Como se relacionam a educação inclusiva e a Educação Especial?

Perguntado por: Kevin Guilherme de Lourenço  |  Última atualização: 10. April 2022
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Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

O que significa educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Por que a educação especial e inclusiva é de fundamental importância no espaço educacional?

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Quais são os três paradigmas da educação especial e inclusiva?

PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte.

Educação Especial e Educação Inclusiva

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os paradigmas da educação inclusiva?

A educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, com foco específico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.

Quais são os 4 paradigmas da assistência às pessoas com deficiência?

Deste modo, investigou-se os períodos históricos caracterizados em quatro paradigmas propostos por Sassaki (2012): a) Exclusão (rejeição social), b) Institucionalização (segregação), c) Integração (modelo médico da deficiência) e d) Inclusão.

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Quais são os fundamentos da educação inclusiva?

A educação inclusiva, voltada ao atendimento às necessidades educacionais especiais que o educando apresenta, deve permear concretamente a escolarização em todos os seus níveis, focalizando o contexto da inclusão a partir da Educação Infantil.

Quais são os princípios da inclusão social?

Os princípios da inclusão social e da dignidade da pessoa humana são consagrados na CF objetivando uma qualidade de vida superior para todos e impondo o amplo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia, à convivência familiar e comunitária, aos direitos da personalidade e às prestações públicas de qualidade, ...

Porque a Educação Especial e importante?

A especialização em Educação Especial Inclusiva possibilita aos educadores conhecerem as metodologias, técnicas e estratégias para o ensino a crianças portadoras de deficiências físicas e/ou cognitivas. Outro fator importante é saber como promover a integração com os demais alunos da instituição.

Qual a importância da Educação Especial nas escolas?

Por meio da construção e da adaptação de matrizes escolares, da promoção de espaços plurais — nos quais os alunos com e sem deficiência constroem conhecimentos em conjunto — e do uso de ferramentas adequadas às características dos alunos, os especialistas em Educação Especial ajudam a desenvolver competências.

Por que é importante a inclusão na escola?

Uma escola diversa e inclusiva permite que os alunos conheçam e acompanhem de perto o desenvolvimento de outros jovens com habilidades e necessidades diferentes das suas e que, a partir dessa convivência, desenvolvam melhor competências socioemocionais como empatia, paciência e colaboração — tão urgentes em uma ...

O que é perspectiva inclusiva?

A perspectiva inclusiva entende uma abordagem mais ampla das dificuldades educativas dos alunos, centrada na organização, desenvolvimento e implementação de currículos que melhorem as aprendizagens de todos.

O que diz a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

O que entendemos por Educação Especial?

A Educação Especial se concentra em ajudar as pessoas com deficiência física ou mental a aprender com igualdade. Para isso, é preciso que a escola e os professores identifiquem quais são as barreiras que limitam o aprendizado, a fim de que elas consigam ter um aprendizado com as mesmas condições do restante da turma.

Quais são os fundamentos legais da educação?

Fundamentos legais da educação: Princípios e fins da educação brasileira. Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.394/96.

O que são os fundamentos da educação?

Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...

Quais os quatro princípios da educação para todos?

Princípios
  • Toda pessoa tem o direito de acesso à educação Leia. ...
  • Toda pessoa aprende Leia. ...
  • O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular Leia. ...
  • O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos Leia. ...
  • A educação inclusiva diz respeito a todos Leia.

Quais são os principais desafios da educação inclusiva?

Conheça-os a seguir:
  1. Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ...
  2. Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ...
  3. Preconceito. ...
  4. Déficit de profissionais especializados.

Quais são os benefícios da educação inclusiva?

A educação inclusiva pode fornecer uma série de benefícios acadêmicos e sociais para alunos com deficiência, como melhor desempenho em linguagem e matemática, taxas mais elevadas do número de conclusão do ensino médio e relações mais positivas com alunos sem deficiência.

O que é paradigma da inclusão?

4- Paradigma da inclusão — modelo social da deficiência

Este modelo social surge quando o modelo médico não consegue avançar no tratamento das pessoas com deficiência.

O que é o paradigma da integração?

No século XX, deflagra uma nova luta, desta vez para a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e principalmente no sistema regular de ensino. A esse movimento deu-se o nome de Paradigma da Integração. Ribeiro (2003 p. 44) nos diz que; “Normalização é objetivo, integração é processo” .

Quais foram as fases do processo de inclusão?

Assim, realizamos um resgate histórico das pessoas com deficiência e destaca- mos quatro fases: “fase da exclusão”, “fase da segregação”, “fase da integração”, e “fase da inclusão total”.

Por que a educação inclusiva representa um novo paradigma?

A Escola Inclusiva é comumente apresentada como uma evolução da Escola Integrativa. Na verdade, ela não é uma evolução (RODRIGUES, 1997), é uma ruptura com os valores da escola tradicional. A Educação Inclusiva assume-se como respeitadora da cultura, da capacidade e das possibilidades de evolução de todos os alunos.

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