Como se faz o processo de obtenção do pó utilizado na metalurgia?

Perguntado por: Hugo Gaspar de Loureiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)

Na atomização, o metal fundido é vazado através de um orifício apropriado a essa operação, formando um filete liquido que é "agredido" por jatos de ar, gás ou água. Esses jatos provocam a pulverização do filete e seu imediato resfriamento. O recolhido é reduzido e peneirado, estando pronto para ser usado.

O que é o processo de metalurgia do pó?

Metalurgia do pó é um termo que abrange vários processos usados para a fabricação de componentes metálicos a partir de pós metálicos. Os principais processos incluem: Prensar e sinterizar. Fusão de leito de pó

São atividades complementares ao processo de metalurgia do pó?

Operações complementares

Nem sempre a produção de peças por metalurgia do pó termina na operação de sinterização. Operações complementares são frequentemente aplicadas com os seguintes objetivos: conferir melhor acabamento; maior precisão dimensional às peças; melhor densidade, dureza e resistência mecânica; etc.

Em qual processo da metalurgia do pó é utilizado o método de atomização?

O processo mecânico clássico é a moagem, e a atomização é o processo mais utilizado para produção de pós metálicos. A decomposição do gás Fe(CO)5 é conhecida desde a década de 30 e vem sendo usada para produção de pós de ferro com morfologia tendendo ao esférico e com tamanho de partícula entre 3 e 7μm.

Quais são as etapas na manufatura de um componente via processos metalurgia do pó?

O processo de produção da metalurgia do pó envolve três etapas fundamen- tais: a obtenção dos pós, a compactação e a sinterização propriamente dita.

Processos de Fabricação - Aula 15 - Metalurgia do Pó

22 questões relacionadas encontradas

Quais as etapas do processo de metalurgia do pó?

A metalurgia do pó é um processo de fabricação que consiste na transformação de pós-metálicos e não metálicos em uma peça final, sem atingir a temperatura de fusão dos principais materiais envolvidos. Este processo possui três etapas básicas, sendo elas: obtenção do pó, compactação do pó e sinterização.

Quais são as etapas do processo de sinterização?

A sinterização é comumente processada em fornos contínuos, caracterizados por três zonas de operação: pré-aquecimento, manutenção e resfriamento.

Qual a principal característica obtida numa peça produzida por metalurgia do pó?

10-PEÇAS SINTERIZADAS

A metalurgia do pó permite a produção seriada de peças simples ou complexas com a mesma facilidade. Normalmente, a produção de peças sinterizadas está associada a altos volumes de produção, quando então o custo do ferramental é diluído a valores que o tornem economicamente viável.

Quais os tipos de compactação existem no processo de metalurgia do pó?

Peças metálicas fabricadas por meio da Metalurgia do Pó devem passar obrigatoriamente por duas etapas de fabricação: a compactação, em que o pó é conformado, e a sinterização, quando ocorre a união das partículas do pó.

Quais os principais processos de conformação mecânica?

Para a produção de peças, a conformação mecânica inclui um grande número de processos: laminação, forjamento, trefilação, extrusão e conformação de chapas.

Quais as principais vantagens do processo de metalurgia do pó?

2.1 VANTAGENS na Metalurgia do pó e sinterização:
  • Reduz ao mínimo as perdas de matéria prima;
  • Facilita o controle exato da composição química desejada;
  • Elimina ou reduz operações de usinagem;
  • Possibilita bom acabamento superficial;
  • Processo produtivo de fácil automação;
  • Produtos obtidos de alta pureza;

O que é o método de atomização?

O método de atomização serve para transformar em pó a matéria-prima que será utilizada no processo de sinterização. 3. A matéria-prima do processo é colocada num tambor que contém esferas de material duro. Quando este tambor é colocado para girar, as esferas chocam- se entre si e com o material, desintegrando-o.

É um método de fabricação de pó corretamente definido?

Respondido em 05/05/2021 20:41:56 6a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 É um método de fabricação de pó corretamente definido: REDUÇÃO QUÍMICA DE COMPOSTOS PARTICULADOS (GERALMENTE ÓXIDOS OU MINÉRIOS TRITURADOS): Os pós que resultam dessas reações de estado sólido são normalmente macios, de formato irregular e textura esponjosa ...

Qual das opções abaixo e uma desvantagem do processo de metalurgia do pó?

Desvantagens;Limita a forma geométrica da peça (a peça tem que ser extraída de uma matriz);Obriga a execução de grandes volumes de produção, já que o custo do ferramental é elevado;Limita o tamanho da peça, uma vez que as potências requeridas para compactação são proporcionais à área transversal.

Quais as aplicações industriais proporcionadas pela metalurgia do pó?

Nessa classe estão compreendidas diversas formas e geometrias simples ou complexas para inúmeras aplicações da industria Metalurgia do Pó (linha automotiva, eletrodomésticos, linha branca, ferramentas elétricas, entre outras).

O que a indústria metalúrgica produz?

A indústria metalúrgica tem como foco a transformação de metais em produtos que servem de matéria-prima e peças para produção de outros itens. Ela tem como princípio o derretimento de metais ferrosos e não ferrosos.

O que é pó metálico?

A Metalurgia do pó é um processo de conformação metálica que parte da fabricação dos pós metálicos, matéria prima base para obtenção das peças.

Como é feito o processo de fundição?

Basicamente, o processo consiste no vazamento do metal fundido em um molde de areia, dentro do qual o metal se solidifica e a peça fundida é retirada com a quebra do molde.

O que é a compactação do solo?

A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.

O que é compactação Isostática?

A Compactação isostática a quente (CIQ / Hot isostatic pressing - HIP) é uma técnica de metalurgia do pó para produção de pré-formas ou peças. No Brasil este processo ainda não é usado industrialmente e em termos de pesquisa sua principal aplicação está voltada para a área de cerâmica fina.

Qual o significado de sinterização?

[ Metalurgia ] Operação que consiste na aglomeração e compactação de pós ou partículas muito pequenas, a altas temperaturas, mas abaixo da temperatura de fusão, para obter blocos ou peças sólidas (ex.: sinterização de materiais cerâmicos, sinterização de minério de ferro).

Quais produtos podem ser obtidos no processo de metalurgia do pó?

  • Manufatura Aditiva. Apresentação do produto. Pós metálicos específicos ao cliente. Pós à base de níquel. Pós à base de cobalto. Pós de aço. - Pós de aço inoxidável. - Pós de aço para construção. - Pós de aço ferramenta.
  • Brasagem.
  • Corte.
  • Prensagem e sinterização.
  • Outra tecnologia de revestimento.
  • Tratamento de água.

Qual a principal diferença entre fundição e sinterização *?

Metalurgia do Pó (Sinterização). Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida. A peça produzida por fundição pode ter as formas e dimensões definitivas ou não.

Qual o produto final da sinterização?

A sinterização é o aquecimento, a uma temperatura suficiente, para fundir o metal ligante, preenchendo então os vazios entre os grãos dos carbonetos, carbonetos esses que formam o "metal duro', que é o nome dado a uma liga de carboneto de Tungstênio, produzido por metalurgia do pó.

Quais são os tipos de sinterização?

Existem, rigorosamente falando, dois tipos básicos de sinterização: a sinterização por fase sólida e a sinterização por fase líquida. A força motora para a ocorrência de qualquer tipo de sinterização é a diminuição da energia livre superficial do conjunto de partículas.

Artigo anterior
Quando usar gentamicina?
Artigo seguinte
O que quer dizer 88 no parafuso?