Como seria pisar em Júpiter?

Perguntado por: Bianca Abreu  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

Segundo os cientistas, após atravessarmos a atmosfera de Júpiter, nós encontraríamos um gigantesco oceano de hidrogênio metálico líquido — que possui apenas 60% da densidade da água e se comportaria e teria uma aparência semelhante ao mercúrio.

Seria possível pisar no planeta Júpiter?

Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.

Porque não se pode viver em Júpiter?

Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas. Porém, algumas das luas destes planetas têm características interessantes. Júpiter tem uma das luas mais intrigantes do Sistema Solar, Europa.

É possível atravessar um planeta gasoso?

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

Quanto tempo leva para ir da Terra a Júpiter?

A viagem da sonda, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos. Segundo a Nasa, Juno deve desacelerar para uma velocidade de 542 metros por segundo no intuito de ser capturada pela órbita do planeta.

É POSSÍVEL PISAR EM JÚPITER? COMO SERIA O POUSO?

21 questões relacionadas encontradas

Qual é a distância entre a Terra e Júpiter?

A distância mínima em relação à Terra é de 591 milhões de quilómetros e a máxima é de 967 milhões de quilómetros, sendo o seu diâmetro aparente, visto da Terra, de 50'' e 31''(arcos de segundo), respetivamente.

Como seria um planeta gasoso?

Planetas gasosos são enormes planetas constituídos por grandes volumes de materiais gasosos, com essa característica temos no sistema solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Júpiter encontra-se na condição de maior planeta do sistema solar, possui várias cores formadas a partir de gases, sendo 85% de hidrogênio.

O que significa ser um planeta gasoso?

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos.

É possível pisar em Saturno?

Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um 'chão' para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.

Porque Júpiter é o planeta mais perigoso?

Por que Júpiter é perigoso

#5 - Campo magnético poderoso Júpiter é muito maior do que a Terra (tem cerca de 300 vezes mais massa do que nosso planeta). Ainda assim, dá uma volta em torno de si mesmo em apenas 10 horas, o que gera um campo magnético descomunal em sua volta (20 mil vezes mais forte que o da Terra!).

O que acontece se pisar em Júpiter?

Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.

O que aconteceria se você caísse em Júpiter?

Eis um bom candidato a núcleo de Júpiter. (Corajoso da parte do hidrogênio, já que você não exibiria propriedade alguma sob tão pressão – a verdade é que qualquer ser humano deixaria de existir quase instantaneamente se caísse em Júpiter.) O fato é que só podemos sondar o interior de Júpiter de maneira indireta.

O que tem dentro do Júpiter?

Isso porque, ao contrário de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, Júpiter não possui uma superfície sólida (os planetas assim sólidos são chamados de planetas telúricos), ele é composto por gases como o hélio. O gigante de gás não é famoso como Saturno, que tem muitos anéis, mas ele também tem seu anel de poeira.

O que são os planetas gasosos?

Ao analisar outros sistemas solares, eles concluíram que faria mais sentido se nosso sistema contasse com cinco planetas gasosos e não quatro (Júpiter , Saturno, Urano e Netuno).

Por que se diz planetas gasosos?

Planetas gasosos, conhecidos também como planetas jovianos ou gigantes, são astros do Sistema Solar, orbitando ao redor do Sol. A principal característica desses planetas, de forma geral, é a sua composição: são constituídos por gases como hélio e hidrogênio.

Qual é o planeta formado por gases?

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner fala de Urano, planeta nomeado em homenagem ao deus grego do céu. E que é o terceiro maior em tamanho e quarto maior em massa dos oito planetas do Sistema Solar.

Como um planeta gasoso tem gravidade?

A gravidade responde também pelo fato dos planetas serem redondos, apesar de gasosos. Ela, igualmente, empurra tudo constantemente para o centro (exatamente como tudo aqui na Terra).

Como é a superfície de um planeta gasoso?

Os gasosos são os planetas mais afastados do Sol e, por este motivo, apresentam também as menores temperaturas. Além disso, não apresentam uma superfície propriamente dita (sólida), portanto não é possível aterrissar neles, diferentemente dos planetas telúricos.

Quantas horas tem o dia no planeta Júpiter?

Vejamos algumas curiosidades sobre o maior planeta do Sistema Solar. Se morássemos em Júpiter, faríamos aniversário de 12 em 12 anos, tempo de translação do planeta. O dia em Júpiter tem 10 horas de duração.

Qual planeta tem mais horas?

Dados foram obtidos por ondas de rádio refletindo em Vênus

O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres. Isso significa que um dia dura mais do que um ano em Vênus, que completa uma órbita completa ao redor do sol em 225 dias terrestres.

Qual é a duração do dia?

Nós seguimos isso até hoje e o dia continua tendo essas 24 horas úteis que costumamos dizer. Mas o movimento de rotação da terra não dura exatamente 24 horas, mas aproximadamente isso”, explicou.

Qual é o planeta mais próximo da Terra?

Na prática, é Mercúrio o nosso vizinho mais próximo. Aliás, Mercúrio é o planeta mais próximo de todos os outros do Sistema Solar. Isso acontece por conta da órbita de cada planeta.

Qual é a distância entre a Terra e Saturno?

Saturno não está "aqui do lado". Está a 1,4 bilhão de km da Terra. A Cassini partiu do Cabo Canaveral, nos EUA, em 15 de outubro de 1997 e levou quase sete anos para chegar até o astro. Isso porque contou com dois grande empurrões, um dado por Vênus e outro pela Terra em sobrevoos feitos nos planetas.

Artigo anterior
O que é a anatomia e fisiologia?
Artigo seguinte
Para que serve cabo 16mm?