Como se forma um argumento?

Perguntado por: Alice Ferreira Ramos  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Este é um argumento formado por duas premissas e uma conclusão. Os dois primeiros enunciados são as premissas e o último enunciado é a conclusão. Os fatos apresentados nas premissas servem de evidência para a conclusão, isto é, são eles que sustentam a conclusão.

Como os argumentos são formados?

A explicação é simples: os argumentos são formados por premissas e conclusão, que são, por sua vez, proposições; além disso, sabemos que os argumentos válidos não podem ter, ao mesmo tempo, premissas todas verdadeiras e conclusão falsa.

Como se faz um argumento?

Para desenvolver uma boa argumentação, é preciso ter definido, primeiramente, a tese ou o ponto de vista a ser defendido. Em outros termos, é preciso responder à seguinte questão: qual é a minha opinião sobre o assunto? Em segundo, com a tese definida, a argumentação deve girar em torno dela.

Qual é a estrutura de um argumento?

Todo texto argumentativo — não importa se é um artigo de opinião, uma dissertação do Enem ou um blog post — deve apresentar 3 elementos: A tese, ou seja, o ponto de vista que será defendido, da qual já falamos; Os argumentos, que sustentam esse ponto de vista; A conclusão, que condensa e reforça o que foi apresentado.

O que é um argumento de exemplo?

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”. Será que essa afirmação é verdadeira?

O PAPEL DA PREGAÇÃO NO CULTO| AULA COMPLETA EBD - PR. OSIEL GOMES

35 questões relacionadas encontradas

Como definir seu argumento?

Primeiro, conheça o assunto, estude esse assunto, segundo, procure fontes confiáveis que tratem desse assunto, terceiro, use essas fontes para reforçar o seu ponto de vista. Mas, quatro, seja educado ao divergir da opinião da outra pessoa. E, cinco, tente entender os argumentos usados por essa outra pessoa.

Quais são os 4 argumentos?

Quais os 4 tipos de argumentos? A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

O que é necessário para produzir uma boa argumentação?

Dicas para te ajudar a desenvolver uma boa argumentação:

Faça críticas: elas devem ser feitas de forma coerente sobre a relação do assunto com a realidade, mostrando diferentes visões acerca do tema, mas sem desviar do seu ponto principal; Coloque sua opinião: defenda a tese de acordo com a sua opinião sobre o assunto.

Quais as três formas de argumento?

Quais são os 5 tipos de argumentos?
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento por evidência (ou por comprovação) ...
  • Argumento por comparação (ou por analogia) ...
  • Argumento por causa e consequência. ...
  • Argumento por ilustração (ou exemplificação)

Qual é a lógica da argumentação?

A Lógica da Argumentação (AL) é uma descrição formalizada das maneiras pelas quais os seres humanos raciocinam e discutem sobre proposições.

Qual é a melhor forma de argumentar?

Como você pode melhorar a sua argumentação? Primeiro, conheça o assunto, estude esse assunto, segundo, procure fontes confiáveis que tratem desse assunto, terceiro, use essas fontes para reforçar o seu ponto de vista. Mas, quatro, seja educado ao divergir da opinião da outra pessoa.

Como aprofundar um argumento exemplo?

Confira agora 5 dicas especiais de como fazer isso!
  1. 1- Crie um bom repertório.
  2. 2- Baseie seus argumentos em análises reais e críticas.
  3. 3- Não seja vago, nem generalize.
  4. 4- Organize seus argumentos e elenque os mais importantes.
  5. 5- Conte com a ajuda dos melhores professores de redação do país!

O que não é um argumento?

Crenças e opiniões não são argumentos. Mais precisamente, crenças diferem de opiniões, que diferem de fatos, que diferem de argumentos. Um fato é algo que pode ser provado verdadeiro. Por exemplo, é um fato que Júpiter é o maior planeta do sistema solar tanto em diâmetro quanto em massa.

Quais são os 7 tipos de argumento?

Quais são os 7 tipos de argumentação?
  • Exemplificação. Exemplos compõem a argumentação. ...
  • Argumentação histórica. ...
  • Constatação. ...
  • Comparação. ...
  • Testemunho e argumento de autoridade. ...
  • Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas. ...
  • Argumento por raciocínio lógico. ...
  • Argumento por consenso.

Quais são os tipos argumentos?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

O que caracteriza um bom argumento?

O que é fazer um bom argumento? As premissas do argumento devem ser verdadeiras ou pelo menos aceitáveis para uma pessoa razoável. As premissas devem oferecer informações relevantes para justificar a conclusão. As premissas devem oferecer informações suficientes para justificar a conclusão.

Quais os pilares da argumentação?

Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.

Quais são as principais técnicas de argumentação?

Quais os três principais tipos de argumentação?
  • 1- Argumentos de autoridade.
  • 2-Argumentos de comprovação.
  • 3- Argumentos de exemplificação.

O que são argumentos coringas?

O que são argumentos coringas? Primeiramente, a diversidade de temas que podem ser cobrados em uma redação é evidente. Porém, é fato que você pode abordar algumas ideias em mais de um assunto, a depender da pertinência. Assim, esse macete é chamado de argumento coringa por ser flexível, transversal e multiuso.

O que é argumento Coringa?

Assim, o CRIA selecionou argumentos coringas para utilizar em qualquer tema da redação do ENEM. Boa leitura. Os argumentos coringas são aqueles que podem ser usados para discutir uma variedade de temas — Fonte: Pexels.

O que pode substituir a palavra argumento?

1 alegação, argumentação, razão, fundamento, justificativa, premissa, pressuposto, pretexto, considerando, recurso. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Raciocínio: 2 raciocínio, reflexão, exposição, discurso, especulação, silogismo.

Como argumentar de forma inteligente?

Como argumentar sob pressão?
  1. 1 – Invista em conhecimento. ...
  2. 2 – Treine a sua forma de falar. ...
  3. 3 – Respeite o interlocutor. ...
  4. 4 – Mantenha a calma. ...
  5. 5 – Saiba rebater da melhor maneira possível. ...
  6. 6 – A oratória pode ser treinada.

O que torna um argumento válido?

Um argumento é válido se, e somente se, todas às vezes que suas premissas são verdadeiras, sua conclusão também o é. A partir dessa definição podemos estabelecer o seguinte método. (2) há um caso (linha da tabela-verdade) com premissas verdadeiras e conclusão falsa e, portanto, o argumento não é válido.

Qual e a diferença entre opinião e argumento?

Opinar: emitir opinião. Argumentar: discutir apresentando e contrapondo razões que através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. Discutir: debater, polemizar, defender.

Artigo anterior
Tem que escovar os dentes depois do clareamento caseiro?
Artigo seguinte
Qual a ordem de aplicação dos produtos de cabelo?