Como se explica a coloração avermelhada dos solos Lateríticos?

Perguntado por: Íris Fabiana Domingues  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

Laterização é um processo no qual o solo acumula grande quantidade de óxidos hidratados de ferro ou alumínio, o que modifica a sua composição e a coloração, que se torna avermelhada, com cor de ferrugem.

Quais as características dos solos lateríticos?

Os solos lateríticos possuem um alto índice de meteorização em suas formas e acumulam uma grande quantidade de óxidos de ferro e de alumínio, apresentando, muitas vezes, minerais umedecidos.

O que são solos lateríticos ou cangas explique como acontece sua formação?

A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles. Os solos formados por esse processo são chamados de lateríticos e os blocos de rochas constituídos são denominados por lateritos.

O que são os solos lateríticos?

Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.

O que é material laterítico?

Materiais lateríticos são depósitos residuais da crosta terrestre originados de acúmulos relativos e absolutos de constituintes resistentes à intemperização.

LATERIZAÇÃO DOS SOLOS: O QUE É?

15 questões relacionadas encontradas

Onde se encontra a terra roxa?

De coloração extremamente avermelhada, a terra roxa — também conhecida como terra vermelha — é encontrada principalmente nos estados do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.

O que são solos lateríticos e solos Saprolíticos?

Os solos lateríticos têm sua fração argila constituída essencialmente de minerais do grupo da caolinita e óxidos hidratados de ferro e alumínio, e esses componentes são agrupados formando estruturas peculiares, que são porosas, agregadas e altamente estáveis. Solos saprolíticos são solos no sentido geotécnico.

O que é Canga geografia?

canga. Camada superficial de componentes lateríticos (limonita principalmente) residuais endurecidos por ressecação, formando uma capa dura, quimica e fisicamente resistente aos processos intempéricos e erosivos.

O que é classificação MCT?

A metodologia MCT caracteriza-se pela determinação de propriedades mais representativas do comportamento dos solos tropicais (contração, penetração e permeabilidade), tendo-se em vista a sua utilização em obras viárias em geral e, em particular, as de pavimentação.

O que é a Laterização?

[ Geologia ] Processo de transformação de um solo em que, devido a lixiviação e intemperismo químico, se forma uma camada ferruginosa, dando origem a um solo de cor avermelhada, com grande concentração de óxidos de ferro e de alumínio. Confrontar: lateralização.

Por que depósitos lateríticos são restritos a formações geológicas mais recentes?

Os requisitos para o intemperismo laterítico vêm ocorrendo desde o Terciário, o que resultou, atualmente, numa área de 75% do território nacional coberto por solos de laterita. Por esse motivo, essas formações estão ausentes apenas na região Nordeste, de clima semiárido, e na região Sul, de clima subtropical.

Quais são as etapas de formação do solo?

De acordo com a sequência acima explicitada, compreendemos que o processo de formação obedece à seguinte cronologia: a) decomposição lenta da rocha mãe pelos agentes do intemperismo (água, ventos, clima, plantas e outros); b) com o tempo, acumula-se uma maior presença de material orgânico sobre o solo recém-formado; c) ...

Como se formam os solos tropicais?

Em condições tropicais predominam os solos cauliníticos, lateríticos e ricos em óxidos de ferro, alumínio e titânio caracterizados em sua grande maioria, por serem muito intemperizados e geralmente de fertilidade baixa a muito baixa.

Qual a importância do uso do solo arenoso fino laterítico no Brasil?

No uso de solos arenosos finos como bases de pavimentos econômicos, além da capacidade de suporte, outras características têm se mostrado decisivas para seu sucesso, pois estas camadas praticamente não são confinadas, recebendo sobre a mesma apenas uma delgada camada de revestimento.

O que são solos colapsíveis?

A estrutura do solo colapsível consiste basicamente de grãos não lixiviados, separados por espaços vazios, com as menores distâncias entre os grãos sendo normalmente preenchidas por pontes de argila floculada, que freqüentemente incluem pequenas partículas não lixiviadas (EMBRAPA, 1997).

Onde são encontrados os latossolos?

Os Latossolos Vermelhos e Vermelho-Amarelos de textura média são característicos das regiões do Planalto Ocidental, da Depressão Periférica e das Cuestas Basálticas do estado de São Paulo. São desenvolvidos de arenitos, localizando-se em posições com relevo suavizado (declivi- dades de 0 a 20 %).

Como calcular o IG de um solo?

Antes de apresentar a equação de cálculo vamos lembrar alguns conceitos de mecânica dos solos que serão uteis.
  1. ÍNDICES FÍSICOS TRADICIONAIS. ...
  2. IP = LL – LP. ...
  3. IG = 0,2a + 0,005ac + 0,01bd. ...
  4. IG = 0,01 (F-15) (IP-10)

Como é feito o ensaio CBR?

O Ensaio é dividido em 3 fases principais sendo:
  • Compactação do corpo de prova: Os corpos de prova, comumente 5, são compactados com energia de compactação normal (12 golpes/camada) ou intermediaria (26 golpes/camada) ou modificada (55 golpes/camada) sendo 5 camadas necessárias. ...
  • Expansão: ...
  • Resistência à penetração:

Quais grupos podem ser divididos os solos não Lateríticos?

A AMO2 apresenta comportamento "não laterítico" do grupo das areias siltosas e areias argilosas não-lateríticas e a AMO3 apresenta comportamento "não laterítico" do grupo das argilas, argilas siltosas e argilas arenosas não-lateríticas.

O que é canga na mineração?

As cangas são afloramentos de rochas ferruginosas, formados há milhões de anos. Esses geoambientes abrigam centenas de espécies raras, cavernas e locais de interesse para o estudo de antigos ambientes, e ainda fornecem serviços ecológicos vitais, como a re- carga dos rios.

O que é pedra canga?

Mineral Pedra Canga (óxido de ferro) conhecido como cascalho vermelho bordô ou também como mineral magnetita. Indicado para todo tipo de pássaros.

Como a canga é originada?

A canga seria originada antes da formação das cavidades, a partir da dissolução do Ferro (Fe++) e posterior precipitação na forma de limonita, que cria verdadeiras “capas” impermeáveis na superfície do relevo.

Qual a diferença entre solos sedimentares e solos residuais?

Diferentemente dos solos residuais, os solos sedimentares são resultantes dos processos de erosão e transporte, seguidos de deposição e adensamento sob a ação do peso próprio.

O que são solos residuais e solos sedimentares?

Solos residuais – são os que permanecem no local da rocha de origem (rocha mãe), observando-se uma gradual transição da superfície até a rocha. Para que ocorram os solos residuais, é necessário que a velocidade de decomposição de rocha seja maior que a velocidade de remoção pelos agentes externos.

O que significa solos e sedimentos?

Sedimentares: são solos cujas partículas são transportadas pela água e se sedimentam quando a velocidade desta diminui o coeficiente para tanto. Coluviais: são aqueles transportados por gravidade. Localizam-se nos pés dos montes, sendo chamados de depósitos coluviais ou tálus.

Artigo anterior
Como se caracteriza o capitalismo industrial e financeiro?
Artigo seguinte
O que aconteceu com o Bakugou?