Como se escreve Vice-presidente na nova ortografia?
Perguntado por: Lisandro Frederico Antunes Castro Matos | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (36 avaliações)
A forma correta é vice-presidente. Escrevem-se com hífen todas as palavras compostas pelo elemento de formação de palavras vice-: vice-presidência, vice-rei, vice-almirante.
Porque Vice-presidente tem hífen?
O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-presidente, com hífen.
Tem hífen ou não?
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Como usar o hífen na nova ortografia?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Quando separar por hífen?
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
POR QUE O VICE-PRESIDENTE É TÃO IMPORTANTE?
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quais palavras não tem mais hífen?
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
Quais palavras têm hífen?
- micro-organismo;
- micro-ondas;
- contra-ataque;
- contra-atacante;
- anti-inflamatório;
- sobre-exaltar;
- sobre-erguer;
- extra-amazônico;
Quais palavras ainda tem hífen?
Exemplos: além-mar; recém-casado; sem-vergonha. 1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
Porque Ex-diretor tem hífen?
O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.
Porque pé de moleque não tem hífen?
A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
O que é o por quê?
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.
O que pode ser substituído por por quê?
PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.
Quais os tipos de porquê?
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
Qual é o porquê de pergunta?
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Quais os usos da vírgula?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.
Como se escreve pé de moleque na nova ortografia?
Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pé de moleque.
Porque pé de meia tem hífen?
Quando a expressão indica um dinheiro que uma pessoa tem guardado, uma poupança, ela tem hífen. Ex: Estou fazendo um pé-de-meia para a minha aposentadoria. Trata-se de uma exceção à regra trazida pelo Acordo Ortográfico.
Como se escreve Pé-de-moleque doce?
Reforma ortográfica
Depois do acordo ortográfico, a grafia passou a ser pé de moleque, sem hífen. A regra também vale para pé de vento, pé de cabra, dia a dia, olho de sogra, camisa de força, fim de semana, cara de pau, mão de obra e outros compostos que apresentam elementos de ligação. ATENÇÃO!
Como se escreve Ex-diretor?
a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.
Como se escreve ex presidente ou Ex-presidente?
Pessoa que já foi presidente. Plural: ex-presidentes. Plural: ex-presidentes.
Como se escreve ex marido na nova ortografia?
Significado de Ex-marido
substantivo masculino Aquele que deixou de ser marido de alguém, que não está mais casado com essa pessoa; ex-cônjuge. [Gramática] Também usado na sua forma reduzida ex: fui casada, mas desde que me separei nunca mais estive com meu ex. Etimologia (origem da palavra ex-marido).
Como são lançados os satélites artificiais?
O que quer dizer o número 46?