Como solicitar a inscrição estadual do MEI?

Perguntado por: Margarida Inês Rocha Gonçalves Machado  |  Última atualização: 15. April 2022
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O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor. Para o envio de documentos, caso sejam feitas exigências pelo Posto Fiscal, os usuários com certificado digital podem entregá-los via SIPET.

Como solicitar a inscrição estadual para MEI?

Acesse o site da Secretaria Estadual da Fazenda

Na maioria dos Estados, o procedimento para a inscrição estadual para o MEI é online, por isso acesse o portal eletrônico da Secretaria de Fazenda do Estado onde está a sede da empresa.

Quanto tempo demora para sair a inscrição estadual do MEI?

Esse registro é feito automaticamente após 72 horas de formalização no Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços - SINTEGRA, caso não seja gerado neste prazo é necessário ir até na Secretaria Estadual da Fazenda.

Quanto tempo leva para gerar inscrição estadual?

Quanto tempo demora para sair a inscrição estadual? O prazo para sair a Inscrição Estadual pode variar de um estado para o outro. Em São Paulo, por exemplo, para conseguir a permissão para emitir notas fiscais, o prazo é de 15 a 30 dias úteis.

Como saber se foi aprovado no MEI?

Veja como consultar a situação do seu CNPJ MEI:
  1. Acesse a página de serviços do site da Receita Federal;
  2. Preencha o CNPJ (somente números) e os caracteres exibidos na imagem;
  3. Clique em consultar.
  4. As informações básicas do seu negócio serão exibidas e a situação de ativo ou não;

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Como obter a inscrição estadual de uma empresa?

Como abrir a sua inscrição estadual

Após abrir o CNPJ, o empreendedor ou contador deve entrar no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado e procurar pelo campo para fazer a inscrição.

Como conseguir a inscrição estadual de uma empresa?

Para consultar uma Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA, siga os passos:
  1. Acesse o site do SINTEGRA: ...
  2. No Mapa do Brasil exibido, clique sobre o Estado (UF) onde a IE está cadastrada, ou na lista de Estados à direita:
  3. Será exibido uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF.

Quais estados dispensam o MEI de ter inscrição estadual?

Alguns estados como Rio de Janeiro e Tocantins isentam o MEI dessa obrigação. A inscrição costuma ser feita de forma automática assim que o CNPJ MEI é criado, pois lá será inserido a atividade comercial exercida.

Quem tem MEI é isento de inscrição estadual?

Todo MEI precisa ter Inscrição Estadual? Não, a Inscrição Estadual MEI só é obrigatória para os contribuintes do ICMS, ou seja, apenas Microempreendedores Individuais enquadrados nas categorias “Comércio ou Indústria” e “Comércio e Serviços”, são eles: empresas que vendem mercadorias (presencialmente ou online);

Como saber se o CNPJ e isento de inscrição estadual?

Procure no Sintegra o CNPJ da pessoa. Se ela possuir IE, provavelmente ela é um contribuinte. Se não possuir, provavelmente ela é um contribuinte isento.Se ela não aparecer no Sintegra, pode ser que ela seja um não contribuinte. Se for uma pessoa física, provavelmente ela será um não contribuinte.

O que é uma empresa isenta de inscrição estadual?

O contribuinte isento é o destinatário que realiza atividades sujeitas ao ICMS mas não possui inscrição estadual, por estar dispensado ou proibido. Não é possível emitir uma NF-e para um destinatário isento e com o campo de inscrição estadual preenchido. Alguns estados não possuem contribuintes isentos, são eles: AM.

Como saber o número da Inscrição Estadual da empresa pelo CNPJ?

Como saber se a empresa tem Inscrição Estadual
  1. Acesse o site www.sintegra.gov.br.
  2. Você deverá clicar no estado da empresa que deseja efetuar a consulta.
  3. Preencha o número do CNPJ.
  4. Faça a validação anti robô da SEFAZ.
  5. Clique para pesquisar.

