Como se originou a corrida de orientação?

Perguntado por: Mélanie Alexandra Garcia de Castro  |  Última atualização: 6. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

Como modalidade esportiva, a Corrida de Orientação surgiu por volta de 1850, na Escandinávia. O que era atividade de treinamento essencial para o deslocamento em guerra transformou-se como um meio de diversão para as tropas militares.

Qual é a origem da corrida de orientação?

A Corrida de Orientação começou na Suécia por volta o ano de 1900. Depois de 70 anos, o Brasil conheceu o esporte, a partir de uma visita à Europa. Alguns militares brasileiros se interessaram e foram observar pessoalmente as competições de Orientação do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM).

Qual a origem de orientação?

História. A orientação (em sueco: orientering) começou na Suécia por volta de 1918. Conta-se que um corredor de fundo, matemático, considerando que o tempo gasto a praticar a atividade era um tempo perdido para a mente, resolveu começar a solucionar problemas de matemática enquanto corria.

Como é o início da competição da orientação?

O início da competição

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem aos PCs, que são materializados no terreno por “prismas” (quadrados de 30 cm de lado em tecido, metade na cor laranja e metade na cor branca), que estão acompanhados de um pequeno picotador.

Quem introduziu e quando foi introduzido a corrida de orientação?

O corrida Orientação foi criada em 1912 pelo Major Killander, sueco e líder de um grupo de escoteiros. Tendo base como o desdobramento da distância da Maratona por três provas, adicionou a leitura de mapas e a percepção da Orientação.

CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

27 questões relacionadas encontradas

Onde surgiu e quem criou a corrida de orientação?

A corrida de orientação foi criada em 1912, na Suécia, pelo major e chefe de escoteiros Ernest Killander, que uniu os treinamentos de leitura de mapas das escolas militares com os de atletismo. A primeira competição oficial da modalidade aconteceu, em 1919, com 220 inscritos.

Quando se iniciou a corrida de orientação no Brasil?

O esporte orientação começou a ser praticado no Brasil em 1970 no meio militar. Mas somente em 1991 foi fundada a primeira entidade de prática, o Clube de Orientação de Santa Maria.

Quem é considerado o pai da corrida de orientação?

Como campo teórico e prático do conhecimento registra-se o final do século XIX e início do século XX, quando o norte-americano Frank Parsons, considerado o pai da Orientação Profissional, propõe um modelo de intervenção.

Quais são os 4 tipos de corrida de orientação?

A Orientação pode ser dividida em quatro modalidades: Pedestre, Mountain Bike, Precisão (cadeirantes) e Ski (praticado em países onde há neve).

Em que ano as pessoas começaram a correr?

Segundo Homero, no ano de 1496 a.C. foi realizada a primeira prova de corrida considerada atlética. Ela foi organizada por Hércules. Segundo a lenda, Hércules, depois de peregrinar pelo mundo, realizando proezas incríveis, radicou-se na ilha de Creta e construiu um estádio neste local.

Quem trouxe a corrida de orientação para o Brasil?

Surgido na Suécia, em 1918, a prática chegou ao Brasil por volta dos anos 70 e sempre esteve intimamente ligada aos militares. No Rio Grande do Sul, foi fundado em 1991 o Clube de Orientação de Santa Maria (COSM), pioneiro na modalidade.

Qual o motivo da grande aceitação da corrida de orientação?

A vontade de ocupar a mente enquanto se realiza atividades físicas talvez tenha sido responsável pela grande aceitação deste esporte, que alia a atividade física com uma atividade mental intensa. Porém, quem realmente é considerado o “pai da Orientação” é o sueco, Major Killander.

Qual e a finalidade de orientação?

A orientação é a capacidade que nos permite ter consciência da nossa própria existência e do contexto no qual nos encontramos em um determinado momento.

Quais os riscos da corrida de orientação?

A Corrida de Orientação é um dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo. Entretanto é uma prática esportiva que tem seus riscos. Quedas, torções, arranhões, picadas, dentre outros são acidentes inevitáveis e que fogem do controle de qualquer bom organizador.

Quais são os benefícios da prática da corrida de orientação?

A corrida de orientação permite auferir e desenvolver um preparo geral do praticante: físico, técnico, tático, intelectual, psíquico e moral. Portanto, com significantes benefícios na área psico-motora, é um instrumento de fácil acesso para contribuir no aprimoramento profissional dos quadros do Exército.

Qual foi o problema inicial que tentaram solucionar com a atividade de orientação?

Como muitos desportos modernos que se difundiram mundialmente durante os últimos anos, essa corrida foi aplicada inicialmente para solucionar um problema. [Ela] foi pensada para encorajar os jovens a utilizarem a natureza como meio de desenvolvimento físico e mental.

Quais são as regras da corrida?

Corrida de rua: 10 regras de ouro
  • Consulte um médico.
  • Fique visível.
  • Não corra sozinho à noite.
  • Sempre tenha uma identificação.
  • Limite suas distrações.
  • Cuidado com os motoristas.
  • Preste atenção nos ciclistas e nos outros corredores.
  • Tenha dinheiro no bolso.

Quais são as principais características da corrida de orientação?

O objetivo do esporte é passar pelos pontos de controle de um terreno no menor tempo possível, com auxílio apenas de um mapa e uma bússola. A leitura do mapa é essencial para os praticantes da modalidade.

Qual é a modalidade da corrida?

Os tipos de corrida se dividem naqueles que são praticados no atletismo, como a prova de 100 metros rasos, e também modalidades diversas, como as corridas de rua e de montanha.

Quantos atletas participam da corrida de orientação?

No Brasil, a Corrida de Orientação cresce a cada dia, ganhando espaço na mídia e novos adeptos. “Em competições nacionais, temos uma média de 550 atletas participantes. Já são cerca de 10 mil atletas filiados à Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

Onde é realizada a corrida de orientação?

Apesar de pouco popular no Brasil, a corrida de orientação é um esporte bastante praticado em países como a Suécia, a Finlândia e a Noruega.

Quais são os três tipos de orientação?

Existem três tipos: pessoal, temporal e espacial.

Qual a corrida de orientação mais longa do mundo?

A UTMB (Ultra Trail du Mont Blanc) é uma prova de montanha que reúne cerca de 10 mil participantes em cada distância. O participante pode escolher fazer 40 km, 56 km, 101 km, 145 km ou 171 km, com tempo limite de 47 horas.

Para que serve a bússola na corrida de orientação?

A bússola é outro instrumento largamente utilizado no esporte, tendo como finalidades medir ângulos horizontais e orientar o competidor no terreno e na carta. Cabe lembrar que, ela também pode ser utilizada como régua de escalas e que possui uma lente de aumento que serve como lupa.

Qual a sigla da federação internacional da corrida orientação?

Em Copenhague, 11 países criaram a IOF – Federação Internacional de Orientação. No ano seguinte,1962, aconteceu o Primeiro Campeonato da Europa na Noruega, em LOTEN, de 20 a 23 setembro. Em 1963, surgiu a primeira publicação provisória do regulamento da IOF e no mesmo ano aconteceu o Campeonato Nacional da URSS.

Artigo anterior
Até quando a MP 936 tem validade?
Artigo seguinte
Quais as desvantagens de antecipar o saque aniversário?