Como solicitar alta voluntária ao INSS?

Perguntado por: Alícia Anjos Araújo  |  Última atualização: 27. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Como pedir a carta de alta do INSS?

Emitir Carta de Concessão de Benefício
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “carta de concessão”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

Estou afastado pelo INSS e quero voltar a trabalhar?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.

Como dar baixa no INSS para voltar a trabalhar?

Agora, o trabalhador afastado que utiliza o auxílio-doença poderá pedir para retornar ao trabalho mesmo antes do fim do prazo do atestado, e sem passar por perícia médica. Neste caso, cabe ao próprio beneficiário pedir o fim do auxílio na agência do INSS responsável pelo benefício ou pela Central 135.

Como conseguir um laudo para voltar a trabalhar?

Quando constata a capacidade do funcionário de retornar ao trabalho, o médico deve emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) de aptidão; O funcionário deve se apresentar ao RH da empresa com o atestado que regulariza seu retorno em mãos para então reassumir seu cargo.

Posso pedir Alta e voltar ao trabalho no Inss como pedir alta do Inss retornar trabalho afastamento

19 questões relacionadas encontradas

Quem libera para retorno ao trabalho?

O atestado de retorno é um documento legal, emitido por médico do trabalho devidamente registrado nos respectivos conselhos regional e federal de medicina, e que tem por objetivo comprovar a aptidão do trabalhador ao retorno ao trabalho após período de afastamento.

Como funciona a alta a pedido?

Na prática, o paciente deve receber do médico as informações pertinentes ao procedimento que lhe é proposto, seja um exame diagnóstico, seja conduta terapêutica. Cabe ao médico dar as informações numa linguagem acessível ao paciente, para que este processe essas informações e possa tomar uma decisão fundamentada.

O que acontece se eu pedir alta do INSS?

No momento em que o trabalhador se apresenta para retornar ao trabalho, após receber alta do INSS, a empresa deve cumprir a sua função social e permitir que o trabalhador retorne às suas atividades laborais, ainda que em função distinta, compatível com a redução sofrida na sua capacidade de trabalho.

É necessário esperar a perícia médica para voltar a trabalhar?

Existem algumas circunstâncias em que o trabalhador pode voltar ao trabalho antes de passar pela perícia médica. São elas: Se o trabalhador já estiver recuperado antes do procedimento; Se o atestado chegar ao fim do prazo e a data da perícia ainda não tiver chegado.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar encostado no INSS?

Em situações de afastamento temporário, o benefício pode ser concedido por até 120 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 60 dias, se necessário, mediante avaliação médica.

Como saber se o INSS me liberou para trabalhar?

1. Pelo Meu INSS:
  1. Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS.
  2. Clique em “Entrar com gov.br”
  3. Informe CPF e senha e clique em “Entrar”
  4. Vá em “Consultar Pedidos”
  5. Localize o pedido e clique em “Detalhar”
  6. Leia as mensagens constantes no processo para saber a situação e se há providências a tomar.

Não precisa mais fazer perícia no INSS?

De acordo com a legislação brasileira, especificamente o artigo 46 do decreto 3.048/99 e o artigo 101 da lei 8.213/91, após 15 anos da concessão da aposentadoria por invalidez, o aposentado fica isento de novas perícias, desde que tenha mais de 55 anos de idade.

Como saber quando retornar ao trabalho após afastamento?

Após o período de afastamento por auxílio-doença, o trabalhador pode retornar ao trabalho assim que considerado apto por seu médico ou pela perícia médica do INSS. Não há um prazo específico definido, pois isso varia conforme a condição de saúde e a recomendação médica para cada caso.

Como funciona o retorno ao trabalho após afastamento INSS?

Se o colaborador que retornou ao trabalho, dentro do período de 60 dias, tiver que se afastar novamente pelo mesmo acidente, será reencaminhado ao INSS. Isso é feito mesmo se o atestado indicar o afastamento de menos de 15 dias.

Quem determina o tempo de afastamento pelo INSS?

Para receber o benefício, o trabalhador precisará passar por uma perícia médica do INSS, que avaliará seu caso e determinará o tempo necessário de afastamento para tratamento. No entanto, é importante lembrar que a perícia médica não é imediata e pode demorar alguns dias para ser agendada devido às filas.

Quem deve dar entrada no INSS o funcionário ou a empresa?

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADO. O agendamento da perícia junto ao INSS para fins de percebimento de auxílio-doença não é obrigação do empregador, mas apenas uma faculdade prevista pelo art. 76-A do Decreto 3.048/1999, uma vez que o maior interessado no recebimento é o empregado.

O que acontece com o trabalhador que não volta ao trabalho após a alta do INSS?

Apenas será afastada a responsabilidade do empregador, se o empregado se recusar a reassumir suas funções, o que deverá ser devidamente documentado. Não há previsão legal para que o contrato de trabalho permaneça suspenso após a alta previdenciária, ainda que seja por ato do médico do trabalho da empresa.

Como pedir continuidade do auxílio-doença?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Quando volta da perícia tem estabilidade?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

Como marcar perícia de alta no INSS?

Acessar o Meu INSS pelo site https://meu.inss.gov.br/central/#/login. Clicar na opção “Agendar Perícia”. 2. Ao clicar na opção “Agendar Perícia” irá aparecer a tela abaixo.

O que acontece se o exame de retorno ao trabalho der inapto?

Funcionário INAPTO no exame de Retorno ao Trabalho deverá ser encaminhado para o INSS novamente. Particularidades a parte, a empresa deverá fazer sua parte.

O que não dizer na perícia do INSS?

Sempre que for responder alguma pergunta do perito do INSS, lembre-se que ele quer saber se você pode ou não trabalhar. Por isso, evite falar da doença propriamente dita, mas procure falar de como essa doença o está incapacitando para realizar o seu trabalho habitual.

Quais são os tipos de alta?

Existem 6 tipos de alta: 1) alta por ordem médica; 2) alta por licença; 3) alta por transferência; 4) alta a pedido; 5) alta por fuga; 6) alta por óbito.

Quando o paciente solicita alta?

A alta a pedido, ocorre quando o paciente ou seus acompanhantes pedem ao médico, independente do seu estado, para que lhe seja conferida a alta.

De quem é a responsabilidade da alta do paciente?

De acordo com a Resolução nº 1.493/1998, do Conselho Federal de Medicina, todo paciente tem o direito de ter um médico como responsável direto pela sua internação, assistência e acompanhamento até a alta, sendo dever do Diretor Clínico do estabelecimento de saúde as providências cabíveis para que isso ocorra.

Artigo anterior
Quais são os fatores que influenciam as forças de avanço é de profundidade de corte?
Artigo seguinte
Como calcular divisores de um número?