Como separar o hífen?
Perguntado por: Mateus Luís Campos de Teixeira | Última atualização: 2. Juli 2025Pontuação: 4.2/5 (67 avaliações)
Na translineação você separa sílabas usando um hífen. O tracinho precisa estar no meio do espaço da linha, nem abaixo e nem acima. E, no caso do Enem, esse tracinho – o hífen – precisa estar do lado de dentro da margem da redação.
Como separar a palavra hífen?
Em um texto, cujo no final da linha for preciso separar a palavra que possui hífen, o correto é escrever a forma verbal, e no início da outra linha repetir o hífen antes da segunda palavra.
Como separar uma palavra que já tem hífen?
Palavras escritas com hífen, quando separadas no local da inserção do hífen, devem ser marcadas com dois traços: um traço ao final da linha e outro no início da linha seguinte.
Quando se separa com hífen?
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado. O Auxílio-Gás, embora importante, constitui um programa social complementar do governo federal.
Quais são as regras do hífen?
Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.
Separar PALAVRAS com Hífen no Word - Hifenização
Como usar hífen no meio da frase?
O hífen é usado para separar o pronome oblíquo do verbo em casos de mesóclise e de ênclise. Veja: Exemplos em mesóclise (intercalado no meio do verbo): “entregar-me-ão o documento”, “ver-nos-emos em breve”.
É obrigatório o uso do hífen?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, obrigatório no Brasil desde 1º de janeiro de 2016, determina que, “nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais, não se emprega em geral o hífen”.
Como separar palavras com hífen na redação?
Na translineação você separa sílabas usando um hífen.
O tracinho precisa estar no meio do espaço da linha, nem abaixo e nem acima. E, no caso do Enem, esse tracinho – o hífen – precisa estar do lado de dentro da margem da redação.
Como fazer a Translineação de palavras com hífen?
Sempre que uma palavra com hífen passar de uma linha para a outra, deve-se, por clareza, repetir o hífen.
Qual a nova regra do hífen?
Mais algumas considerações e dúvidas importantes sobre a nova regra para o emprego do hífen: Nos prefixos ou nos falsos prefixos terminados em vogal, diante de palavras iniciadas pelas consoantes R e S, duplica-se a consoante.
Como separar palavras com hífen no final da linha no Word?
No menu Ferramentas, clique em Hifenização. Marque a caixa de seleção Hifenizar o documento automaticamente. Na caixa Zona de hifenização, insira a quantidade de espaço que você deseja deixar entre o fim da última palavra de uma linha e a margem direita.
Quais vogais não se separam?
7ª - Não se separam as vogais dos ditongos - crescentes e decrescentes - nem as dos tritongos: ai-ro-so, a-ni-mais, au-ro-ra, a-ve-ri-güeis, ca-iu, cru-éis, en-jei-tar, fo-ga-réu, fu-giu, gló-ria, guai-ar, i-guais, ja-mais, jói-as, ó-dio, quais, sá-bio, sa-guão, sa-guões, su-bor-nou, ta-fuis, vá-rio, etc.
Porque hífen é paroxítona?
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
Quais se separa?
A palavra "quais" é uma palavra monossílaba, ou seja, possui apenas uma sílaba. Portanto, não há necessidade de separá-la.
Como se separa a palavra pai?
Em "paí", há duas sílabas ("pa-í"); em "pai", apenas uma. Em "paí", ocorre hiato ("vogais contínuas que pertencem a sílabas diferentes", na definição do "Houaiss"); em "pai", há ditongo ("emissão de dois fonemas vocálicos -vogal e semivogal ou vice-versa- numa mesma sílaba", também do "Houaiss").
Como se separa a palavra Deus?
Na língua portuguesa, a palavra Deus é um monossílabo porque a língua portuguesa tem tendência para a formação de ditongos. É por esta razão que devemos marcar graficamente as sílabas tónicas que não formam ditongo com a vogal anterior porque não seguem a regra geral.
Não tem hífen?
O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo.
Como fazer a Translineação?
- Divisão silábica. ...
- Dígrafos não se separam. ...
- Dígrafos de letras iguais podem ser separados. ...
- Duas consoantes seguidas não se separam. ...
- Consoantes seguidas que compõem sílabas são separadas. ...
- Vogais que formam ditongos não se separam. ...
- Vogais em hiato se separam.
Porque a palavra Beija-flor tem hífen?
Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.
É correto dizer bem-vindos?
Saiba, então, que a forma correta de saudar alguém é com “bem-vindo”, com hífen. Assim como, “bem-vinda/bem-vindos/bem-vindos”. Os termos semelhantes seguem a mesma regra: “boas-vindas”, “bem-recebido”, ”bem-acolhido”, entre outros. É válido lembrar que a palavra Benvindo existe, mas é um nome próprio.
Porque a palavra bem-vindo tem hífen?
A resposta a essa pergunta é “bem-vindo”, com hífen. Isso porque o prefixo “bem” exige o uso de hífen. Assim, devemos utilizar a palavra “bem-vindo” como adjetivo ou interjeição. No mais, esse termo pode sofrer flexão de gênero (“bem-vinda”) e também de número (“bem-vindos”).
Como usar o hífen exemplo?
O uso do hífen é uma das principais dúvidas ortográficas da língua portuguesa. De forma geral, o hífen é usado em palavras compostas sem elemento de ligação, como “arco-íris”, por exemplo. Por outro lado, não o utilizamos nas palavras compostas com elemento de ligação, tais como “pé de moleque”.
Quais são os conceitos da BNCC?
É normal a fita LED esquentar?