Como se escreve pode ou pode?

Perguntado por: Matias Correia Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

5) Pois bem. O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Pode ou pode Exemplo?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Pode e pode tem acento?

“Pôde” e “pode”: ambas são corretas

“Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.

Qual é a diferença entre pôde e pode?

"Pode" é a 3ª pessoa do presente do indicativo do verbo Poder. Ex.: Ele pode, ela pode. "Pôde" é a 3ª pessoa do pretérito perfeito do verbo Poder. Ex.: Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.

Por que a palavra pode é acentuada?

♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.

Gramatigalhas - Pôde ou Pode?

21 questões relacionadas encontradas

Pode com acento ou não?

Quando usar 'pode'

A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

É correto afirmar sobre o acento nas palavras por E pode?

duas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial: pôr (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por; pôde (o verbo conjugado no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo conjugado no presente).

Fez o que pôde?

Presente do indicativo. Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Passado (ou pretérito) perfeito do indicativo. Embora a semântica deva ser considerada, a grafia precisa ser diferenciada: 'Hoje, ele faz o que pode'; 'Ontem, ele fez o que pôde'.

Qual é o significado da palavra podem?

1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).

O que significa a palavra pode?

Ter força, possibilidade, autoridade, influência para (ex.: ela acha que pode e faz).

Pode ou Pode-se?

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Pode por?

(pode indica uma ação que ocorre no exato momento em que é narrada). → Pôr e por: O acento circunflexo do verbo pôr serve para diferenciá-lo da preposição por. Observe os exemplos: Você pode pôr mais água no meu copo?

Podia ou poderia exemplos?

Por exemplo: Naquela época os estádios eram mais seguros, eu podia ir em todos os jogos do meu time. A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.

E pude Ou pode?

Pude está na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Pode está na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Pode é verbo?

A palavra pode é flexão verbal dos verbos: PODER, PODAR.

Que podem sinônimo?

1 são capazes, conseguem, controlam, sabem, têm potencial, logram.

O que é uma coisa temporária?

Temporária é o feminino de temporário. O mesmo que: efêmera, passageira, precária, provisória, interina, transitiva, transitória.

Pode crer ou pode crer?

1. Pode crer. Por vezes substituída por "podes crer", "pódi crê" ou mesmo por "dicrê", essa rotineira expressão idiomática (junção do verbo poder na 3ª pessoa do singular + verbo crer, no infinitivo) encravada na realidade jovem suburbana brasileira não significa mais que "acredite, confie em mim!".

Qual é o plural de crer?

Eles CRÊM ou CRÊEM ou CREEM? Segundo o novo acordo ortográfico certo é CREEM. Os verbos derivados do grupo CRÊ-DÊ-LÊ-VÊ seguem esta regra: eles descreem, releem, preveem...

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Quando se usa o por e o por?

Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.

Qual a diferença de por e por?

Resposta: de acordo com a Nova Ortografia (ou "Novo Acordo Ortográfico"), tanto por (sem acento) quanto pôr (com acento) estão corretos. A diferença é que "por" é uma preposição, enquanto que "pôr" é um verbo (com o mesmo sentido de "colocar").

Qual é a classe gramatical das palavras por e por?

As palavras por e pôr, com e sem acento circunflexo, existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem, assim, ser usadas em situações diferentes. Por é uma preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante,...

Pode no pretérito?

Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.

Artigo anterior
O que são valores a receber do Banco Central?
Artigo seguinte
O que é necessário para ser professor de ensino religioso?