Como se referir ao STJ Colendo?

Perguntado por: Patrícia Eduarda Magalhães  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Nos Tribunais e Colegiados em Segundo e demais graus de recurso o tratamento de costume é “Colendo” “Egrégio” “Excelso” “Ínclito” e etc. É normal ao nos referirmos aos acórdãos que usemos o termo ”venerando” e, “respeitável” à sentença, parecer ou julgado.

Como se referir ao STJ?

4) De modo específico para a dúvida do leitor, por estar em discussão o Tribunal de Justiça, um órgão considerado em seu todo, o tratamento a ser conferido é, efetivamente, egrégio.

Como se referir ao Tribunal Superior?

STJ - Superior Tribunal de Justiça.

Como chamar Superior Tribunal de Justiça?

Superior Tribunal de Justiça (STJ); Tribunal Superior do Trabalho (TST); Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e.

Como me referir ao Tribunal de Justiça?

Cuidado: » Quando se refere à pessoa de quem se fala, emprega‑se a forma “sua”. Ex.: Mesmo não estando presente à reunião, queria pedir a Sua Excelência, o minis‑ tro da justiça, um voto de confiança.

Como ter seu recurso admitido para o STJ?

38 questões relacionadas encontradas

Como me referir ao STF?

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:
  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

É obrigatório chamar juiz de excelência?

É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.

Qual a diferença entre o STJ e o STF?

A Constituição de 1988 criou dois tribunais de cúpula dedicados à definição da inteligência do direito federal: o STF, com competência para se pronunciar a respeito de direito constitucional, e o STJ, sobre direito infraconstitucional.

Como se dirigir a um ministro do STF?

Marco Aurélio em defesa da liturgia: ministro do STF é 'Vossa Excelência'

Quem está abaixo do STJ?

Ele é constituído de diversos órgãos, com o Supremo Tribunal Federal (STF) no topo. O STF tem como função principal zelar pelo cumprimento da Constituição. Abaixo dele está o Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por fazer uma interpretação uniforme da legislação federal.

Quando se usa o termo Excelentíssimo?

Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando.

Quando devo usar meritíssimo?

É um adjetivo que significa "de grande mérito" e, se for usado, deve estar acompanhando de um substantivo: "meritíssimo juiz". A publicação lembra que não há qualquer problema com o uso da expressão "senhor juiz". A não obrigatoriedade de uso de pronomes também vale para agentes da administração pública federal.

É correto dizer MM Juízo?

O correto agora é: Meritíssimo Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. (Art. 319, I, do Novo CPC).

O que é REsp no STJ?

Da forma como se estruturou o Poder Judiciário em 1988, ficou sob a responsabilidade do STJ o julgamento dos “recursos especiais”. Conhecidos como REsp, esses processos são uma espécie recursal oriunda do desmembramento do recurso extraordinário, julgado pelo STF.

Como abreviar Egrégio Tribunal?

Há, porém, exceções: intransitivo – intr./int.; distrito – distr./dist.; etnografia – etnogr./etnog.; egrégio – eg., entre outras. Quando a abreviatura conserva a sílaba acentuada da palavra, o acento permanece: séc., pág., fís., mús.

Como Despachar com ministro do STJ?

O pedido é feito por formulário disponível no site do STJ. Também é possível fazer a solicitação pessoalmente no dia do julgamento, 30 minutos antes do início da sessão. O advogado pode fazer sustentação oral na sessão de julgamento, após a leitura do relatório, pelo prazo máximo de 15 minutos.

Quem pode ser chamado de Vossa Excelência?

ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).

Quando se usa Ilmo e Exmo?

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Como são chamados os ministros do STF?

Os onze juízes do tribunal são chamados de Ministros, apesar de o cargo não ter nenhuma semelhança com os ministros do Poder Executivo. Eles são nomeados pelo Presidente da República, devendo ser aprovados pelo Senado Federal.

Quem tem mais poder o STF ou o STM?

O Poder Judiciário é regulado pela Constituição Federal nos seus artigos 92 a 126 . Ele é constituído de diversos órgãos, com o Supremo Tribunal Federal (STF) no topo. O STF tem como função principal…

Qual a diferença entre TJ e STJ?

Na base estão os juízes. Imediatamente acima, na segunda instância, há os Tribunais de Justiça (TJ) na esfera estadual e os Tribunais Regionais Federais (TRFs) com os desembargadores. Já o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) são as cortes superiores.

Qual a última instância STJ ou STF?

​O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a instância máxima da justiça brasileira no âmbito infraconstitucional.

É crime chamar juiz de você?

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico. Simples assim. Sério.

Pode chamar o juiz de doutor?

Ao se referir ao promotor de justiça, é apropriado utilizar pronomes de tratamento adequados à posição de autoridade, como "vossa excelência", "doutor", "senhor promotor" ou "senhora promotora". Esses termos demonstram respeito e reconhecimento da autoridade exercida pelo promotor.

Pode chamar juiz de você?

Se o Projeto de Lei do Senado 332/2017 for aprovado, os magistrados — e outras autoridades — poderão ser chamados de “senhor” ou simplesmente “você” ou “tu”.

Artigo anterior
Porque 10 sessões de laser?
Artigo seguinte
Qual a flor da cura?