Como ser autônomo legalizado?

Perguntado por: Sara Pinho Amaral  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

Para abrir um MEI para autônomo, o passo a passo é muito simples:
  1. Acessar o Portal do Empreendedor.
  2. Selecionar “Quero Ser MEI”
  3. Acessar o card “Formaliza-se”
  4. Informar a Conta de acesso ao gov.br.
  5. Preencher o formulário de inscrição de MEI.
  6. Assinalar as declarações.
  7. Finalizar.

Como se registrar como profissional autônomo?

Para se regularizar como autônomo, o profissional precisa fazer o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), na Secretaria de Finanças de sua cidade, ou buscar o órgão equivalente no município.

O que é preciso para ser um autônomo?

Características essenciais do trabalho autônomo

Não tem vínculo empregatício (sem carteira assinada). Pode ser pessoa física ou jurídica. Pode prestar serviços a diferentes pessoas ou empresas. Não está subordinado a uma posição hierárquica.

Quem pode ser considerado autônomo?

O conceito de profissional autônomo é definido por um trabalhador que possui habilidades técnicas, manuais ou intelectuais e que decide, assim, executar sua atividade profissional por conta própria, sem vínculo empregatício, assumindo os riscos inerentes ao seu trabalho.

Como se legalizar como autônomo?

Para regularizar a sua situação, o empreendedor autônomo precisa realizar uma inscrição na Prefeitura e recolher o Imposto Sobre Serviços (ISS).

VANTAGENS X DESVANTAGENS de ser Autônomo!

32 questões relacionadas encontradas

Quanto custa um alvará de autônomo?

Ele pagara 5% sobre o salário mínimo + 1 real se tiver um estabelecimento comercial ou + 5 reais se for prestador de serviço( que é o caso).

Onde o autônomo deve se registrar?

A inscrição de autônomo é o cadastro obrigatório por lei a ser efetuado na Prefeitura do domicílio fiscal do contribuinte para a prestação de serviços por pessoa física, e é válida em todo o território nacional.

Quem não pode ser autônomo?

Por isso, advogados, médicos, engenheiros, dentistas e arquitetos, por exemplo, não podem se tornar microempreendedores individuais, devendo escolher entre as outras opções de formalização.

O que é mais vantajoso MEI ou autônomo?

Em condições mínimas de equiparação, com o autônomo contribuindo com o INSS, essa escolha já se torna mais cara do que ser MEI. Um microempreendedor não tem custos de formalização e paga pouco em impostos. Além disso, se precisar contratar um funcionário, o autônomo também pagará mais caro.

Qual a diferença entre o MEI é o autônomo?

Formalização: O autônomo pode trabalhar de forma independente sem a necessidade de registro ou formalização específica. O MEI, por outro lado, é uma forma de empresa que requer registro como Microempreendedor Individual.

Como fazer CNPJ para autônomo grátis?

Como fazer CNPJ para autônomo? Para fazer um CNPJ para autônomo, acesse o Portal do Empreendedor para dar início ao cadastro. Se você optar pelo MEI (veja lista de atividades MEI), na tela de formalização é possível começar o seu registro de Microempreendedor Individual para conseguir CNPJ para autônomo.

Qual a lei do autônomo?

A Lei 13.467/17, conhecida como Reforma Trabalhista trouxe um artigo para a CLT que diz o seguinte: Art. 442 – B: A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no artigo 3º desta consolidação.

Quais são os tipos de trabalho autônomo?

Além disso, é importante colocar que um trabalhador autônomo pode ser um prestador de serviços de profissão não regulamentada, como vendedor, diarista e afins, ou ser um prestador de serviço de profissão regulamentada sem vínculo empregatício, também chamado de profissional liberal, como advogados, psicólogos, ...

O que é alvará de autônomo?

É o documento oficial da Prefeitura que autoriza o exercício da atividade.

Quem paga como autônomo tem direito ao PIS?

Quem paga INSS como autônomo tem direito ao PIS/Pasep? Assim como nos casos de quem tem MEI, trabalhadores autônomos não podem receber o PIS/Pasep pois o benefício é destinado a todos aqueles que trabalham em empresas privadas ou são servidores públicos.

Como funciona o MEI para autônomo?

O MEI é um modelo empresarial simplificado para autônomos e pequenos empreendedores. Ao abrir MEI, o profissional que deseja trabalhar por conta própria passa a ter um CNPJ e, assim, pode emitir notas fiscais, além de contar com direitos de uma pessoa jurídica, como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade.

Qual compensa mais pagar INSS ou MEI?

O que é melhor fazer MEI ou pagar INSS? Em condições mínimas de equiparação, com o autônomo contribuindo com o INSS, essa escolha já se torna mais cara do que ser MEI. Um microempreendedor não tem custos de formalização e paga pouco em impostos.

Quanto tenho que pagar de INSS para receber 2 salários?

Quanto é preciso pagar de INSS para receber dois salários

A cada ano o valor máximo e mínimo do INSS varia de acordo com o salário mínimo. Assim, em 2023 o valor pago foi de R$1.320,00 para o teto mínimo e R$ 7.507,49 para o teto máximo.

Quanto paga de INSS o MEI?

O cálculo considera 12% do salário-mínimo para o INSS e as mesmas quantias do microempreendedor individual tradicional para ICMS e ISS.

Como fazer o registro de autônomo na Prefeitura?

Para se regularizar como autônomo, o profissional deve fazer o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Para isso, basta se dirigir à Secretaria de Finanças da sua cidade, ou buscar o órgão equivalente no município (é comum que, em cidades menores, os órgãos se fundem e ganhem nomes diferentes).

Quem é autônomo precisa ter CNPJ?

Já os profissionais autônomos não criam vínculos empregatícios, não possuem CNPJ nem mesmo qualificação ou formação profissional. No entanto, pode ser menos vantajoso por ter mais obrigações fiscais, como o imposto de renda de pessoa física e o INSS.

Sou autônomo é preciso emitir nota fiscal?

O autônomo emite nota fiscal sempre que presta um serviço ou realiza uma venda. A emissão é obrigatória para as relações comerciais com outras pessoas jurídicas (empresas ou outros MEI).

Sou autônomo é preciso comprovar renda?

Uma opção rápida e prática de comprovante de renda para autônomo é o extrato bancário. O extrato nem sempre é aceito em algumas instituições e, geralmente, o documento deve apresentar as movimentações de pelo menos 3 meses. Portanto, confira antecipadamente se esse documento é aceito.

Sou autônomo preciso fazer declaração de imposto de renda?

A resposta é sim! O autônomo deve declarar e pagar imposto de renda quando cumprir os critérios mínimos estipulados na tabela para o ano-calendário vigente, principalmente em relação aos ganhos do último ano.

Artigo anterior
O que são pontos cardeais?
Artigo seguinte
O que é fato típico e tipicidade?