Como se faz a defis?
Perguntado por: William Rocha Pinto | Última atualização: 20. Oktober 2024Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)
Para elaborar a DEFIS é preciso acessar o site da Receita Federal ou algum tipo de software contábil que ofereça a função. Assim sendo, por ser uma Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, é necessário preencher corretamente com todas as informações.
Como fazer Defis passo a passo?
Como fazer a DEFIS? A declaração da DEFIS pode ser feita por meio do PGDAS-D, Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, disponível no site do Simples Nacional.
Como calcular o Defis?
- ganhos de capital;
- total de despesas;
- lucro contábil, caso se aplique;
- dados pessoais e rendimento dos sócios;
- número de empregados no início e no final do período que contempla a declaração;
- saldo bancário, ou em caixa, do início e do final do período que contempla a declaração;
O que deve ser informado na Defis?
Em resumo, o seu objetivo, como o nome indica, é informar à Receita Federal alguns dados econômicos, sociais e fiscais de cada organização.
Onde emitir Defis?
A DEFIS corresponde a um módulo do PGDAS-D. Para a emissão do DAS da Dívida Ativa da União utilize o portal da PGFN. Mais informações sobre Cálculo e Declaração, consultar o Perguntas e Respostas.
COMO ENVIAR A DEFIS SIMPLES NACIONAL?
Quais são as despesas que entram na Defis?
Total de despesas no período abrangido pela declaração
Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais.
Como preencher Defis 2024?
Para gerar uma DEFIS 2024 de situação especial, basta informar o Ano Calendário 2024, preenchendo as informações de situação especial nos [Outros Dados...]; Caso a opção DEFIS 2024 não esteja aparecendo no menu, você deve habilitar nas opções de permissões de usuários.
Quem faz o Defis?
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) nada mais é do que um registro de informações entregue ao Fisco. Esse procedimento deve ser realizado pelas Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que atuam sob o regime de tributação chamado de Simples Nacional.
Qual o valor da multa por não entregar a defis?
Nesse contexto, fique atento: a multa por atraso na entrega da DEFIS é de 2% ao mês-calendário, limitada a 20% do valor total dos impostos e contribuições apurados no ano-calendário.
Quem está obrigado a entregar a defis?
Empresas inativas
A declaração de inatividade deve ser apresentada na Defis, especificando se a empresa esteve inativa durante todo o ano-calendário, e isso é especialmente relevante quando o Valor da Receita Mensal (RPA) for igual a zero em todos os períodos do ano.
Como fazer a defis sem movimento?
- 1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > Federais > DEFIS 2024;
- 2 - No quadro Período, no campo Ano-calendário, informe o ano de abrangência da declaração, neste exemplo será 2023;
O que acontece se não entregar a defis?
Há penalidades por atraso na entrega? O período abrangido pela declaração corresponde ao ano-calendário de 2023 e, apesar de ser obrigatória, não há multa prevista caso a entrega da Defis não seja feita dentro do prazo.
Como fazer a declaração mensal do Simples Nacional?
1º passo: calcular a receita bruta da sua empresa dos últimos 12 meses; 2º passo: identificar a alíquota e a parcela a ser deduzida; 3º passo: fazer o cálculo da alíquota efetiva; 4º passo: chegar ao valor do Simples Nacional a ser pago naquele mês.
Qual o prazo para entregar a defis 2024?
Porém a não entrega da DEFIS até 31/03/2024 irá impedir a apuração do Simples Nacional no PGDAS a partir desse período.
Tem multa para retificar Defis?
Multa por grupo de informação incorreta ou omitida – será de R$ 20,00 para cada grupo de 10 informações incorretas ou omitidas. Importante – a apuração mensal que vai gerar a DAS para pagamento só é liberada depois da microempresa ou pequena empresa entregar a Defis referente ao ano anterior.
O que informar no campo 5 da Defis?
informação é solicitada no campo "5. Total de aquisições de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração".
Qual o prazo para a entrega da Defis?
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis), situação normal, relativa ao ano-calendário 2022, deve ser entregue até às 23h59 min de 31/03/2023.
Qual a finalidade da Defis?
A principal finalidade do DEFIS é permitir que a Receita Federal acompanhe de perto as atividades das micro e pequenas empresas, garantindo que elas cumpram com suas obrigações fiscais.
Como saber se a defis foi entregue?
Acesse o sistema e preencha as informações que devem ser declaradas. Acompanhe o processamento da declaração para verificar a situação da entrega.
O que é o ganho de capital na Defis?
Ganho de capital é o resultado correspondente à diferença positiva entre o valor da alienação e o respectivo valor contábil, diminuído, se for o caso, de depreciação, amortização ou exaustão acumulada e das perdas estimadas no valor de ativos.
Qual a diferença entre Pgdas e Defis?
Enquanto o PGDAS-D é o aplicativo que permite gerar a documentação, a DEFIS é uma de suas funcionalidades e serve para prestar contas à Receita Federal. Ou seja, a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais é um módulo do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
O que significa a sigla Defis?
A DEFIS é a declaração anual que deve ser enviada pelas empresas optantes pelo Simples Nacional, com dados fiscais, contábeis e econômicos, de todos os seus estabelecimentos. Para o ano de 2024, a DEFIS com as informações correspondentes ao ano-calendário 2023, deverá ser apresentada até o dia 28/03/2024.
Como calcular o IRPJ no Simples Nacional?
Assim sendo, o empresário deve multiplicar a receita bruta total da empresa nos últimos 12 meses pela alíquota e depois subtrair a parcela a deduzir. Esse resultado dividir pela receita bruta acumulada. Nesse tipo de empresa, a alíquota efetiva é 5,65%.
Qual a alíquota máxima do Simples Nacional?
ANEXO 1 – Tabela Simples Nacional 2024 (Comércio)
As alíquotas totais começam em 4% e vão até 19%.
Quantos anos uma empresa pode ficar inativa?
Um negócio pode ficar inativo pelo tempo máximo de cinco anos antes de ter seu registo cancelado pelo órgão de registro. No final desse tempo ou se achar melhor antes, o gestor deve fazer uma nova mudança no contrato, informando a volta das atividades.
Qual o tamanho de uma pia de cozinha?
Quais são os sintomas de bursite no quadril?