Como se fixa a pena base?

Perguntado por: Frederico Joaquim Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (45 avaliações)

Para a fixação da pena-base, sempre se parte do mínimo estabelecido na escala penal, procurando considerar sempre as circunstâncias judiciais (são oito). Ao final, aplica-se a pena-base.

Como saber a pena base de um crime?

Ex., a pena inicial deverá ser fixada entre 04 e 10 anos, não pode ser abaixo do mínimo previsto in abstrato, nem superior ao máximo previsto in abstrato. CUIDADO, PELO AMOR DE SÃO JORGE: Em se tratando de crime qualificado, a pena-base deve partir do montante da pena previsto no tipo penal.

Quando o juiz pode aumentar a pena-base?

O aumento da pena-base deve estar fundamentado em dados concretos extraídos da conduta imputada ao acusado, que devem ser desdobramentos dos elementos próprios do tipo penal.

Quanto aumenta a pena base?

A lei não estabelece parâmetros específicos para o aumento da pena-base pela incidência de alguma circunstância de gravidade, mas, respeitados os limites mínimo e máximo abstratamente cominados ao delito, convencionou-se que o aumento pode consistir em 1/6 (um sexto) para cada circunstância negativa.

O que deve levar em consideração o juiz ao fixar a chamada pena base?

Quanto à pena-base, fixada na primeira fase da dosimetria, caberá ao Juiz avaliar as chamadas circunstâncias judiciais (ou inominadas), previstas no art. 59 do CP, a saber: Culpabilidade. Antecedentes.

Cálculo da Pena Base – Estudo de caso

26 questões relacionadas encontradas

Quais os fatores analisados para a fixação do regime prisional?

Dentre os principais critérios para a definição do regime inicial de pena, vale destacar: 1) a quantidade de pena aplicada; 2) o exame das circunstâncias judiciais do artigo 59 do Código Penal; 3) a reincidência; e 4) a detração penal. Com relação à quantidade de pena, o parágrafo 2.º do art.

Quais são as circunstâncias valoradas pelo julgador para fixar a pena-base pela prática de um crime?

59 do CP): culpabilidade, antecedentes, conduta social, personalidade do agente, motivos, circunstâncias e consequências do crime e comportamento da vítima.

Como aumentar a pena-base dosimetria?

Uma delas é no sentido de que o magistrado tem liberdade para aumentar a pena base, desde que o referido aumento seja devidamente fundamentado. A segunda é no sentido de que o aumento deve ser proporcional ao número de circunstâncias negativadas, sendo 1/8 (um oitavo) para cada circunstância negativada.

Quanto uma agravante aumenta a pena?

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o aumento por cada agravante ou atenuante deve ser equivalente a 1/6 da pena-base (menor montante fixado para as causas de aumento ou diminuição da pena), a fim de se evitar a aplicação em quantidades aleatórias, ao arbítrio do magistrado.

O que é exasperar a pena base?

É comum em diversas situações o magistrado exasperar a pena-base fundamentando em circunstâncias inerentes ao próprio tipo penal ou em decorrência lógica do crime perpetrado pelo agente.

Quando aumenta a pena?

2º - A pena aumenta-se de um terço até metade : I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma; II - se há o concurso de duas ou mais pessoas; III - se a vítima está em serviço de transporte de valores e o agente conhece tal circunstância.

Quais são as causas de aumento e diminuição de pena?

Todas as causas gerais ou especiais de aumento ou diminuição da pena são identificadas porque estabelecem uma referência fracionária ou numeral a uma pena preexistente, por exemplo, um quarto da pena, metade da pena, de um a dois terços, o dobro, o triplo etc.

Como é feito o cálculo da pena?

O cálculo da pena inicia no mínimo legal e aumenta na medida em que são valoradas negativamente as circunstâncias judiciais, não podendo a pena-base ultrapassar os limites mínimo e máximo previstos para o crime.

O que é a pena base?

Sanção aplicada pelo juiz, considerando as diretrizes do disposto no Código Penal, que se tornaria definitiva, se não houvesse circunstâncias que determinassem seu aumento ou diminuição.

O que é pena base no mínimo legal?

Súmula 440 do STJ – “Fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito.”

Como somar duas agravantes?

III - Diante da incidência de duas circunstâncias agravantes, deve incidir o percentual de aumento de 1/3, referente a fração de 1/6 para cada uma das agravantes reconhecidas. Precedente do STJ.

O que é um agravante de pena?

Já as agravantes são aquelas circunstâncias que devem ser levadas em consideração na segunda fase da dosimetria da pena, após a fixação da pena base e da consideração das atenuantes.

Quanto diminui a pena pela confissão?

É aqui que a confissão se enquadra, pois ela é considerada uma atenuante pelo processo penal. Então se você cometeu o delito de furto, que tem pena de 01 a 04 anos de reclusão, e o juiz já lhe atribuiu a pena de 01 ano de detenção, não importa se você confessou o crime. Não há como abaixar ainda mais a pena.

O que são causas de aumento de pena?

Causas de aumento (majorantes)

Já a causa de aumento, por sua vez, também é conhecida como majorante e nada mais é do que uma hipótese em que a pena será aumentada, aplicando-se uma fração à sanção estabelecida no tipo penal, sendo analisada na 3ª fase da dosimetria da pena.

O que são circunstâncias judiciais valoradas?

Como o próprio nome já diz, circunstâncias judiciais são os fatores que envolvem o crime, tanto no aspecto objetivo quanto subjetivo, cujo exame fica à margem do juiz, o qual, ao manusear o art. 59, irá ponderar as circunstâncias, antecedentes, culpabilidade do agente, dentre outros.

Quais são as circunstâncias judiciais que o juiz analisa para estabelecer a pena base na sentença penal condenatória?

Na primeira delas, avaliam-se as circunstâncias chamadas "judiciais", constantes do caput, do artigo 59, do Código Penal: culpabilidade, antecedentes, conduta social e personalidade do sentenciado; motivos, circunstâncias e conseqüências da infração penal; e, ainda, comportamento da vítima.

O que são as circunstâncias legais?

As circunstâncias legais são específicas ou nominais, constantes no texto legal, podendo ser: agravantes, atenuantes e causas gerais de aumento e de diminuição da pena, localizadas da Parte Geral do Código Penal, e ainda as qualificadoras e causas especiais de aumento e de diminuição, localizadas na Parte Especial do ...

Quais os requisitos para a fixação dos regimes fechado semiaberto e aberto?

SEMIABERTO: se a pena foi maior que 4 e menor 8 anos. Se o condenado for reincidente, o regime inicial, para esse quantum de pena, é o fechado. ABERTO: se a pena foi de até 4 anos.

Quais são as condições para se estabelecer os regimes?

Para estabelecer o regime inicial o Juiz deverá observar os seguintes critérios: 1º) Se a pena imposta for superior a 8 anos – o regime inicial de cumprimento é o FECHADO. 2º) Se a pena imposta for superior a 4 anos, mas não exceder a 8 anos – o regime inicial de cumprimento será o SEMIABERTO.

Quais os critérios para a aplicação do regime inicial de cumprimento de pena?

Se a pena for superior a 04 anos: inicia em regime semiaberto. Se o condenado for reincidente: inicia no regime mais gravoso existente, ou seja, no semiaberto. Se as circunstâncias do art. 59 do Código Penal forem desfavoráveis ao condenado: inicia no regime mais gravoso existente, ou seja, no regime semiaberto.

Artigo anterior
O que a Bíblia diz acerca da desobediência?
Artigo seguinte
Qual o nome do formol na progressiva?