Como saber o número da Inscrição Estadual pelo CNPJ?

Em muitos casos, temos o CNPJ e gostaríamos de descobrir ou confirmar a Inscrição Estadual da empresa. Para fazer isso, o governo possui um serviço aberto, o site do Sintegra. Acesse http://www.sintegra.gov.br/, escolha o estado ao qual a empresa pertence, preencha o formulário e pronto!

O que é Inscrição Estadual exemplo?

A Inscrição Estadual ou IE, é um número (exemplo de um número de inscrição estadual de são paulo Ex: 388.108.598.269) que representa o registro formal de seu negócio (da sua empresa), no cadastro do ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços, após este cadastro você passa a ter sua empresa ...

Como fazer a Inscrição Estadual CE?

Desde o dia 1º, os contribuintes podem dar entrada no pedido de registro por meio virtual. Uma plataforma digital está disponível para as empresas no Portal de Serviços do Integrador Estadual, administrado pela Junta Comercial do Ceará (Jucec), que reúne todos os órgãos de inscrição e licenciamento em um só local.

Como pedir nova Inscrição Estadual no Redesim?

A Inscrição Estadual pode ser solicitada pela internet, juntamente com a solicitação do CNPJ, o que é feito por meio do Coletor Nacional, um serviço disponibilizado pela Receita Federal.

Como solicitar Inscrição Estadual no Redesim?

Deve entrar no Portal REDESIM e efetuar o procedimento listado abaixo:
  1. Informar que já possui PJ;
  2. Escolher a opção “Atos exclusivos no Estado e Município”;
  3. Selecionar a “Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva no Estado”;

Como saber o número da minha inscrição?

O número da inscrição municipal é informado na notificação do IPTU, enviado todo ano pela prefeitura ao contribuinte. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o número aparece no carnê como “Cadastro do Imóvel”. Caso o contribuinte tenha dificuldade para encontrá-lo, deve procurar a prefeitura.

Como descobrir inscrição municipal pelo CNPJ SP?

Na internet: Você também pode consultar o número da sua Inscrição Municipal SP na internet por meio do site da Prefeitura de São Paulo, basta ter em mãos o número do CNPJ.

O que é número Suframa?

As empresas que querem se instalar nas regiões incentivadas devem apresentar seu projeto e solicitar autorização da SUFRAMA. Após a autorização da SUFRAMA, a empresa que se instala nessas regiões recebe uma “Inscrição SUFRAMA” e pode obter benefícios tributários como: Redução de II (Imposto de Importação)

O que é o Sintegra de uma empresa?

O SINTEGRA - Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços foi desenvolvido a partir de 1997 e implantado com a finalidade de consolidar o uso de sistemas informatizados para aprimoramento dos controles do Fisco e simplificar o fornecimento de informações aos contribuintes.

Como acho minha Inscrição Estadual Piauí?

A consulta pública ao Cadastro do Estado do Piauí disponível no âmbito do Sintegra foi desativada. Para consultar os dados cadastrais dos Contribuintes, utilizar a Consulta ao Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC), disponível em Portal da Nota Fiscal Eletrônica – SVRS https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFE/CCC.

Como descobrir o CNAE de uma empresa pelo CNPJ?

Para consultar a CNAE pelo CNPJ basta acessar a página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral” da Rede Sim da Receita Federal e digitar o CNPJ que deseja realizar a busca.

O que colocar quando não tem inscrição estadual?

Como proceder quando o destinatário/remetente não tem inscrição estadual e também não tem CNPJ? No campo Inscrição Estadual deve-se colocar a palavra ISENTO, e completar com espaços até completar as 14 posições. No campo CNPJ/MF, preencher com zeros.

Como saber se um CNAE precisa de inscrição estadual?

Se você precisa consultar se seu CNAE exige inscrição estadual, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Cada um tem seu próprio sistema que apresenta tabelas ou lista de CNAEs que precisam de Inscrição Estadual.

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