Como se pega a faringite bacteriana?

Perguntado por: Mariana Adriana Fernandes Correia  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (65 avaliações)

A faringite se transmite através de gotículas eliminadas durante espirros ou tosse. O contato com uma pessoa afetada aumenta o risco de faringite aguda.

O que causa faringite bacteriana?

A principal causa bacteriana são os estreptococos do grupo A, responsáveis por cerca de 10% dos casos em adultos. Essa bactéria requer atenção especial em razão do risco de sequelas pós-estreptocócicas, como febre reumática.

Como se pega a faringite?

A doença é transmitida através da fala, tosse, espirro e beijo de pessoas contaminadas com o vírus ou a bactéria.

Quanto tempo dura uma faringite bacteriana?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

O que significa faringite bacteriana?

A faringite estreptocócica, também chamada de faringite bacteriana, é uma infecção da faringe causada por bactérias do gênero Streptococcus, principalmente Streptococcus pyogenes, que são facilmente transmissíveis.

Curso de Farmacologia clínica: IVAS | Tratamento da faringite #2/3

31 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas da faringite bacteriana?

Entre os sintomas de faringite, podemos destacar:
  • dor de garganta;
  • dificuldade para engolir alimentos e até mesmo água;
  • sensação de garganta seca;
  • rouquidão;
  • febre baixa;
  • coriza;
  • tosse.

Como saber se estou com faringite viral ou bacteriana?

A faringite viral, a mais comum, costuma surgir após infecções causadas por vírus, como o resfriado e a gripe. Já a faringite bacteriana na maioria das vezes é causada pela bactéria Estreptococos pyogenes, ou estreptococo do grupo A. Em ambos os casos, alguns fatores de risco podem aumentar as chance de infecção.

Qual o melhor remédio para curar faringite?

Os remédios mais usados para o tratamento de faringite são:
  • Androfloxin.
  • Arflex.
  • Astro.
  • Azitromicina.
  • Benalet.
  • Bi Profenid.
  • Broncho-Vaxom.
  • Ceclor.

O que tomar para crise de faringite?

Os analgésicos, como paracetamol ou dipirona, na forma de comprimidos, xarope ou gotas, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da faringite viral ou alérgica, pois ajudam a aliviar a dor de garganta ou a dor de cabeça.

Quando a garganta não melhora com antibiótico?

Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.

Qual a diferença entre faringite e dor de garganta?

Segundo o médico, a dor de garganta causada pela amigdalite, na sua grande maioria (80%), é causada por vírus (adenovírus, rinovírus, influenza, etc) e, em segundo lugar, por bactérias. Já a dor da faringite, em sua maioria, possui causas alérgicas ou irritativas, como refluxo gastroesofágico.

O que causa faringite e laringite?

Causas: as principais causas são infecções virais ou bacterianas, uso excessivo da voz, fumo, abuso de bebidas alcoólicas, refluxo gastroesofágico, presença de lesões nas cordas vocais, tumores. Sintomas: rouquidão, perda da voz, pigarro, sensação de alguma coisa presa na garganta.

O que é faringite alérgica?

Faringite alérgica é uma inflamação de causa alérgica, localizada na região da faringe. Nas situações em que uma crise alérgica se desencadeie, além da mucosa nasal, a da faringe e a das vias aéreas, como um todo, poderão ser afetadas também.

Como tomar amoxicilina para faringite?

Amoxicilina por via oral na dose de 25 mg/kg (dose máxima de 500 mg por dose) 2 vezes por dia. O tratamento deve ter duração de 10 dias.

O que é bom para faringite caseiro?

Um ótimo remédio caseiro para a faringite é o suco de abacaxi com própolis e mel porque ele possui vitamina C e outras propriedades que fortalecem o sistema imune, facilitando a cura da doença.

Qual chá é bom para faringite?

Algumas opções de chás para garganta inflamada são:
  1. Chá de limão, alho e gengibre. ...
  2. Chá de anis estrelado. ...
  3. Chá de romã ...
  4. Chá de abacaxi com mel. ...
  5. Chá de sálvia com sal. ...
  6. Chá de tanchagem com própolis. ...
  7. Chá de eucalipto. ...
  8. Chá de casca de salgueiro branco.

Qual o melhor antiinflamatório para laringite?

Os medicamentos comumente indicados no tratamento da laringite são:
  • Clindamin-C.
  • Clobutinol + Succinato de Doxilamina.
  • Doxiciclina.
  • Eritromicina.
  • Flanax.
  • Ibuprofeno.
  • Nimesulida.
  • Paracetamol.

O que é faringite crônica?

A faringite crônica é aquela irritação da garganta que se mantém por semanas ou meses. Pode haver, além da dor, sensação de corpo estranho, pigarro, coceira, secura.

Qual a diferença entre infecção e inflamação na garganta?

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
Os sintomas da infecção decorrem da ação do microrganismo causador da doença em nosso organismo, sendo que os principais são:
  1. Febre.
  2. Dor no local.
  3. Formação de pus.
  4. Dores musculares.
  5. Fadiga.
  6. Tosse.

Quais são os tipos de faringite?

Atendendo ao tipo de evolução, as faringites podem classificar-se em agudas (1) e crónicas (2).
  1. Faringite aguda. Nas faringites agudas a causa é sobretudo infecciosa, essencialmente por vírus (faringite vírica) ou por bactérias (faringite bacteriana). ...
  2. Faringite crónica.

Qual é a causa da laringite?

As causas da laringite podem ser infeciosas, distinguindo-se neste caso a laringite vírica ou viral (provocada por vírus), a laringite bacteriana (provocada por bactérias), a laringite fúngica (caso da candidíase provocado pela Cândida Albicans), menos frequente, e a laringite provocado por parasitas.

O que causa crise de laringite?

A laringite é a inflamação da laringe (região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais), que conecta a faringe à traqueia e faz parte do sistema respiratório. A inflamação dessa região pode ser causada por vírus (mais prevalente), bactérias, inalação de agentes alérgicos ou esforço excessivo da voz.

Quais os sintomas da amigdalite e faringite?

Quando ocorre um processo inflamatório e ou infeccioso desta região denominamos de faringite. Quando toda a região da parede posterior da orofaringe está comprometida e quando este processo infeccioso está localizado exclusivamente na região das amígdalas, então denominamos de amigdalite.

Quando a infecção de garganta resistente?

A doença dura em média 3 dias, mas é comum o médico indicar o uso de antibióticos por 5 ou 7 dias para garantir a eliminação da bactéria do organismo, sendo importante que o tratamento seja feito pelo período indicado pelo médico para evitar complicações.

Quando se determina que o antibiótico não faz efeito?

Se já está tomando o antibiótico há pelo menos dois dias e ainda não notou melhora dos sintomas, fale com o seu/sua médico/a. Todo antibiótico deve ser utilizado pelo tempo completo prescrito pelo/a profissional para que o tratamento seja efetivo e não permita o desenvolvimento de resistência bacteriana.

Artigo anterior
O que comprar de carne?
Artigo seguinte
Quais cervejas tem menos carboidratos?