados, Registro e Inscrições. O que é “Coleta de dados”? ...
- Passo 3 - Licenças. O que são licenças? ...
- Orientações. ANTES DE ABRIR O SEU EMPREENDIMENTO. ...
- Conheça os tipos de Pessoa Jurídica. MEI.
Como fazer DBE Redesim passo a passo?
- Acesse o Portal Redesim.
- Clique na opção “Abra sua pessoa jurídica”.
- Selecione “Consulta prévia”. ...
- Depois de aprovada a viabilidade de abertura, clique em “Coleta de dados”. ...
- Verifique o andamento da sua solicitação clicando em “Acompanhamento do Protocolo” e depois em “Acompanhar protocolo Redesim”.
Como solicitar inscrição estadual DBE?
- Acesse o site da REDESIM;
- Acesse sua conta gov.br, no canto superior direito;
- Clique em “Já possuo Pessoa Jurídica”;
- Clique em “Atos exclusivos no Estado e no Município”;
- Selecione “Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva no Estado”;
Quanto tempo demora para conseguir a inscrição estadual?
Por exemplo, alguns estados levam entre 15 e 30 dias úteis, já outros emitem a Inscrição Estadual em 10 dias úteis.
Como conseguir a inscrição estadual de uma empresa pelo CNPJ?
- Acesse o site do Sintegra. Acesse o site sintegra.gov.br para iniciar o processo;
- Selecione a unidade federativa. ...
- Receba a informação sobre a Inscrição Estadual. ...
- Confira a informação da Inscrição Estadual.
Como solicitar inscrição estadual para MEI es?
- Acessar o site da Redesim;
- Clicar em “Já possuo Pessoa Jurídica”;
- Clicar em “Atos exclusivos no Estado e no Município”;
- Realizar o login na conta gov.br digitando o CPF e a senha de acesso;
- Clicar em “Inscrição”, “Reativação” ou “Atualização exclusiva no estado”;
Como fazer o credenciamento no Sefaz-sp?
O cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista é feito EXCLUSIVAMENTE pela internet no site da Nota Fiscal Paulista. Se você não possui acesso a computadores com internet, dirija-se ao posto do Acessa São Paulo mais próximo, que oferece acesso gratuito à internet. Não há cobrança de taxa.
Que é MEI têm inscrição estadual?
A abertura para Inscrição Estadual Micro Empreendedor Individual - MEI, o qual deverá efetuar sua formalização no Portal do Micro Empreendedor Individual, possibilita o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e a Inscrição Estadual.
Como fazer o evento 601 no Redesim?
- Informar que já possui PJ;
- Escolher a opção “Atos exclusivos no Estado e Município”;
- Selecionar a “Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva no Estado”;
Como consultar o DBE na Redesim?
Se a solicitação do DBE estiver disponível para o solicitante basta clicar no item “Imprima o Documento Básico de Entrada do CNPJ – DBE” para visualizar o documento. Caso a consulta seja para uma solicitação de abertura de filial, alteração ou baixa na opção “Já possuo pessoa Jurídica”, clique em “Serviços”.
Como saber a minha inscrição estadual?
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado de registro da sede da empresa, mesmo se houver filiais em outros estados.
- Procure pela opção de consulta de CNPJ ou inscrição estadual.
- Basta informar o número do CNPJ da empresa na barra de buscas e seguir as instruções.
Qual é a diferença entre CNPJ e inscrição estadual?
O número é similar ao CNPJ, mas, por ser de competência estadual, tem normas e exigências que variam dependendo de onde fica a sede da empresa. Guardadas as especificidades de cada estado, no entanto, o número da Inscrição será sempre composto por nove dígitos, dos quais dois primeiros indicam a unidade federativa.
Quem é obrigado a ter inscrição estadual?
A Inscrição Estadual é obrigatória para os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Trata-se de quem vende produtos, como eletrodomésticos e alimentos, além de prestadores de serviços de comunicação e transporte intermunicipal e interestadual.
Quem é isento da inscrição estadual?
Empresas prestadoras de serviço são isentas de pagar o ICMS e, por isso, na maioria dos casos, são isentas da inscrição estadual. No entanto, há algumas exceções, como aquelas empresas que prestam serviços de comunicações e transporte interestadual e intermunicipal – que são serviços que devem recolher ICMS.
O que é Inscrição Estadual Virtual?
Este número é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Através da inscrição, o contribuinte passa a ter o registro formal do seu negócio junto à Receita estadual do estado onde se encontra estabelecido.
O que é Portal integrador Redesim SP?
O Integrador Estadual VRE|REDESIM é o sistema responsável pela integração de dados da consulta de viabilidade locacional, registro, inscrições e licenciamento da empresa.
Quanto tempo demora para sair a inscrição municipal Redesim?
Quase metade das inscrições são realizadas em até 3 dias! Em 2018, com as ações e as novas ferramentas da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), o processo de registro e de legalização de pessoas jurídicas passou por melhorias significativas.
Como alterar natureza jurídica no Redesim?
- Acesse a consulta prévia. Se a alteração que você vai fazer exige consulta prévia, acesse e o serviço de consulta prévia de viabilidade no site do governo. ...
- Emita e imprima a DBE. ...
- Vá até a Junta Comercial. ...
- Abra um processo digital no e-CAC. ...
- Acompanhe o processo.
O que fazer após a emissão do DBE?
Uma vez que o DBE é emitido, ele é utilizado para dar continuidade ao processo de registro da empresa e obtenção do CNPJ. É importante acompanhar o status da solicitação e estar atento a possíveis pendências que a Receita Federal possa solicitar durante o processo.
Quando é necessário fazer DBE?
Ele é obrigatório para que uma empresa seja fundada e funcione de forma regular com a Receita. O DBE ainda carrega vários dados e códigos identificadores que, na era digital, permitiram a simplificação de muitos processos. A emissão desse documento pode ser feita pelo empreendedor ou pelo contador.
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