Como se referir a um deficiente mental?

Perguntado por: Diana Domingues Campos  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

13. deficiente mental (quando se referir a uma pessoa com transtorno mental) TERMOS CORRETOS: pessoa com transtorno mental, paciente psiquiátrico.

Qual o termo correto para deficiente mental?

TERMO CORRETO: deficiência mental. São pejorativos os termos retardado mental, pessoa com retardo mental, portador de retardamento mental etc.

Como se referir a um cego?

O correto é dizer: pessoa cega ou pessoa com deficiência visual; pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência mental; pessoa com deficiência física; pessoa com hanseníase.

Como se referir a doenças mentais?

Na verdade, a condição de doença mental está associada a problemas psiquiátricos, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e síndrome do pânico, por exemplo. São doenças que podem ser tratadas com medicação e melhoram a condição de vida dos pacientes.

Como chamar as pessoas com deficiência?

PcD é a abreviação para “Pessoa com Deficiência”, já PNE significa “Pessoa com Necessidade Especial”. O termo correto para uso em qualquer situação, seja na inclusão de um colaborador, na escola, clubes, academias, em toda a sociedade brasileira e mundial é PcD.

Como chamar a pessoa com deficiência?

34 questões relacionadas encontradas

Como se referir a pessoas sem deficiência?

42. pessoa normal. TERMO CORRETO: pessoa sem deficiência; pessoa não-deficiente. A normalidade, em relação a pessoas, é um conceito questionável e ultrapassado.

Como a sociedade trata as pessoas com deficiência?

A deficiência não é mais uma característica da pessoa, mas sim da sociedade, que não consegue se adaptar e permitir que todos (independentemente de eventuais limitações físicas, intelectuais, sensoriais e/ou mentais) exerçam os seus direitos e deveres com o maior grau de autonomia possível e em condições de igualdade ...

É certo falar doenças mentais?

O conceito de doença mental é um mito, diz autora de estudo antipsiquiatria no Canadá "Eu não uso as palavras 'saúde mental'. Eu estremeço toda vez quando as escuto", diz Bonnie Burstow. Ouvir ela dizer isso foi como um soco no estômago.

É certo falar louco?

Hoje, a ciência faz uma distinção clara entre loucura e doenças mentais. “Talvez pareça desconcertante, mas os psiquiatras não se utilizam de termos como louco ou loucura e nenhuma das atuais classificações dos distúrbios psiquiátricos os inclui”, diz Sérgio Bettarello, do Instituto de Psiquiatria da USP.

O que se entende por saúde mental?

Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida.

É errado usar o termo cego?

Quanto à palavra cego, não há problema nenhum em seu uso. Para se referir à uma pessoa que não enxerga, usa-se “cego”. ... Então se o indivíduo enxerga algo, mesmo que pouco, refira-se a ele como deficiente visual e se nada enxerga, tanto faz deficiente visual ou cego.

Quais são os tipos de deficiência visual?

A deficiência visual se divide em dois grupos com características e necessidades diferentes: pessoas que apresentam baixa visão e pessoas com cegueira. Cegueira é o termo usado para perda total de visão, quando a pessoa precisa contar com habilidades de substituição da visão.

O que é expressão Capacitista?

Ou seja, por falta de informação, as pessoas podem ter comportamento capacitista sem nem perceber. ... Alguns termos e expressões capacitistas perderam seu sentido original e são usados no dia a dia como sinônimo de pessoas “exageradas”, “distraídas” ou “preguiçosas”, entre outros.

Como se deve chamar um cadeirante?

Os termos corretos são pessoa em cadeira de rodas ou pessoa que usa cadeira de rodas. Coloquialmente, pode-se falar cadeirante. NÃO USE: Abandone termos que evoquem piedade, como preso (à cadeira de rodas).

O que é Loucura psiquiatria?

Termo inespecífico que define comportamento absurdo ou quase sem sentido, muitas vezes envolvendo situações perigosas, nas quais ocorre exposição da integridade do indivíduo ao escrutínio público e a lesões físicas.

Qual a diferença entre Loucura e insanidade?

Insanidade é o substantivo feminino que significa loucura, demência, doidice, insânia. Também pode servir para indicar a condição de uma pessoa insensata ou insana.

O que é Loucura para a psicanálise?

A palavra da Teoria da Loucura só existe em português e em espanhol, possuindo o mesmo significado: “Doença mental caracterizada pela alienação total do indivíduo em relação aos fatos que lhe são pertinentes; falta de senso ou de juízo; extravagância; tudo que está fora das regras da normalidade; desatino, desvario”.

Qual o transtorno mental mais grave?

A esquizofrenia é a principal condição designada como Transtorno Grave e Persistente, não só por ter a maior prevalência entre os distúrbios graves em Saúde Mental (cerca de aproximadamente 1% da população sofre deste transtorno), como também por seu caráter estigmatizante, seu curso longo e persistente, bem como pelo ...

Quais as doenças mentais mais graves?

Quais as doenças psiquiátricas mais incapacitantes do mundo?
  • Depressão. ...
  • Síndrome de Burnout. ...
  • Síndrome do Pânico. ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Distúrbio de ansiedade generalizado. ...
  • Transtorno bipolar. ...
  • Transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

Quais são as doenças mentais?

Transtornos mentais
  • Existem diversos transtornos mentais, com apresentações diferentes. ...
  • Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Como é vista a pessoa com deficiência na atualidade?

Mesmo compondo 15% da população mundial¹, pessoas com deficiência ainda são consideradas uma minoria, isso porque apesar de serem mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, ainda há muito preconceito e intolerância em relação a esse grupo.

Como aumentar a participação de pessoas com deficiência na sociedade?

8 caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência
  1. Aumentar a representação das pessoas com deficiência na política.
  2. Empregar mais atores com deficiência na mídia. ...
  3. Perceber que as pessoas com deficiência também são seres humanos.

Qual a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade?

A inclusão das pessoas com deficiência é fundamental para a organização, tanto pela responsabilidade social quanto pela aprendizagem da equipe e por respeito a esse público.

Como se referir a uma pessoa muda?

Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.

Porque não usar apenas o termo deficiente?

Também não devemos utilizar o termo “deficiente”, pois o termo isolado ressalta apenas uma das características que compõem o indivíduo, ao contrário da expressão “pessoa com deficiência”, que mostra-se mais humanizada ao ressaltar a pessoa à frente de sua deficiência, valorizando-a independentemente de suas condições ...

Artigo anterior
O que é um provérbio?
Artigo seguinte
Qual o tempo máximo de vídeo no Instagram?